terça-feira, 30 de abril de 2013

Maior torneio individual de clubes do Brasil tomará lugar em Belo Horizonte, no próximo final de semana



O Troféu Brasil será realizado nos próximos dias 3, 4 e 5 de maio, em Belo Horizonte. O certame pode ser considerado o maior individual interclubes do país, já que nos outros dois torneios de maior peso do calendário brasileiro, Grand Prix Interclubes e Campeonato Brasileiro, o regulamento consiste em, no caso do Grand Prix, em competição por equipes nos mesmos moldes das competições por países, onde cinco atletas divididos por peso se enfrentam e quem vencer mais, fatura a luta; e no Campeonato Brasileiro, os atletas defendem o estado onde nasceram e/ou treinam. Sendo o Troféu Brasil, a competição onde os atletas defendem, de maneira individual, seus clubes.

"Posso afirmar que o Troféu Brasil é uma das metas do clube desde que foi criado. Para nós, além de ser um dos dois eventos em que o nome do clube mais aparece, junto ao Grand Prix Nacional de Interclubes, nós do Minas temos carinho especial pelo Troféu Brasil por ser um evento nascido dentro do Minas Tênis Clube. As duas primeiras edições aconteceram aqui e, depois, abraçado de forma competente pela CBJ, tornou-se hoje o mais importante evento nacional interclubes. Para os atletas, é uma competição de alto nível e todos gostam de disputar, mesmo porque, o campeão do Troféu Brasil ocupa uma das vagas na seletiva olímpica, e, neste ano, vale uma chance de pleitear a bolsa atleta. A expectativa do Minas é de estarmos mais uma vez no pódio, tanto no masculino quanto no feminino, e entramos neste ano com o objetivo de tentar o tricampeonato no masculino e sermos campeões no feminino. Sabemos das dificuldades para batermos essa meta em virtude da qualidade dos clubes que estarão presentes e pela juventude de nosso grupo, porém creio que seja possível.", conta Floriano Bernardes, treinador do anfitrião da competição e atual bicampeão no masculino, o Minas Tênis Clube.

É uma volta às origens do Troféu Brasil, que nasceu em Belo Horizonte, mas estava afastado da cidade desde 2003. O que o berço do certame verá é um filho crescido e encorpado. Com mais de 104 clubes e 500 atletas inscritos, um aumento de praticamente 40% e 30%, respectivamente, em relação ao ano passado, sem contar com o inchaço de sua importância devido a ser, pela segunda vez, pré-requisito para os judocas que quiserem pleitear o Bolsa-Atleta na categoria nacional da classe sênior no ano que vem, o Troféu prova que, em sua décima segunda edição, atingiu sua maioridade.

O evento se inicia com o Credenciamento, na sexta às 10 horas. A Pesagem está marcada para as 17 horas, e será seguida pelos Congressos de Arbitragem, às 19:30, e Técnico, às 20:30. No sábado, a Cerimônia de Abertura ocorrerá às 9 horas, logo às 9:30 começam os combates com as categorias Super Ligeiro e Ligeiro, e a previsão de início para as classes Meio Leve, Leve e Meio Médio é às 14 horas. No domingo, as categorias Médio, Meio-Pesado e Pesado sobem ao tatame a partir das 9 horas da manhã. 

Já o Grand Prix Nacional de Clubes, que terá suas competições seguindo as do Troféu Brasil, tem 18 clubes inscritos, e o cronograma inicia no sábado, às 14 horas, com o Credenciamento. A Pesagem Oficial está marcada para as 16 horas e a Reunião Técnica para as 17:30. No domingo, os combates do Qualifying têm início às 14 horas.

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada