domingo, 1 de novembro de 2020

FIJ: História e Cultura do Judô


Em maio de 1882, Jigoro Kano inspirou-se nas formas tradicionais de combate para criar um método de educação física, intelectual e moral, que chamou de judô.

Inicialmente considerado um sistema de autodefesa, o judô é gradativamente reconhecido por seu valor educativo, seus benefícios para o desenvolvimento do corpo e do caráter.

O judô se tornou um esporte olímpico nos Jogos de Tóquio em 1964 e, portanto, se tornou universal. A Federação Internacional de Judô hoje reúne mais de 200 federações nacionais e 5 uniões continentais.

Jujutsu : o método Kano

No início do século XX, o mundo ocidental descobriu a beleza artística e o poder militar da civilização japonesa e a eficácia dos fortes soldados japoneses com base em seu espírito guerreiro, o bushido , e em suas técnicas de luta, o Jujutsu . Em muitos países, a arte japonesa é introduzida no currículo militar. Jujutsu também aparece em palco de music halls, circos e feiras.

Jujutsu no mundo

Nos EUA e em muitos países do mundo, o Jujutsu se espalhou pela primeira vez no exército e na polícia. Ao mesmo tempo, a arte marcial é ensinada em centros de fitness (Sandow na Inglaterra, Desbonnet na França, McFadden nos EUA, etc.)

Jujutsu e a mídia

Presente em desenhos e músicas, o Jujutsu é utilizado em inúmeros comerciais e livros ou mesmo em cursos por correspondência que prometem os segredos técnicos que o tornam invencível.

Jujutsu e Mulheres

A arte do 'fraco contra o forte' não é reservada aos homens, e as mulheres começam a praticar a arte japonesa desde cedo. Em Londres, as " jujutsuffragettes " usaram a arte japonesa como ferramenta a serviço de sua luta política para ganhar o direito de voto.

O Judo de Kano: Filosofia e Educação

Pequeno e intimidado por seus colegas, Jigoro Kano queria fortalecer seu corpo e aprender a se defender. Ele estudou Jujutsu, mas logo percebeu que a luta se concentrava em um corpo poderoso e não na dimensão espiritual e educacional das pessoas.

Kano removeu as perigosas técnicas de Jujutsu , aprimorando a arte de cair. Ele impôs que os dois lutadores se agarrassem e criou seu próprio método sintetizando as formas mais antigas de defesa. Em 1882, ele abriu um dojo que chamou de Kodokan , o "lugar onde se estuda o caminho".

Kodokan Judo

As técnicas de judô foram divididas em três categorias: arremessos ou nage waza , controles ou katame waza e chutes ou atemi waza . Em competição, atemi waza não são permitidos.

O judô é ensinado por meio de randori , prática livre, kata , formas impostas e mondo , trocas baseadas nos valores, na filosofia ou em qualquer matéria relacionada ao judô, entre os alunos e seu professor.

O emblema do Kodokan é um espelho octogonal, o símbolo da verdade, o círculo vermelho central expressando um espírito correto e sincero.

Em 1922, Kano criou a Sociedade Cultural do Kodokan . Ele escreve as duas máximas que definem a filosofia de seu método: Seiryoku zenyo ( "O melhor uso da energia") e Jita Kyoei ("Bem-estar e benefícios mútuos").

Em 1909, Kano foi nomeado para o Comitê Olímpico Internacional. Ele se tornou o primeiro membro asiático do COI e dedicou sua vida ao desenvolvimento da educação por meio do judô e dos esportes no Japão e em todo o mundo.

Jornadas de Kano

  • 1889 Paris, Bruxelas, Amsterdã, Paris, Berlim
  • 5os Jogos Olímpicos de 1912 em Estocolmo, Vienne, Paris, Londres
  • 7º Jogos Olímpicos de 1920 em Anvers, Paris, Londres
  • 9º Jogos Olímpicos de 1928 em Amsterdã, Berlim, Paris, Roma, China
  • 1932 10º Jogos Olímpicos em Los Angeles, Vancouver, Seattle, Havaí
  • 1933 Moscou, Stuttgart, Berlim, Londres, Paris, Madrid
  • 1934 Moscou, Varsóvia, Viena, Belgrado, Paris, Londres, Nápoles, Cingapura, Hong Kong, Xangai
  • 11º Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim, Seattle, Vancouver, Nova York, Bucareste, Paris, Londres
  • 1938 Singapura, Vancouver, Cairo

Judô no mundo

Graças aos esforços de Kano e seus discípulos, Kodokan Judo , desenvolvido dentro das comunidades de emigrantes japoneses (EUA, Brasil, Canadá), bem como na Alemanha, Grã-Bretanha e os países de influência britânica.

Na França, a partir de 1940, uma variante ocidentalizada do método Kano foi desenvolvida pelo professor Kawaishi , com o auxílio do engenheiro Moshe Feldenkrais .

O Método Kawaishi tem muito sucesso na Europa e em todos os países de influência francesa.

O Método Kawaishi

A cor do cinto incorpora a experiência do judoca. Os iniciantes vestem sucessivamente uma faixa branca, amarela, laranja, verde, azul e marrom antes de passar em um exame especial (técnico e de competição) para obter a graduação de faixa preta, ou dan (1º ao 10º dan). O sistema de cinto de cores foi desenvolvido na Inglaterra em meados da década de 1920 e ganhou popularidade graças ao Método Kawaishi .

Judô feminino

Em 1923, Jigoro Kano abriu uma seção feminina do Kodokan . Ele se concentrava no estudo técnico e no kata, mas não permitia a prática em competições consideradas perigosas para a saúde das futuras mães. Keiko Fukuda , neta de Hachinosuke Fukuda , que ensinou Jujutsu a Kano, dedicou sua vida a espalhar o judô feminino pelo mundo.

Judô como esporte

Os eventos esportivos oficiais começaram a ocorrer no início do século XX. E foi na Alemanha, em 11 de agosto de 1932, que foi criada a União Européia de Judô . O primeiro Campeonato Europeu foi realizado em Dresden em 1934. O Método Kano foi escolhido como esporte de demonstração para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 1940, que nunca aconteceram por causa da Segunda Guerra Mundial. Foi só nos Jogos Olímpicos de 1964 que o judô entrou oficialmente no programa olímpico.

União Europeia de Judô e Federação Internacional de Judô

A União Européia de Judô foi reconstituída após a Segunda Guerra Mundial. Em 11 de julho de 1951, em Londres, seus representantes (Grã-Bretanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria e Suíça) receberam a candidatura da Argentina e foi criada a Federação Internacional de Judô. O italiano Aldo Torti tornou-se o primeiro presidente da IJF.

Presidentes da Federação Internacional de Judô

  • 1951-1952 Aldo Torti , Itália
  • 1952-1965 Risei Kano , Japão
  • 1965-1979 Charles Palmer , Grã-Bretanha
  • 1979-1987 Shigeyoshi Matsumae , Japão
  • 1987-1989 Sarkis Kaloghian , Argentina
  • 1989-1991 Lawrie Hargrave , Nova Zelândia
  • 1991-1995 Luis Baguena , Espanha
  • 1995-2007 Yong Sung Park , Coreia do Sul
  • 2007-… Marius L.Vizer , Áustria

Judô olímpico

O judô como esporte cresceu rapidamente nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial.

  • 1951: Campeonato Europeu em Paris
  • 1956: 1º Campeonato Mundial em Tóquio (competição sem categoria de peso)
  • 1961: 3º Campeonato Mundial em Paris (competição sem categoria de peso)
  • 1964: Jogos Olímpicos de Tóquio (-68 kg; -80 kg; +80 kg; Aberto)
  • 1980: 1º Campeonato Mundial feminino em Nova York
  • 1988: O judô feminino está presente nos Jogos Olímpicos de Seul como um esporte de demonstração
  • 1992: Desde os Jogos Olímpicos de Barcelona, ​​competições masculinas e femininas fazem parte do programa olímpico.
Por: Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada