quarta-feira, 26 de março de 2014

Kata: O fogo onde o Judô foi e é forjado.


“Os katas são a estética do judô. É no kata que está o espírito do judô, sem o qual é impossível perceber o objetivo” (Jigoro Kano)

Em uma rápida análise da frase proferida pelo Mestre Jigoro Kano podemos identificar a importância do Kata para a formação do judoca. 

Se compararmos a evolução técnica de um Judoca com o crescimento de uma árvore, podemos dizer que o kata representa a raiz principal, o randori as raízes auxiliares e a aquisição das técnicas o tronco, galhos e folhagens. Procuramos demonstrar, de uma maneira figurada, a importância e a ligação entre o kata e o randori como uma base sólida para a evolução técnica do Judoca.

No entanto, percebemos que infelizmente o treino de kata não é praticado com o mesmo afinco que os treinos de randori. Isso deve-se ao fato que há uma ênfase maior nas competições, logo o randori é a prática que melhor “simula” uma luta, sendo então mais explorado que o “formalismo” do kata. Mesmo que o objetivo central seja o desempenho nas competições (luta), o estudo do kata solidifica a base técnica, ofertando ao praticante, uma vez compreendido as técnicas do kata, uma base firme para desenvolver variações e modificações de técnicas que possam futuramente ser utilizadas como expressão de seu “estilo individual”, enriquecendo assim, seu repertório técnico. Basicamente a importância do kata para o Judô é semelhante à importância da gramática para a construção de um texto.

O Prof. Tadao Otaki criou o “Barômetro do Judô” que “prevê” seu futuro “Tempo (clima) de Judô”. Para utilizar o “Barômetro do Judô” procure realizar uma analise honesta sobre sua real motivação para estudar e praticar o kata, observando a figura abaixo (adaptado de Tadao Otaki):

Clique na imagem para ampliar

Consulte o Barômetro e encontre sua posição numérica.

Se o valor estiver acima da linha preta, você possui entendimento sobre a importância do kata e crescerá tecnicamente à medida que os valores aumentam.

Se o valor estiver abaixo da linha preta, sua motivação para treinar kata está baixa e isso requer atenção para modificar esse quadro.

Para tornar o kata mais significativo para aqueles que atingiram valores abaixo da linha preta, o Prof. Tadao Otaki elenca 10 razões para a prática e o estudo do kata:

1. Proporcionar um método de treinamento básico para o Judô;
2. Desenvolver as técnicas básicas do Judô;
3. Garantir um desenvolvimento técnico harmônico e uma vasta gama de técnicas do Judô;
4. Garantir o desenvolvimento harmônico do corpo;
5. Melhorar o controle mental;
6. Mostrar os mecanismos e o espirito do Judô através de apresentações;
7. Promover o desenvolvimento do espirito do Judô;
8. Garantir o desenvolvimento dos princípios da auto defesa e valores;
9. Prover de forma adequada a prática de Judô para todos;
10. Garantir a preservação dos valores simbólicos e tradicionais do Judô.

É inegável que o estudo e prática do kata oferecem ferramentas que são bases para a formação do judoca como um todo. Felizmente, atualmente é crescente o número de judocas que compreendem a importância do kata, fruto oriundo dos esforços incessantes de Professores que lutam para manter viva a prática do kata por compreender sua importância e deixar para as futuras gerações, o Judô do Mestre Jigoro Kano.

Referências:
OTAKI, T. e DRAEGER, D.F.: Judo formal techniques. A completeguidetoKodokanRandori no Kata. Charles E. TuttleCompany. Tóquio. Japão.
KANO, J.:Mind over muscle: WritingsfromtheFounderofJudo. KodanshaInternational. Tóquio. Japão.

Por: Professor Fernando Ikeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada