terça-feira, 25 de novembro de 2014

Seletiva Nacional das Categorias de Base será disputada por quase 800 atletas


O ano de 2014 ainda nem terminou e as categorias de base já deram o início à preparação para 2015. Isso porque de três a sete de dezembro será realizada a Seletiva Nacional das Categorias de Base no Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Quase 800 atletas se inscreveram para a competição que vai distribuir os primeiros pontos para o ranking nacional, que vai definir os representantes brasileiros nos mundiais júnior e juvenil. Os judocas entre 14 e 19 anos lutarão em todas as categorias de peso, no feminino e no masculino. No Juvenil, os quatro primeiros colocados ganham o direito de participar do Estágio Internacional. Já no Júnior, os campeões poderão participar do Treinamento de Campo Internacional em Saquarema com a seleção principal enquanto os vice-campeões e terceiros colocados ganham o direito de aderir aos Estágios Internacionais da categoria.

“A temporada de 2014 foi muito boa. Conseguimos importantes medalhas como o ouro de Layana Colman nos Jogos Olímpicos da Juventude e as três medalhas no Mundial Sub 21: o bronze de Ricardo Santos Júnior, a prata de Larissa Farias e o ouro de Rafael Macedo. Por isso, o sistema segue o mesmo, com algumas correções que achamos necessárias para tornar o judô brasileiro ainda mais competitivo nessas classes”, disse Marcelo Theotônio, gestor das equipes de base. Vale ressaltar que por conta dos Jogos da Juventude, não houve Mundial Juvenil em 2014. Em 2015, o Mundial Sub 18 será disputado de seis a nove de agosto em Sarajevo e o Sub 21 de 23 a 27 de outubro em Abu Dhabi.

Nada menos que 798 atletas estão inscritos – as inscrições precisam ser confirmadas no credenciamento no dia três de novembro -, para a competição, sendo 497 no masculino e 301 no feminino. Confirmando a descentralização do judô brasileiro, 25 Federações estarão representadas. A disputa no Sub 18 é a que concentra o maior número de atletas: 252 no masculino e 167 no feminino (419 no total). A categoria mais cheia, tanto no masculino (50 atletas) quanto no feminino (33 atletas), é a leve – até 66kg entre os homens e até 52kg entre as mulheres. No Sub 21, serão 245 judocas no masculino e 134 no feminino (379 no total). Entre os homens, a maioria dos nomes inscritos (47) estará na categoria meio leve (66kg) enquanto no feminino, o meio médio (63kg) teve 26 inscritas e é a mais cheia.

De acordo com a programação, todos os atletas podem se credenciar das 13 às 17 horas do dia três de dezembro. O sorteio será às 19 horas e o congresso de arbitragem começa às 20:30 no mesmo dia. Na quinta-feira, 04/12, acontecem as disputas do Sub 18 masculino; na sexta, do Sub 18 feminino, o final do credenciamento do Sub 21 (no próprio local da competição) das 10 às 15hs e o sorteio do Sub 21 às 20hs. No sábado, entram em ação os atletas do Sub 21 masculino; e no domingo, as do Sub 21 feminino. A pesagem do juvenil será no dia da competição a partir das sete da manhã e do júnior às 19hs do dia anterior ao dos combates.

A Seletiva Nacional das Categorias de Base será a penúltima competição do calendário nacional em 2014. No dia 13 de dezembro, será disputada no ginásio da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro, a terceira e última etapa da Seletiva Rio 2016, que definirá os integrantes da seleção sênior até o final do ciclo olímpico.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada