quarta-feira, 24 de abril de 2013

Desempenho brasileiro é o melhor dentre todos os campeões continentais



O desempenho brasileiro no Campeonato Pan-americano 2013, realizado em San José, capital da Costa Rica, é o melhor dentre todos os campeões continentais até o momento. Conquistamos o primeiro lugar no individual geral com oito medalhas de ouro, duas de prata e seis de bronze. Ainda tivemos duas atletas em quinto. Ou seja, todos os atletas nacionais que viajaram para a competição ficaram entre os cinco melhores em suas categorias. 

Os campeões olímpicos foram Sarah Menezes (48kg), Rafaela Silva (57kg), Mayra Aguiar (78kg), Felipe Kitadai (60kg), Luiz Revite (66kg), Victor Penalber (81kg), Renan Nunes (100kg) e Rafael Silva (+100kg). As pratas vieram com Katherine Campos (63kg) e Tiago Camilo (90kg). Érika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Rochele Nunes (+78kg), Charles Chibana (66kg), Bruno Mendonça (73kg) e Luciano Corrêa (100kg) ficaram em terceiro. Gabriela Chibana (48kg) e Maria Portela (70kg) terminaram em quinto.

De acordo com levantamento feito pela área de estrategismo da seleção principal, o Brasil foi o país que mais venceu categorias dentre todos os líderes dos quatro continentes que já realizaram seus torneios. O Campeonato Europeu será disputado somente no próximo final de semana. Além do Brasil, Japão, Tunísia e Nova Zelândia tiveram a soberania em seus respectivos territórios.

 A Tunísia, campeã africana, até conseguiu mais medalhas que o Brasil mas teve um ouro a menos. O país do norte da África que tem forte influência do judô francês ficou com sete medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze. O Japão, país de origem do esporte, foi mais uma vez campeão asiático só que com um desempenho mais modesto que o brasileiro. Os judocas japoneses conquistaram 6 ouros, três pratas e dois bronzes,  11 medalhas ao todo - cinco a menos que o Brasil. Já na Oceania, a Nova Zelândia surpreendeu a Austrália e ficou com o título continental fazendo 13 finais. Mas ainda assim, ficou abaixo do Brasil já que teve um ouro a menos e 15 no total (sete de ouro, seis pratas e dois bronzes) contra 16 do Brasil. 

Além das medalhas individuais, o Brasil foi campeão pan-americano por Equipes no masculino e bronze no feminino. 

“Estamos muito felizes com o desempenho brasileiro na competição. Apesar de termos tido uma medalha de ouro a menos que no último Pan-americano, o fato de todos os 18 atletas que enviamos para o torneio terem chegado à disputa por medalhas reafirma a condição do Brasil como um dos líderes mundiais no esporte. A comparação com o desempenho dos outros campeões continentais deixa isso ainda mais claro”, analisou Paulo Wanderley Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Judô.  

Confira abaixo a tabela com os resultados dos torneios continentais.


POSIÇÃO FINAL
PAÍS
OURO
PRATA
BRONZE
1º da América
Brasil (BRA)
8
2
6
2
0
1º da África
Tunísia (TUN)
7
4
6
1
1
1º da Ásia
Japão (JPN)
6
3
2
0
1
1º da Oceania
Nova Zelândia (NZL)
7
6
2
0
0

Por: Imprensa CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada