terça-feira, 12 de abril de 2022

Homens mudando de categoria não é um sucesso garantido.


No Grand Slam de Antalya de 2022, algo notável aconteceu. O italiano Manuel Lombardo chegou à final. Isso em si não é tão surpreendente. Lombardo é um competidor de primeira classe que venceu alguns dos melhores jogadores do mundo. O interessante é que ele fez isso no U73kg, uma nova classe de peso para ele. Normalmente, um jogador leva muito mais tempo para se aclimatar para lutar contra adversários mais pesados.

Também em Antalya Nikoloz Sherazadishvili, o bicampeão mundial da Espanha deixou sua marca em sua nova categoria de peso Sub-100kg e imediatamente chegou à final. Foi um confronto entre dois bicampeões mundiais, Sherazadishvili x Jorge Fonseca. Eles se conhecem tão bem, mas têm dois estilos completamente diferentes que se chocaram no tatame em Antalya. O alto Sherazadishvili ganhou peso e tem sua vida de volta como esta categoria se encaixa bem nele. É comparável a outro cara alto e ex-número um do mundo, Aleksandar Kukolj, da Sérvia, que conquistou uma medalha de bronze na Turquia no domingo. Ele teve alguns problemas para encontrar seu caminho para a categoria, mas mudou em outubro de 2020 e ainda se classificou para os Jogos Olímpicos um ano depois graças a uma medalha de prata no Campeonato Mundial em Budapeste, sua última chance. O caminho de Sherazadishvili parece ser muito mais suave e ele tem todo o tempo para se adaptar aos detalhes para vencer a elite no Sub-100kg. Jorge Fonseca conquistou o ouro de forma convincente e ficou no pódio como o menor homem com o maior sorriso.

Nem todos os melhores jogadores são capazes de subir com sucesso para uma nova classe de peso. Um bom exemplo disso é Rishod Sobirov, do Uzbequistão, que havia conquistado o título mundial duas vezes e foi campeão dos Jogos Asiáticos no Sub-60kg. Em 2012, ele subiu para u66kg, sem sucesso. Das 10 medalhas de ouro do IJF World Tour, oito foram conquistadas no Sub-60kg. Sobirov conseguiu medalhas de ouro no Grande Prêmio de Tashkent de 2014 e no Grande Prêmio de Samsun de 2015, mas estes não foram grandes eventos.

Como jogador sub-60kg, Sobirov conquistou impressionantes quatro medalhas de ouro em Grand Slam e duas medalhas de Masters mundiais. Como jogador sub-66kg, no entanto, ele não foi capaz de ganhar mais títulos de Grand Slam ou Mundial, embora estivesse competindo ativamente até 2016.

Subir uma classe de peso é um fenômeno bastante comum. À medida que os jogadores de judô envelhecem, seus pesos tendem a aumentar. E, de fato, muitos são bem sucedidos em se adaptar a uma nova classe de peso. O falecido e grande Toshihiko Koga, por exemplo, começou sua carreira na competição sênior no Sub71kg e ganhou um ouro olímpico e dois títulos mundiais nessa categoria de peso. Mais tarde, ele subiu para o Sub78kg e ganhou outro título mundial, bem como uma medalha de prata olímpica em seu novo peso. O compatriota de Koga, Hidehiko Yoshida, foi outro que conseguiu subir de peso. Ele ganhou seu ouro olímpico no Sub78kg e seu título mundial no Sub-86kg.

Ganhar mais de uma medalha de ouro olímpica no judô é uma coisa rara, mas ganhar duas medalhas de ouro em duas classes de peso diferentes, isso é ainda mais raro. O polonês Waldemar Legien conquistou seu primeiro ouro olímpico em 1988 no Sub78kg e o segundo em 1992 no Sub-86kg.

Lukas Krpalek, da República Checa, fez algo ainda mais notável. Ele não só ganhou dois títulos olímpicos em duas classes diferentes de peso, ele tem dois títulos mundiais em duas classes de peso diferentes também. Seu primeiro título mundial foi conquistado em 2014 no Sub-100kg e, mais tarde, ele venceu novamente em 2019 com +100kg. Quanto aos Jogos Olímpicos, seu primeiro ouro foi em 2016 no Sub-100kg e, mais tarde, conseguiu seu segundo nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, com +100kg.

Por: JudoInside - Foto: Paco Lozano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada