sexta-feira, 15 de abril de 2022

Quatro finais e quatro disputas de bronze para o Brasil no primeiro dia de Pan, em Lima


O judô brasileiro começou bem a disputa do Campeonato Pan-Americano e de Oceania, nesta sexta-feira, 15, em Lima, Peru. Oito, dos nove atletas em ação no primeiro dia, chegaram às disputas por medalhas, sendo quatro finais e quatro disputas por bronze. Amanda Lima (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Jéssica Lima (57kg) e Eric Takabatake (66kg) lutam pelo ouro, enquanto Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Willian Lima (66kg) e Daniel Cargnin (73kg) disputam o bronze, nesta sexta-feira, 15, a partir das 19h (Brasília) com transmissão ao vivo pelo canal SporTV e pelo live.ijf.org  

Veja como foi desempenho de todos os judocas nas preliminares 

48kg 

Em seu primeiro Pan na classe adulta, Amanda Lima estreou com vitória por waza-ari sobre Maria Gimenez, da Venezuela, e superou Estefania Soriano, da República Dominicana, por ippon. Soriano é a atual campeã dos Jogos Pan-Americanos que aconteceram no mesmo ginásio de Lima, há dois anos. Na semifinal, Amanda encarou mais uma adversário de alto nível, a argentina Keisy Perafan, quinta colocada no último Campeonato Mundial. Melhor no combate, a brasileira conseguiu dois waza-ari (ippon) e classificou-se para a decisão, onde enfrentará a chilena Mary Dee Vargas Ley, 14ª do mundo, que vem de um quinto lugar no Grand Slam de Antalya, há duas semanas. 

Amanda tem 22 anos e é uma das caras novas da seleção brasileira de judô neste ciclo olímpico. A final no Pan já o seu melhor resultado no time principal.  

Amanda Lima 

+ Maria Gimenez (VEN)
+ Estefania Soriano (DOM)
+ Keisy Perafan (ARG)

Final: Amanda Lima x Mary Dee Vargas Ley (CHI)

52kg  

Atleta olímpica em Tóquio 2020 e uma das grandes revelações do judô brasileiro no último ciclo olímpico, Larissa Pimenta, 23 anos, chegou à Lima buscando defender seu título continental conquistado em 2021, em Guadalajara, no México, e brilhou nas preliminares. Depois de ficar em quinto lugar no Grand Slam da Turquia, Pimenta recuperou seu lugar na seleção e conquistou a vaga para disputar o Pan. Ela fez três lutas preliminares em Lima e venceu todas por ippon. Imobilizou Fabiola Diaz, da Venezuela, e projetou Melissa Hurtado Muñoz (CUB) e Kristine Jimenez (PAN). A final será reedição de 2021 contra a americana Angelica Delgado. 

Larissa Pimenta

+ Fabiola Diaz (VEN)
+ Melissa Hurtado Muñoz (CUB)
+ Kristine Jimenez (PAN)

Final: Larissa Pimenta x Angelia Delgado (EUA)

57kg  

Nesta categoria, a CBJ escalou a dupla Rafaela Silva, campeã olímpica no Rio 2016, e Jéssica Lima, estreante na seleção principal. As duas começaram com vitórias e se encontraram na semifinal. Jéssica bateu Kiara Arango, do Peru, enquanto Rafaela venceu a dominicana Ana Rosa. No confronto decisivo, Jéssica levou a melhor nas punições e garantiu-se em sua primeira final pan-americana. Ela já subiu ao pódio este ano, com o bronze no Grand Slam de Antalya, vencendo adversárias do Top 10 mundial, e confirmou, em Lima, que está em grande forma. Na decisão, Jéssica enfrentará a cubana Arraes Odelin Garcia, enquanto Rafaela encara Brisa Gomez, da Argentina. 

Jéssica Lima
+ Kiara Arango (PER)
+ Rafaela Silva (BRA)

Final: Jéssica Lima x Arnaes Odelin Garcia (CUB)

Rafaela Silva
+ Ana Rosa (DOM)
- Jéssica Lima (BRA)

Bronze: Rafaela Silva x Brisa Gomes (ARG)

63kg 

A número cinco do mundo, Ketleyn Quadros, veio à Lima para tentar repetir o desempenho de 2021, quando conquistou seu primeiro ouro pan-americano em uma das categorias mais fortes do continente. Dessa vez, contudo, o objetivo da final parou no duelo de quartas-de-final com a jovem cubana Yusmari Reyes, que conseguiu um waza-ari para vencer a brasileira. Ketleyn recuperou-se na repescagem e venceu Alisha Galles, dos Estados Unidos, por ippon, para seguir à disputa pelo bronze. Ela encara a colombiana Cindy Mera, que bateu uma das favoritas da categoria, a venezuelana Anriquelis Barrios, atual número quatro do mundo.  

Ketleyn Quadros
+ Angel Cornejo (PER)
- Yusmari Reyes (CUB)
+ Alisha Galles (EUA)

Bronze: Ketleyn Quadros x Cindy Mera (COL)

60kg 

Depois de ser campeão pan-americano júnior há uma semana, o novato Ryan Conceição voltou ao tatame de Lima para seu primeiro Campeonato Pan-Americano Sênior. Na estreia, bateu Pablo Diaz, do Panamá, por ippon, mas parou nas oitavas-de-final diante do guatemalteco Jose Ramos, que marcou um waza-ari no Golden score e eliminou o brasileiro.  

Ryan Conceição
+ Pablo Diaz (PAN)
- Jose Ramos (GUA)

66kg 

O meio-leve masculino foi mais uma categoria em que o Brasil teve dois representantes. Depois de estrearem com vitórias nas primeiras lutas, Eric Takabatake e Willian Lima enfrentaram-se na semifinal e Takabatake levou a melhor sobre o companheiro de clube e seleção. Projetou Willian por ippon e garantiu-se na final. Ele encara o peruano Juan Postigos, enquanto Willian enfrenta Juan Hernandez, da Colômbia. 

Eric Takabatake
+ Michel Villagra (PER)
+ Ari Berliner (EUA)
+ Willian Lima (BRA)

Final: Eric Takabatake x Juan Postigos (PER) 

Willian Lima
+ Elmert Ramirez (DOM)
+ Wilis Garcia (VEN)
- Eric Takabatake (BRA)

Bronze: Willian Lima x Juan Hernandez (COL)

73kg  

Buscando sua primeira medalha desde que trocou o meio-le (66kg) pelo peso leve (73kg) depois de ser medalhista de bronze em Tóquio, Daniel Cargnin começou bem seu caminho no Pan de Lima, com vitórias sobre Antonio Tornal (DOM) e Arthur Margelidon (CAN), quinto colocado em Tóquio. Na semifinal, contudo, o brasileiro parou no peruano Alonso Wong, que conseguiu um waza-ari no Golden score para superar Daniel. A disputa pelo bronze será com o canadense Antoine Bouchard, quinto colocado nos Jogos do Rio.  

Daniel Cargnin
+ Antonio Tornal (DOM)
+ Arthur Margelidon (CAN)
- Alonso Wong (PER)

Bronze: Daniel Cargnin x Antoine Bouchard (CAN) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada