quarta-feira, 17 de abril de 2013

Estreantes em Pan-americanos chegam a Costa Rica em busca do ouro



Ao lado de sete campeões Pan-americanos no ano passado e de outros medalhistas na competição, quatro atletas vão lutar pela primeira vez no torneio mais importante do Continente. Gabriela Chibana, Luiz Revite, Charles Chibana e Rochele Nunes prometem muito empenho e concentração para buscar uma medalha logo na estreia.



“É a primeira vez que vou disputar o Pan pela seleção principal mas não é meu primeiro torneio continental aqui na Costa Rica. Em 2005, eu disputei o Pan-americano suba 13 aqui, fiquei no mesmo hotel e lutei no mesmo lugar. Naquela oportunidade acabei perdendo a decisão para uma norte-americana. Dessa vez, eu quero melhorar minha classificação e chegar ao lugar mais alto do pódio”, disse a jovem Gabriela Chibana de apenas 21 anos.

Já Luiz Revite, 26 anos, e Charles Chibana, 23,  travam um duelo interessante pela vaga de suplente na categoria até 66kg. O titular é Leandro Cunha que está em fase final de recuperação de uma lesão e deve voltar aos combates no Grand Slam de Baku, que acontece entre os dias quatro e cinco de maio. Apesar da disputa interna, os dois prometem não levar isso em consideração no desenrolar da competição.

“Eu vou focar no meu trabalho, no que eu tenho que fazer para derrotar os adversários que virem pela frente. Se tivermos que nos encontrar, esse ponto (a disputa pela posição de segundo na seleção) ficará em segundo plano. Eu quero competir bem para buscar uma medalha”, disse Revite.

O discurso é muito parecido com o do adversário e companheiro de seleção.

“Acho que o adversário mais difícil na minha categoria é mesmo o Revite. Mas a minha preocupação é com todos os adversários, é competir bem e deixar para pensar na minha posição na seleção depois da competição”, disse Charles Chibana

Rochele Nunes vem para a competição com a responsabilidade de melhorar a sua classificação no ranking mundial para entrar no grupo das 16 melhores do mundo, posição que garante uma participação do World Masters. A competição que será disputada em Tyumen, Rússia, entre 22 e 26 de maio, é a segunda competição mais importante do ano, distribuindo menos pontos apenas que o Mundial. São 700 pontos para o primeiro colocado, 420 para o segundo e 280 para os terceiros. O Campeonato Pan-americano não fica muito atrás e dá 400 pontos ao campeão, 240 para o vice e 160 para os outros medalhistas. Apesar da responsabilidade, a gaúcha está confiante que vai estrear com o pé direito.

“Eu não me sinto pressionada porque não me cobro os resultados. Penso sempre em treinar bem, me concentrar na competição e aí as boas colocações vem de maneira natural. Apesar de ser meu primeiro Pan-americano, as adversárias não são desconhecidas. Já competi com muitas delas em outras campeonatos internacionais e em Sul-americanos. Estou bastante confiante de que posso buscar o título”, disse Rochele.

Nesta quarta, os dezoito atletas realizaram o primeiro treino em solo costarriquenho divididos em dois grupos, masculino e feminino. Pela programação oficial do Campeonato Pan-americano, os combates começam às sete e meia da manhã no horário de Brasília na Cidade Desportiva de Hatillo. Na sexta, dia 19 de maio, lutam as mulheres das categorias 70kg, 78kg, +78kg 63kg e os homens das categorias 81kg, 90kg, 100kg e +100kg. No sábado, dia 20, entram no tatame as judocas dos pesos 44kg, 48kg, 52kg, 57kg, e os atletas dos 55kg, 60kg, 66kg e 73kg. Já no domingo será realizado o torneio por equipes.

Lista completa dos atletas convocados:

60kg: Felipe Kitadai - Sogipa/RS
66kg: Charles Chibana – EC Pinheiros/SP
66kg: Luiz Revite– Associação de Judô Rogério Sampaio/SP
73kg: Bruno Mendonça – Associação de Judô Rogério Sampaio/SP
81kg: Victor Penalber – Instituto Reação/RJ
90kg: Tiago Camilo – EC Pinheiros/SP
100kg: Renan Nunes - Sogipa/RS
100kg: Luciano Corrêa – Minas Tênis Clube/MG
+100kg: Rafael Silva – EC Pinheiros/SP

48kg: Sarah Menezes – Associação Expedito Falcão/PI
48kg: Gabriela Chibana – EC Pinheiros/SP
52kg: Érika Miranda – CR Flamengo/RJ
57kg: Ketleyn Quadros - Minas Tênis Clube/MG

57kg: Rafaela Silva – Instituto Reação/RJ
63kg: Katherine Campos – CR Flamengo/RJ
70kg: Maria Portela - Sogipa/RS
78kg: Mayra Aguiar - Sogipa/RS
+78kg: Rochele Nunes - Sogipa/RS


Por: Imprensa CBJ
Fotos: Valter França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada