sexta-feira, 22 de abril de 2022

Uma das maiores surpresas de todos os tempos no judô: Wieneke vs Adams


Existem muitas combinações clássicas ou padrão que o judoca em todo o mundo usa regularmente. Uchimata em ippon-seoi-nage não é um deles. Na verdade, muito raramente você vê tal combinação. No entanto, foi justamente essa combinação que resultou em uma das maiores viradas da história do judô olímpico.

Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984, o ex-campeão mundial Neil Adams (GBR) era o favorito. Adams havia perdido o título mundial em 1983 para o japonês Nobutoshi Hikage, mas como se viu, não era Hikage que estaria em Los Angeles.

Hikage tinha perdido para Hiromitsu Takano em uma competição doméstica, então foi Takano que estaria em Los Angeles. Takano não era tão experiente quanto Hikage quando se tratava de competições internacionais, então pensava-se que ele seria menos um desafio para Adams do que Hikage.

Como se viu. Adams nem precisou lutar contra Takano, já que o jogador japonês foi inesperadamente derrotado por Frank Wieneke, de 22 anos, da Alemanha Ocidental. Wieneke era um relativo desconhecido, mas ele estava em um rolo naquele dia, e fez todo o caminho até a final, onde ele iria encontrar Adams.

Esperava-se que isso fosse apenas uma formalidade, já que Adams era de longe, o jogador mais talentoso. Adams conseguiu derrubar Wieneke várias vezes, mas não conseguiu marcar. Parecia que era apenas uma questão de tempo até que ele aterrissasse Wieneke nas costas ou pelo menos do seu lado para uma pequena pontuação.

Wieneke passou a maior parte do jogo defendendo os ataques do britânico quando, do nada, na beira do tatame, Wieneke atacou com um uchimata de uma mão que Adams defendeu muito facilmente. No entanto, naquele breve momento em que Adams relaxou logo após frustrar o uchimata, Wieneke caiu por baixo dele com um ippon-seoi-nage muito baixo que enviou Adams voando.

Era discutível se Adams tinha realmente aterrissado de costas, e Adams mais tarde diria que não achava que era um ippon. Mas o impacto do lançamento era inegável. Houve um baque alto que reverberou em todo o estádio. O árbitro chamou de "ippon" e, com isso, Wieneke criou uma das maiores viradas da história do judô.


Por: JudoInside

Foto: Bob Thomas - GettyImage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada