sábado, 9 de abril de 2022

FIJ: Jovens judocas ucranianos foram evacuados para a Romênia


À medida que as bombas continuam a cair na Ucrânia e as notícias estão cheias de horrores da guerra, há momentos e imagens que nos fazem acreditar na humanidade.

A equipe de treinadores ucranianos

Graças a George Teseleanu e sua equipe, a Federação Ucraniana de Judô (UJF) e a Federação Internacional de Judô (IJF), com o apoio do Ministério da Juventude e Esporte e do Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia, já evacuaram 300 crianças menores de 18 anos, que agora estão acomodadas e poderão continuar praticando judô em Constanta,  nas margens do Mar Negro, no sudeste da Romênia.

"Nossos jovens esportistas foram recebidos por George Teseleanu, dono do clube esportivo local em uma margem do Mar Negro", explicou a UJF, antes de acrescentar: "Enquanto a guerra continuar na Ucrânia, nossa jovem judoca terá acomodação e comida e eles poderão continuar seu processo de estudo e treinamento".


Tudo começou com uma ideia e alguns telefonemas. Seguindo uma ideia de George Teseleanu, a oferta de evacuar crianças foi proposta pelo presidente da Federação de Luta de Judô da região transcarpathiana, Valeriy Peresoliak e foi imediatamente apoiada pelo presidente da Federação Ucraniana de Judô, Mykhailo Koshliak. Em seguida, precisava ser implementado.

A transferência do jovem judoca levou três dias, de 1º a 3 de abril. Eles vieram de todas as partes do país, incluindo regiões ao redor de Kyiv, Kharkiv, Zaporizhzhia, Dnipro, Donetsk, Luhansk, Mykolaiv, Odesa, Ivano-Frankivsk, Vinnytsia, Cherkasy, Khmelnytskyi, Volyn e Transcarpathia.

O IJF foi contatado e pediu ajuda para evacuar o jovem e talentoso judô para o país mais próximo da União Europeia e tirá-los da guerra.

O presidente da IJF, Marius Vizer, juntamente com o presidente do Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia, Sergey Bubka, ofereceu ajuda e coordenou o projeto com George Teseleanu de Constanta, que estava disposto a receber mais de 300 pessoas e fornecer-lhes todo o apoio necessário.


Na Ucrânia, todas as organizações regionais de judô começaram a reunir o jovem judoca, fornecendo transferências das partes mais remotas do país, incluindo locais com ações militares ativas.

Mykhailo Koshliak é particularmente grato a todos aqueles que facilitaram esta operação e responderam: "Em primeiro lugar, sou sinceramente grato a todos que ajudaram neste momento difícil. Somos gratos ao IJF e aos representantes dos clubes de judô da Romênia que receberam nossos filhos. Agradeço sinceramente ao Ministério da Juventude e Esporte da Ucrânia, Vadym Hutsai, e ao nosso treinador governamental Mykhailo Rudenko por resolverem muitas questões relacionadas à travessia da fronteira, por exemplo.

Somos gratos às nossas associações regionais. Estamos unidos e estamos sempre prontos para ajudar uns aos outros.


Somos gratos à nossa Diretora Executiva Inna Skorokhodova, que mostrou grande liderança e fez tudo o que podia. Esperamos que nossos filhos possam continuar seu processo de treinamento de forma adequada e que a guerra na Ucrânia seja concluída em breve."

George Teseleanu explicou: "Atualmente, no Academy Hotel Venus Resort, estamos hospedando 27 treinadores e 300 judocas ucranianos com idades entre 8 e 29 anos, que chegaram de doze regiões diferentes da Ucrânia. A guerra é uma maneira imprópria de encontrar uma solução e neste momento difícil é crucial colocar a segurança das pessoas em primeiro lugar e oferecer-lhes abrigo. Toda a premissa do Hotel Academy está à disposição do judoca ucraniano e suas famílias. Os atletas têm acesso a um dojo, uma área de ginástica, quadras de tênis e basquete e também à praia, já que o hotel fica à beira-mar. Espero que possamos oferecer um ambiente tranquilo e estável onde o judoca e seus treinadores possam continuar praticando em sua busca por melhores resultados.


Com o total apoio da IJF e do seu Presidente, senhor deputado Marius Vizer, e de acordo com a tradição do código de Jigoro Kano, ou seja, o código moral do judô, queremos construir sobre esses valores de coragem, honra, modéstia, respeito e amizade. Queremos oferecer o clima certo para ajudar o judoca ucraniano a passar por este difícil período de guerra. Toda a família romena de judô presente aqui em Constanta está ativamente envolvida em garantir que a experiência desses eventos em breve seja considerada um desafio de vida que nos fez, como uma família, sair mais fortes e mais unidos.


Como Gustav Mahler já afirmou, "a tradição não é a adoração das cinzas, mas a preservação do fogo" e se a comunidade esportiva não se esforça para permanecer unida e forte, para apoiar uns aos outros e nossos valores universais, a fim de sempre promover a paz e a amizade, harmonia e unidade, como é incentivado pelo presidente do IJF,  então em breve não teremos tradição para preservar.

Serhii Sinilov, treinador de judô da região do Dnipro, explicou como eles foram bem-vindos: "Chegamos à Romênia em um grande ônibus e cruzamos a fronteira à noite sem problemas. Nos ofereceram chá e comida na fronteira, voluntários nos receberam. No dia seguinte estávamos no hotel e novamente todos foram muito legais conosco. O hotel está localizado no litoral; a comida é ótima e todas as condições para treinamento são perfeitas.


Temos duas sessões de treinamento por dia para cada região. Normalmente, temos randori de manhã e treinamento físico à noite. Temos filhos de diferentes idades, incluindo cadetes. Estamos tentando separá-los em faixas etárias semelhantes, para fornecer treinamento de alta qualidade. As crianças também têm estudos online. Nosso judoca, seus pais e treinadores são gratos ao presidente da Federação Ucrânia de Judô, ao IJF e a todos que estiveram envolvidos neste processo. Foi uma decisão muito importante que pode ajudar a proteger nossas crianças das ameaças de guerra e preservar seu processo de treinamento."

Toda a comunidade do judô está triste com a situação na Ucrânia e suas consequências. Um deles, que é muito positivo, é que nesses tempos difíceis, a família do judô se une para proteger quem mais precisa.

Por: Nicolas Messner - Federação internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada