Revelar atletas campeões e mantê-los em solo capixaba. Essa é a proposta do Governo do Estado em parceria com o Ministério do Esporte, que abrigará, no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, competidores de nove modalidades olímpicas (natação, vôlei de praia, judô, taekwondo, boxe, handebol, ginástica rítmica, ginástica artística e badminton).
Além de dar oportunidades a quem está começando a carreira esportiva, a iniciativa quer resgatar quem foi revelado aqui, mas, por falta de estrutura, teve de deixar o Espírito Santo em busca de outras oportunidades. É o caso do judoca Nacif Elias, um dos cotados para integrar o projeto.
“Quantos atletas tiveram que largar suas famílias no Espírito Santo para ter um bom rendimento nas competições. Para mudar isso, teremos um investimento em estrutura do CT de R$ 16 milhões para que possamos descobrir talentos capixabas”, comentou o governador do Estado, Renato Casagrande, na apresentação do projeto, ontem à noite, no CT Jayme Navarro, em Bento Ferreira, Vitória.
A previsão é que o CT fique totalmente pronto até o final de 2013, com início das atividades programadas para 2014. Por enquanto, apenas o handebol e a ginástica rítmica terão atividades no local.
Enquanto isso, os atletas do projeto do olímpico do Estado treinarão em outros locais: a natação será no parque aquático do Álvares; judô e taekwondo serão no Colégio Salesiano; o boxe ficará no Tancredão; e o vôlei, na Praia da Costa.
No meio deste ano, o vôlei de praia já deverá estar liberado para iniciar os treinos no CT. Já o badminton e a ginástica artística só darão início às atividades quando o local estiver completamente pronto.
A Secretaria de Esportes do Estado também trabalha para que as seleções brasileiras de base do judô, handebol e boxe tragam atletas e comissões técnicas para treinarem no CT Jayme Navarro, a partir de 2014.
“Esse olhar cuidadoso é o que estávamos precisando para o esporte capixaba. Será bom para os atletas e para o Estado, que ganhará reconhecimento”, disse a bodyboarder Maylla Venturim, apoiada pela pentacampeã mundial Neymara Carvalho. “Para o atleta é um alívio poder treinar e se desenvolver perto de sua família”.
“Os atletas já nos deram muitas alegrias mesmo com dificuldades, agora, com estrutura, será muito melhor”, completou o secretário de Esportes, Vandinho Leite.
Chance para atletas de ponta e geração do futuro
Além daqueles que já tiveram seu reconhecimento dentro do Estado e nacionalmente, novos atletas terão a possibilidade de se inserirem no programa do Centro de Treinamento Olímpico do Estado. A ginasta Mayra Siñeriz, que aos 13 anos já conseguiu o prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta das Olimpíadas Escolares, está tentando garantir seu lugar no CT.
“Ainda não estamos na lista dos atletas contemplados, mas faremos uma seleção para participar. Já está sendo muito importante para nós, ginastas, este apoio, porque antes tínhamos que gastar com colãs e aparelhos. Hoje já é diferente”, destacou a atleta, que ganhou quatro medalhas nas Olimpíadas Escolares: três ouros e uma prata.
Mayra já não tinha planos de deixar o Estado para treinar e agora, com o CT, pretende se enraizar por aqui mesmo. “Com esta estrutura que teremos, eu só reforcei meu desejo de permanecer treinando aqui”.
O judoca Julio Baitella que estava sem um grande clube para defender em 2012, este ano estará integrando a equipe do Espírito Santo em busca de novas conquistas e do desafio esportivo que tanto o motiva a continuar na modalidade. "Não tinha condições nem de comprar material e nesse projeto terei todas as condições, como viagens, kimonos e todo o suporte que um atleta de alto rendimento merece", esclareceu Baitella.
Por: A Gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!