domingo, 7 de março de 2021

Seis coisas que você pode ter perdido no dia 2 do Grand Slam de Tashkent


Se você não estava no segundo dia de competição em Tashkent, veja o que você perdeu.

1- Gulnoza Matniyazova do Uzbequistão fez o público explodir de alegria

Que ippon extraordinário contra Anka Pogacnik (SLO). Sabemos que as mulheres eslovenas são muito resistentes e que seu estilo físico e tático de judô é de alto desempenho. Ontem, porém, Gulnoza estava em chamas. Com certeza, lutar em casa deu a ela uma motivação extra, mas o dia todo ela estava criando um judô lindo, generoso e com vontade de arremessar todos os adversários. Quando não conseguiu, fez de tudo para resistir, como na semifinal contra a ex-campeã mundial ARAI Chizuru. A falta de experiência foi um dos fatores que, no final, deu à judoca japonesa a possibilidade de seguir rumo à final. Mesmo assim, Matniyazova fez história ao ser a primeira atleta feminina a ganhar uma medalha de Grand Slam e o fez em casa. Isso pode inspirar as meninas a se envolverem mais no judô, utilizando o programa Judô nas Escolas e fazendo parte deste esporte educacional. O judô feminino existe no Uzbequistão e isso é apenas o começo. 

Vídeo do ippon para a medalha de bronze:  CLIQUE AQUI 

2- Parlati (ITA): 23 anos e conquistando seu primeiro ouro em um grand slam. Ele é o primeiro judoca europeu a ganhar o ouro aqui em Tashkent

A Ásia está em chamas aqui em Tashkent, mas ontem vimos a primeira medalha de ouro para a Europa. Os países asiáticos estão aqui, competindo em seu continente e isso tornou a vitória de Parlati -81kg ainda mais surpreendente. Se lançar o ex-campeão mundial NAGASE Takanori (JPN), para o ippon na semifinal em apenas 50 segundos não foi suficiente para levantar as sobrancelhas, ele também lançou o favorito da casa Sharofiddin BOLTABOEV (UZB) para waza-ari no golden score, contra a multidão e contra todas as probabilidades. Uma coisa foi destacada e se você assistir Parlati em competições futuras, mantenha o olhar fixo em seu atípico o-uchi-gari. Ele o executa com uma joelhada no chão, com rotação perfeita e ágil, surpreendendo todos os seus adversários, mesmo com a experiência de Nagase. Dê uma olhada nessa semifinal aqui:  CLIQUE AQUI

3- TASHIRO Miku (JPN), a rainha de Ko-soto-gari

Sabemos que os atletas japoneses estão acostumados a nos dar seu ashi-waza, visível em todas as suas lutas; estão entre os melhores atletas do mundo nessas técnicas, incluindo as fases de preparação e o Kuzushi. 

Ontem, com -63kg, Tashiro não foi exceção; ninguém poderia impedi-la e aquele incrível ko-soto-gari. Tashiro está com os olhos focados em Tóquio e talvez seu ashi-waza seja o suficiente para impedir a tetracampeã mundial Clarisse AGBEGNENOU (FRA). Por motivos como esses, mal podemos esperar o início dos Jogos Olímpicos. 

Vídeo do ko-soto-gari de TASHIRO Miku (JPN):  CLIQUE AQUI 

4- Voador Fabio BASILE (ITA)

Todos conhecemos o campeão olímpico italiano até -66kg, Fabio Basile e seu judô incrível. Com -73kg estamos vendo ele crescendo e tentando assumir a liderança na categoria e isso é desafiador. O Fábio tem muita confiança e definitivamente tem uma mentalidade de vencedor. O judô é a prioridade mais importante em sua vida e ele está aqui para mostrar isso. Como ele sempre diz: "Estou sempre pronto". O Fábio é respeitoso e querido por todos, mas ontem teve um dia como nunca vimos antes. O homem responsável pelo infeliz dia de Basile é o francês Guillaume CHAINE. Na segunda rodada da categoria -73kg o local congelou; que lance! Um enorme ura-nage! Dê uma olhada na luta novamente e você entenderá do que estamos falando! 

Vídeo de Basile:  CLIQUE AQUI

5- 19:34 minutos de show, 07:55 minutos de golden score

Voltemos à categoria de -70kg, onde a ARAI Chizuru (JPN) não teve um dia fácil. Nas quartas-de-final a vimos em uma partida contra a judoca húngara GERCSAK, mais uma conclusão de um confronto que congelou o local. Após os 4 minutos padrão, eles adicionaram quase 8 minutos de golden score! Isso é bastante impressionante, fisicamente e mentalmente. GERCKSAK estava resistindo, produzindo um bom judô, tomando iniciativa com os ataques, com seu o-goshi de esquerda, mas percebemos no final da luta que ela estava mais cansada das duas e a ARAI aproveitou. No total, do primeiro rei ao último, a duração foi de  19:34. Este foi uma luta de alta qualidade e valeu cada minuto do nosso tempo.

Vídeo, se você tiver  19:34  do seu tempo para revisar toda a luta:   CLIQUE AQUI

6 - Regras são regras 

Zhansay SMAGULOV (KAZ) não tem motivos para ficar triste porque levou para casa uma linda medalha de prata, mas os fãs de judô ficaram confusos ontem. Este homem lançou a final, durante o período de golden score. Foi um lançamento grande e espetacular, mas regras são regras e temos de as seguir. Depois de uma luta tão acalorada e emocional, o cazaque conseguiu derrubar seu oponente mongol. O Waza-ari foi anunciado e pudemos ver a alegria do atleta. Também pudemos observar a sinalização TSEND-OCHIR sobre as pernas. Os árbitros supervisores já olhavam de perto o vídeo, para ver se a ação era com infrações ao tocar na perna ou se era simplesmente um lindo o-uchi-gari no momento certo. No telão do local, tudo estava claro e a mão escorregou para a perna. Regras são regras! A terceira penalidade foi anunciada e a vitória e o ouro foram para um feliz Tsogtbaatar TSEND-OCHIR (MGL), junto com 1000 pontos no bolso. Vídeo: CLIQUE AQUI

Em cada evento existem momentos significativos; os mais simples apenas mostrando a beleza do judô e os mais complexos que impactam as futuras seleções e a composição dos times olímpicos. Há emoções à mostra e temos o privilégio de estar presentes enquanto a história se faz continuamente. Arquivar esses momentos em nossas memórias é natural e molda o nosso amor contínuo pelo judô.

Por: Nicolas Messner,  Jo Crowley e Leandra Freitas - Federação Internacional de Judô

Foto: Gabriela Sabau


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada