terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Criciúma: FME abre aulas de judô


O judô protagonizou algumas das maiores vitórias da história do esporte brasileiro. A arte marcial oriunda do Japão conquistou notoriedade no país pouco após o centenário da criação, em 1988, com a medalha de ouro olímpica conquistada por Aurélio Miguel, em Seul. Desde então, outros grandes atletas foram revelados no Brasil. Com o objetivo de desenvolver a modalidade em Criciúma, a Fundação Municipal de Esportes (FME) volta a implantar os núcleos de aulas e treinamentos. As matrículas estão abertas na sede da entidade, no Ginásio Municipal Irmão Valmir Orsi.

Os núcleos com aulas gratuitas recebem, em horários diferentes, crianças e adultos. “Temos o projeto de tornar o judô criciumense competitivo em nível estadual. Em 2012, com pouco menos de seis meses de preparação, conseguimos levar três atletas para os Jasc, o que já configura uma vitória”, conta o coordenador da modalidade na FME, Eduardo Moreno. 

Moreno comandará as aulas para adultos no período noturno, às segundas, terças e quintas-feiras, das 19h30min às 21h30min. Crianças e adolescentes, a partir de sete anos, podem entrar também no núcleo. Todas as aulas ocorrem no Ginásio Municipal Irmão Valmir Orsi. “O judô pode ser praticado desde os sete anos até os mais idosos, por homens e mulheres. Para as crianças, fizemos um trabalho de aprendizado lúdico, até que eles tenham noções de aplicação de força e disciplina”, explica o professor das turmas vespertinas, Eduardo Darós Coelho.

Os principais ensinamentos repassados ao longo dos treinamentos, de acordo com Moreno, são noções de socialização, autocontrole, administração do uso da força e conhecimento de autodefesa. “A arte marcial preza muito pela disciplina, sendo fundamental para a formação pessoal e incentivando o rendimento na escola. Para os adultos, da mesma forma, além de ajudar no controle do peso, algo muito procurado hoje em dia”, salienta.

História do judô

Criado em 1882 em Tóquio por Jigoro Kano, o judô reúne fundamentos de outras artes marciais, principalmente o jiu-jitsu. Na tradução livre, judô significa “caminho suave”. A modalidade foi trazida ao Brasil no início do século XX por japoneses.

Em nível internacional a representação brasileira conquistou o respeito mundial por grandes resultados obtidos, principalmente em Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais. No maior evento esportivo do planeta a coleção de medalhas destaca os ouros de Aurélio Miguel, em Seul (1988), Rogério Sampaio, em Barcelona (1992) e Sarah Menezes nos jogos de Londres (2012).

Outro notável judoca da história recente do Brasil é o gaúcho João Derly, com quem o coordenador e técnico da modalidade da FME de Criciúma, Eduardo Moreno, treinou na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa).

Colaboração: João Pedro Alves/Comunicação PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada