quarta-feira, 12 de março de 2014

Eduardo Barbosa é ouro e Brasil sobe ao pódio em todas as categorias dos Jogos-Sulamericanos até o momento


O judô contribuiu com mais quatro medalhas para o Brasil nesta quarta, segundo dia de disputas da modalidade nos Jogos Sul-americanos Santiago 2014. Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg) foi campeão, Ketleyn Quadros (57kg) ficou com a prata e Mariana Silva (63kg) e Vinícius Sakamoto (66kg) faturaram o bronze. Somando os ouros de Jéssica Pereira (52kg) e de Breno Alves (60kg) e o bronze de Gabriela Chibana (48kg), o judô já faturou sete medalhas em sete categorias disputadas. Até agora, são três ouros, uma prata e três bronzes.

O ouro na categoria leve masculina veio numa luta eletrizante entre Eduardo Barbosa e o argentino Alejandro Clara. Os dois já estavam com três punições faltando pouco mais de dois minutos para o fim da luta. Qualquer outro shidô decretaria a vitória do adversário. Nesse momento, o brasileiro conseguiu jogar o argentino de wazari e administrou o resultado. Os integrantes da comissão técnica e atletas que estavam na arquibancada gritaram muito.

“Ainda estou me adaptando a essa nova regra que tem muita punição. Percebi que tenho que treinar, trabalhar para melhorar meu desempenho nesse sentido. Chegou na metade da luta e eu já estava com três shidôs. Mais um e eu perderia a luta. Dá um friozinho na barriga né!? Mas acho que os principais motivos para vencer foram que eu mantive a calma, fui bem frio e busquei o ippon. No momento mais tenso do combate, deu pra ouvir o grito da galera na arquibancada e isso me ajudou muito. Só tenho a agradecer”, disse Eduardo, que é irmão de Danielli Yuri, prata nos Jogos Pan-americanos do Rio 2007. Antes, ele havia passado pelo o boliviano Kevin Parra e pelo equatoriano Fernando Ibañez jogando os adversários por ippon. 

Ketleyn Quadros foi surpreendida pela colombiana Yadinis Amaris Rocha na decisão e ficou com a prata. Aliás, a colombiana também foi o algoz da outra favorita da categoria, a venezuelana Anriquelis Barrios.

"É uma competição forte, a luta foi dura. Já ganhei e já perdi dela em outras ocasiões. Foi por ippon, não há o que eu possa fazer agora. Mas estou feliz porque, desde o início, foi uma luta forte. Os atletas estão estudando mais uns aos outros e se preparando mais para esse tipo de competição. Estava querendo o ouro, não deu, mas estou feliz", disse Ketleyn, atual sexta colocada do ranking, e que antes havia derrotado a boliviana Karen Herrera com uma chave-de-braço e a argentina Melissa Rodriguez por ippon.

Os dois bronzes vieram de maneiras distintas. Mariana Silva (63kg) foi derrotada logo na estreia pela equatoriana Estefania Mendonza – que ficaria com o ouro na categoria – e teve que fazer uma outra luta pela manhã para garantir a vaga na disputa no bronze. Na repescagem, ela jogou por yuko e depois imobilizou Guadalupe Barrios (PAR). Já na luta decisiva, não se intimidou com a torcida contra e jogou a promessa do judô chileno, Bárbara Jara, por ippon.

“Acho que fiz uma boa participação mas não foi o resultado que eu almejava. O judô é imprevisível e acredito que vai servir para eu ver meus erros. Quando se perde, a briga não é mais pelo ouro mas eu me superei para poder estar no pódio”, disse Mariana Silva.

Já Vinícius Sakamoto foi derrotado na semifinal pelo experiente Sergio Mattey, da Venezuela, e teve que esperar até a tarde para fazer sua luta pelo pódio. Mas a pausa não fez mal ao brasileiro que estrangulou o colombiano Juan Perez, de apenas 18 anos, para chegar ao pódio.

 “Foi um baque perder na semifinal porque eu realmente queria muito o ouro. Mas precisei levantar a cabeça para sair com a minha medalha. Não saio com a sensação de dever cumprido mas, sim, com uma vontade enorme de ir mais longe nas próximas competições”, disse Vinicíus Sakamoto. Na primeira luta do dia, ele havia jogado o argentino Laureano Martin duas vezes por wazari.

Nesta quinta-feira, serão disputadas mais quatro categorias. O Brasil será representado por Gustavo Assis (81kg) e Renata Januário (78kg) que fazem sua estreia pela seleção e por Eduardo Santos (90kg) e Bárbara Timo (70kg).


Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada