terça-feira, 11 de novembro de 2014

Com campeãs olímpicas, 9° Grand Prix Nacional Interclubes Feminino acontece neste final de semana


O Grand Prix Nacional Interclubes Feminino chega à sua nona edição no próximo final de semana com a disputa entre tradicionais clubes formadores de atletas e os maiores nomes do judô feminino brasileiro da atualidade. Rafaela Silva, Mayra Aguiar, Érika Miranda, Ketleyn Quadros e a campeã olímpica Sarah Menezes tentarão levar suas respectivas equipes ao topo do judô nacional. As lutas serão realizadas no ginásio do SESI, em São José dos Campos, nos dias 15 e 16 de novembro. 

Entre os favoritos, destacam-se os times formados pela bicampeã Sogipa (RS), pelo Minas T.C., também bicampeão, e pelo E.C. Pinheiros, campeão do primeiro Grand Prix Feminino, realizado em 2005. Esses três clubes formaram o pódio da última edição da competição, em 2013, com as mineiras em primeiro, gaúchas em segundo e paulistas em terceiro.  

"Na verdade, nós nem consideramos essa questão de favoritismo. É uma competição curta e tem que se manter o foco o tempo inteiro. Entramos para todas as lutas como se fossem todas finais", avalia Floriano de Almeida, técnico que defenderá o título do Gran Prix pelo Minas. "Todas as vezes em que nos saímos bem nessa competição foi porque não pensamos em favoritismo e não escolhemos adversário. Para a gente, não importa contra quem vamos lutar ou como o nosso adversário vai chegar. Importa o que nós vamos fazer para conseguirmos ser campeões." 

A equipe da Sogipa foi a adversária do Minas na final de 2013 e perdeu. Neste ano, o time gaúcho contará com a campeã mundial Mayra Aguiar (+70kg) e mais quatro judocas que fazem ou já fizeram parte da seleção brasileira: Milena Mendes (52kg), Manoella Costa (57kg), Maria Portela (70kg) e Rochele Nunes (+70kg), além da contratação da francesa naturalizada belga Sarah Loko (63kg). Além dela, outras duas judocas fecham o "elenco" de estrangeiras na disputa: a cubana Idalys Ortiz, medalhista de ouro em Londres 2012 na categoria até 78kg, que defenderá as cores do Minas, e a norte-americana Marti Malloy (57kg), medalhista de bronze em Londres. 

Malloy fará parte da equipe OAS Inhumas (GO), que disputou as edições de 2012 e 2013, ficando em sexto e quinto lugar, respectivamente. A formação conta ainda com uma participante de peso: a campeã olímpica da categoria ligeiro, Sarah Menezes. Junto com o Instituto Reação, da campeão mundial Rafaela Silva (52kg), formam as duas equipes que podem surpreender as favoritas. O time carioca, quarto colocado no ano passado em sua primeira participação no torneio, conta ainda com a vice-campeã mundial junior Jéssica Pereira (52kg), e com o reforço de Veronice Chagas (63kg), bicampeã brasileira sênior. 

"É evidente que a gente está buscando isso (surpreender). Com humildade, é claro, estamos buscando não ser só coadjuvante no cenário nacional", explica Luis Fernandes de Araújo Júnior, presidente da equipe goiana que faz parte do projeto social Judô do Futuro Lhofei Shiozawa, nome dado em homenagem ao primeiro atleta olímpico do judô brasileiro. "A vinda da Sarah é como um prêmio para ele (Shiozawa), sendo ela a primeira mulher campeã olímpica do judô. Isso tem um significado muito grande para a gente", disse emocionado o dirigente goiano.    

Nesta edição, 78 atletas, divididas em oito equipes, representarão seis estados diferentes: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e Minhas Gerais. As finais serão transmitidas pelo SporTV, no domingo, a partir das 10h. 

Atletas de destaque (com passagens recentes pela seleção principal e/ou de base e convocados para a Seletiva Rio 2016)

Pinheiros
Eleudis Valentim (52kg)
Gabriela Chibana (52kg)
Flávia Gomes (57kg)
Dione Lima (63kg)
Nádia Merli (70kg)
Aine Schmidt (70kg)
Sibilla Faccholli (+70kg)

F.M.E.L. São José (SC)

Instituto Reação
Jéssica Pereira (52kg)
Raquel Silva (52kg)
Giullia Penalber (57kg)
Rafaela Silva (57kg)
Tamires Crude (57kg)
Veronice Chagas (63kg)

Minas
Érika Miranda (52kg)
Nathália Brigida (52kg)
Ketleyn Quadros (57kg)
Ana Carla Grincevicus (63kg)
Mariana Silva (63kg)
Bárbara Timo (70kg)
Idalys Ortiz (+70kg/CUB)

OAS Inhumas
Sarah Menezes (52kg)
Marti Malloy (57kg/USA)
Camila Nogueira (+70kg)

S.E.L. São José dos Campos
Claudirene Cezar (+70kg)
Edinanci Silva (+70kg)

SESI
Karol Gimenes (70kg)
Ellen Furtado (+70kg)

Sogipa
Milena Mendes (52kg)
Manoella Costa (57kg)
Sarah Loko (63kg/BEL)
Maria Portela (70kg)
Mayra Aguiar (+70kg)

Rochele Nunes (+70kg)


Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada