domingo, 24 de abril de 2022

IBSA Judô: Um novo começo para o VI Judô no Grand Prix em Antalya


Apenas três semanas após o Grand Slam de Antalya da IJF, a Turquia novamente abre suas portas para o topo do judô. Desta vez é para iniciar a nova temporada do IBSA Judô, para os atletas deficientes visuais. É o início de um novo ciclo paralímpico com não apenas novas categorias de peso, mas também novas categorias de classificação. Isso é misturado com uma alta porcentagem de estreantes, que provou ser a receita para um primeiro dia emocionante de competição.


Sara Alvarez, diretora de esportes de judô da IBSA, disse: "Esta é a primeira chance para os atletas ganharem pontos para o ranking mundial. Quanto melhor o ranking, melhor sua posição para a qualificação paralímpica, que começa em setembro. Com todas as mudanças este torneio significa um novo começo. Conhecemos os novos atletas, vemos as novas regras e novas categorias em ação. O maior desafio para todos é se adaptar a essas mudanças."



Novas Categorias de Classificação

Estamos falando da mudança das categorias de peso, bem como das categorias de classificação. Antes, os atletas eram divididos em três categorias de deficiência visual, mas sempre competiam juntos. Hoje, pela primeira vez, temos duas categorias: J1, onde os atletas têm maior deficiência visual e J2 para os atletas com menor deficiência visual. Essas duas categorias estão separadas na competição. Outra grande mudança é o número de categorias de peso. Com quatro categorias para cada uma, agora o número de grupos de peso para homens e mulheres é igual. As novas categorias são -48kg, -57kg, -70kg e +70kg para as mulheres e -60kg, -73kg, -90kg e +90kg para os homens.


Uma Mistura de Experiência e Talento

O primeiro dia do Grande Prêmio de Antalya mostrou mais estreantes do que nunca. A nova classificação abriu caminho para os atletas J1 ganharem mais chances no circuito mundial. Alvarez explica: "Com as novas regras de classificação você vê que os atletas são muito mais equilibrados, o que torna o judô mais interessante de assistir. As categorias J1 estão mais espetaculares do que nunca. Uma característica do Judô J1 é que eles são muito positivos e abertos em seu judô. Eles realmente querem lançar seus oponentes e procurar os ataques constantemente.

Um dos melhores exemplos do primeiro dia é um homem muito conhecido nos círculos paraolímpicos. Florin Alexandru Bologa, medalhista de bronze nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio, parecia não ter se esforçado com todos os ajustes. Antes competindo na categoria -60kg e sendo um atleta da B1, ele já planejava subir depois de Tóquio. Com as novas categorias de peso em vigor, sua nova categoria é -73kg, fazendo um movimento de 13kg. Ganhando todos os seus concursos por ippon, ele está provando que qualquer adoção é possível.


Destaques

A final da categoria J1 -60kg ofereceu uma disputa apertada entre o favorito Abdurrahim Ozalp (TUR) e Diyorbek Maydonov (UZB). A forte pegada canhota de Ozalp deu a Maydonov um desafio durante o primeiro tempo, mas uma vez que ele resolveu isso, a competição foi escancarada e ataques perigosos vieram de ambos os lados. Foi Ozalp quem provou ser o mais forte dos dois, vencendo com um belo contador nos últimos 30 segundos.


J2 -48kg 

Carmen Brussig, que anteriormente representava a Alemanha, agora representa a Suíça, o país em que viveu por mais de 20 anos. A experiente atleta venceu as duas competições e conquistou uma merecida primeira medalha de ouro para a equipe suíça: "Este é um bom começo! Planejamos ir a todos os eventos do circuito mundial este ano, bem como os campeonatos continentais."

J1 -57kg

Como temos falado sobre os atletas mais experientes, também não devemos esquecer de mencionar os potenciais novos heróis do circuito mundial. Deve haver uma grande menção para Merve Uslu (TUR) como um dos atletas a assistir nos próximos anos. Ela venceu todos os seus oponentes em grande estilo e conquistou sua primeira medalha de ouro no circuito ibsa.


J2 -73kg 

Outra atleta de ponta, Namig Abasli (AZE) teve que se adaptar à sua nova categoria de peso no primeiro dia. Depois de ganhar uma medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio na categoria -66kg, ele agora enfrentava um atleta de ponta na categoria -73kg, Giorgi Kaldani (GEO). As duas experientes judocas participaram de um verdadeiro show na última competição do dia. Foi Abasli quem abriu o placar, mas como muitas vezes antes, Kaldani conseguiu voltar, marcando dois waza-ari seguidos e ganhando mais uma medalha em sua carreira de sucesso.

Sara Alvarez conclui o primeiro dia da competição: "Nos últimos anos, vi o judô paralímpico mudar e melhorar o evento por evento. Não são só a organização, mas também as delegações, os treinadores e os atletas que estão se tornando mais profissionais. As mudanças recentes pedem muita adaptação de todos os envolvidos, mas sinto que são muito positivas. Hoje, demos um passo muito importante no judô paralímpico."

RESULTADOS

J1 -60 kg
1. OZALP, Abdurrahim TUR
2. MAYDONOV, Diyorbek UZB
3. ABDIKARIMOV, Temirlan KGZ
3. YUCE, Sait Gokhan TUR
5. MURADOV, Ismayil AZE
5. RAKHMADJONOV, Shakhzodkhon UZB
7. PAIXAO, Roberto Nunes BRA

J1 -73 kg
1. BOLOGA, Florin Alexandru ROU
2. MESQUITA PONTES, Rayfran BRA
3. CAMANNI, Dong Dong ITA
3. YAVUZ, Gokce TUR
5. RAMIREZ, Rodolfo Fabian ARG
5. SASS, Lennart GER
7. LAMANI, Ndyebo RSA
7. MAMEDOV, Shokhrukh UZB

J2 -60 kg
1. CIFTCI, Recep TUR
2. MINJAE, Lee KOR
3. KILIC, Kadir TUR
3. MARQUES DA SILVA, THIEGO BRA

J2 -73 kg
1. KALDANI, Giorgi GEO
2. ABASLI, Namig AZE
3. DONGHOON, Kim KOR
3. NOKUSHEV, Azamat KAZ
5. RAKHMATOV, Bunyodbek UZB
5.
7. JALILOV, Jonibek UZB

J1 -48 kg
1. SILVA DE ANDRADE, Rosicleide BRA
2. KYZY KHUSAN, Khaiitkhon KGZ
3. DEMIR, Merve TUR
3. DURE, Rocio Ledesma ARG
5. GUNGOR, Derya TUR
5. MASOUROU, Emmanouela GRE
7. ABDUSATTOROVA, Farida UZB

J1 -57 kg
1. USLU, Merve TUR
2. CAKAR, Guliz TUR
3. CHORIEVA, Sarvinoz UZB
3. GIORDANO, Ásia ITA
5. WAGNER, Vanessa GER

J2 -48 kg
1. BRUSSIG, Carmen SUI
2. UZOKBOEVA, Kamola UZB



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada