quinta-feira, 19 de novembro de 2020

FIJ: Um menino, duas fotos, três anos

Sidney, três anos atrás e Sidney hoje

Recentemente publicamos uma notícia para contar a história do novo dojo em Kabwe, Zâmbia, onde o presidente da Associação de Judô da Zâmbia, Alfred Foloko e Pádraig O'Fainín, chefe da organização Sables Nua, inauguraram oficialmente as novas instalações. Além do fato de que a partir de agora o jovem judoca terá a oportunidade de praticar judô em boas condições, todo o projeto é sobre a humanidade. Após a abertura, Pádraig O'Fainín nos contou a inspiradora história de um jovem que encontrou na rua e que se tornou campeão de judô.

"Eu sou da Irlanda e meu esporte de escolha é o esporte nacional da Irlanda, o hurling, provavelmente desconhecido para a maioria de vocês. É um esporte maravilhoso; rápido, trabalho árduo, emocionante e eu gostava de jogá-lo na minha juventude e assisti-lo nos anos posteriores .

Nos últimos anos, porém, descobri o judô e embora nunca tenha praticado judô passei a apreciar o esporte e, em particular, a disciplina e o respeito que ele propaga nos judocas.

Imediatamente reconheci o papel que o judô poderia desempenhar no Sables Nua, nosso centro para crianças de rua em Kabwe, Zâmbia. Nossos jovens, principalmente os meninos do abrigo, podem ser rudes, durões, indisciplinados e, sendo honestos, problemáticos e problemáticos, por isso a influência civilizadora ou domesticadora do judô foi posta à prova quando estabelecemos nosso Sables Nua Judo Clube.

O sucesso do clube veio para mim antes de Covid, quando um de nossos meninos venceu sua categoria no torneio da Liga de Judô de Lusaka, disputado no maravilhoso OYDC (Centro Olímpico de Desenvolvimento da Juventude) em Lusaka. O menino em questão chamaremos de Sidney. Ele é órfão e de uma forma ou de outra acabou na rua, onde o encontramos. Ele era então um menino muito pequeno. Um dia ele fugiu, como às vezes fazem nossos refugiados das ruas, e voltou para a familiaridade de sua vida nas ruas, incluindo, infelizmente, roubar e fumar cola e uma vida sem rumo. Apesar da procura constante, não o conseguimos encontrar e acabámos por desistir de procurar, supondo que tivesse se mudado para Lusaka, para ser engolido pelas ruas e estações de autocarro, onde vivem centenas de crianças de rua.

No entanto, há cerca de dois anos, pegando um atalho por um beco raramente usado na cidade, tropeçamos, literalmente, nele, puramente por acidente. Ele estava em um estado terrível, louco por causa da cola, imundo, sujo, cheio de piolhos, extremamente magro e muito doente também. Eu sei que não deveria, mas tirei a foto dele: uma foto de tristeza, desolação, tragédia, talvez para poder mostrar a ele mais tarde o quão longe ele poderia ir.

Ele veio conosco para Sables Nua; ele não teve muito o que dizer. Ele estava tão 'fora de si' que não sabia o que estava acontecendo. Algumas semanas de desintoxicação, peru frio, juntamente com algum carinho carinhoso e ele começou a se recuperar. Ele voltou para a aula e gradualmente a vida começou a tomar forma novamente.

Então Sidney descobriu o judô e sua vida deu uma virada séria para melhor. Ele pegou o esporte e gostou. Ele não era muito habilidoso, mas insistiu, ignorando todas as perdas que sofreu, luta após luta. Gradualmente, ele começou a melhorar. Ele entendeu a disciplina e camaradagem do judô; o respeito por si mesmo, pelo seu adversário, pelos juízes e árbitros, pelo tatame, pelo dojo, pela própria vida.

Na competição da OYDC Sidney venceu todos os adversários e levou a medalha de ouro. Nós somos felizes; Sidney estava ainda mais feliz. A vitória foi uma vitória para Sidney, por sua luta contra o vício, contra a mão cruel que o destino tinha dado a ele, a pobreza que o viu nas ruas em primeiro lugar. Também foi uma vitória de Sables Nua, em nossa batalha contínua com as ruas. Foi também uma vitória, uma doce, doce vitória, para o judô. "

Por: Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada