terça-feira, 25 de novembro de 2014

Definidos os confrontos do Desafio Brasil x Itália


A Itália será o adversário do Brasil no Desafio Internacional de Judô, no próximo domingo, 30 de novembro. A disputa marcará o primeiro evento teste do recém-construído Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia. Formada por cinco jovens talentos italianos, a seleção da terra da bota tentará surpreender os brasileiros em casa. 

Caçula da delegação europeia, o judoca Leonardo Casaglia (73kg), de apenas 17 anos, será o adversário de Marcelo Contini na categoria leve (73kg). Casaglia é campeão italiano juvenil e vice-campeão nacional júnior. Seu companheiro no masculino, Davide Pozzi (81kg), de 18 anos, já conquistou o tricampeonato italiano juvenil e foi por duas vezes vice-campeão júnior em seu país. Pozzi terá pela frente Eduardo Bettoni (90kg). 

No feminino, a judoca italiana mais experiente tem 20 anos e foi vice-campeã italiana sub-21. Francesca Posocco (52kg) enfrentará Eleudis Valentim na categoria meio-leve. Não é a primeira vez que a brasileira luta contra uma italiana. Em 2011, na Copa do Mundo de Roma, Eleudis encarou Rosalba Forciniti e acabou sendo derrotada por aquela que um ano depois seria a medalhista de bronze em Londres.

As outras duas italianas que completam a delegação são Debora Sala (+70kg), de 19 anos, e Chiara Carminucci (63kg), de 18 anos. Sala, que lutará contra Rochelle Nunes, foi duas vezes vice-campeã nacional sub-21 e conquistou um bronze no italiano sênior com apenas 17 anos. Carminucci conquistou um bronze no europeu sub-18 e foi campeã italiana sub-18 no ano passado.  

"Na minha opinião, não importa se a adversária é conhecida ou desconhecida", avalia Mariana Silva, que enfrentará Chiara Carminucci na categoria até 63kg. "Eu quero impor meu judô, meu ritmo de luta e, assim, buscar a vitória para a equipe".

Brasil e Itália já fizeram final olímpica 

O técnico Roberto Meloni, que comandará a jovem seleção italiana neste Desafio, é um velho conhecido dos brasileiros. Em 2007 ele foi medalhista de bronze no Mundial do Rio, onde Tiago Camilo levou o ouro. Em 2012, ele esteve no caminho de Tiago nas Olimpíadas de Londres. Fazendo sua segunda luta nos Jogos, o brasileiro passou pelo italiano com um ippon. 

Doze anos antes, porém, Tiago não teve a mesma sorte contra outro italiano. Em sua primeira participação em Olimpíadas, o brasileiro chegou à grande final da categoria até 73kg contra Giuseppe Madalonni e ficou com a prata em Sydney.   

No domingo, as duas nações voltam a se encontrar, dessa vez no tatame do Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA). O evento será transmitido ao vivo pelo canal SporTV a partir das 13h (de Brasília). 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada