sexta-feira, 30 de setembro de 2016

São José dos Campos: “A Saga do CTK – Formação!”

Equipe competitiva formada pelo CTK

Após muitos anos formando grandes expoentes para o judô nacional, os mestres da região perceberam que estava na hora de trabalhar a base formativa, com professores responsáveis e técnicos para dar seguimento nesta odisseia fabulosa que é a saga do judô. Hoje com três anos de existência o CTK desponta como uma ferramenta de formação e revelação de atletas competidores de excelência na arte da prática do Kata. 

Entretanto, historicamente, não havia até então um local destinado exclusivamente para o aperfeiçoamento do judô (Katas e Gokyo), nem tão pouco uma equipe voltada para este fim, a não ser alguns trabalhos isolados nas academias da região do Vale do Paraíba. Dessa forma, na gestão do então vereador Professor Calasans Camargo, em 2013 foi criado o Projeto Faixa Preta e consequentemente o Centro de Treinamento de Kata - CTK.


Logo do CTK

No início, a ideia, que tomou corpo com o Sensei Calasans Camargo que anonimamente já o executava com meios próprios, era apenas trabalhar na formação de novos faixas preta. E para que isto realmente saísse do papel e do anonimato, contou com o apoio maciço dos Mestres Sogabe, Coimbra e Leandro, professores que fazem parte da comissão de graduação da FPJudô e que são referências da modalidade no Vale do Paraíba. 

Trata-se da união das forças e da motivação dos mestres em dar aulas, no caso mestre Sogabe dando orientações técnicas no CTK

O sucesso do projeto logo no primeiro ano foi iminente, contando com 20 atletas inscritos, cujos quais se submeteram as regras estipuladas como: frequentar os cursos, atuar na organização dos eventos de judô, participar dos treinos semanais de estudo de judô, etc. Em contrapartida, a coordenação do projeto além de fornecer o treino específico de judô, também auxilia no preenchimento dos requisitos para graduação a faixa preta.

Nos anos subsequentes 2014 e 2015, o projeto teve mais 45 atletas inscritos o que confirma seu sucesso. Todavia, o local também ficou marcado como sede da equipe de kata de São José dos Campos e, dado ao fato de que estes competidores poderiam conforme sua classificação em campeonatos oficiais, ser dispensados da apresentação dos katas (um dos requisitos para a promoção) exigidos nos exames. Outro fato positivo começou a ocorrer, pois, além de formar faixas pretas com uma base fortalecida, o projeto passou a alimentar as equipes de competição masculinas e femininas de katas do Vale do Paraíba.  


Atletas do CTK recebendo suas faixas pretas em solenidade na Câmera dos Vereadores de SJCampos

Assim, atualmente além de fornecer atletas com uma formação sólida para atuarem nas escolinhas do município, também fornece atletas competidores de katas para os municípios e Seleção Brasileira como é o caso dos atletas Anderson Neves, Fabiano Barros, Ana Carolina, Grace Silva, Airan Rodrigues e Sidney Fukayama, sendo que os dois últimos estão disputando o Campeonato Mundial de Katas em Malta por estes dias.

Sensei Sidney e Airan ambos do CTK que estão no Mundial de Malta

Para o Sensei Calasans, que já trabalhava anonimamente com esta ideia de formação, não tinha o porquê dar errado este projeto, visto que ele é o resumo de um dos nortes mais importantes do judô – o benefício mútuo. Então, tendo o aval do poder público municipal, garantindo a presença dos mestres de referência em um local previamente definido, inevitavelmente os amantes do judô iriam comparecer, e, com isto o fortalecimento da base técnica dos formadores seria evidente.

Sensei Calasans expressando sua opinião

Já o Sensei Sogabe, um dos coordenadores do projeto, afirma que se sente muito feliz com tudo que vem presenciando no Projeto, pois antes além de focar nos atletas competidores que eram poucos, também frequentava as escolinhas e academias para contribuir na formação de alguma forma. E, com a criação do projeto, esta situação diminuiu e o contato com os professores aumentou, bem como com a equipe de competição que além de aumentar consideravelmente o numero de adeptos, hoje possui títulos Regionais, Estaduais, Nacionais e Internacionais o que demonstra que, na saga do judô, estamos no caminho correto.

Sensei Sogabe expressando sua opinião


Por: CTK – Centro de Treinamentos de Katas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada