terça-feira, 7 de agosto de 2012

Multidão recebe Sarah Menezes em Teresina


Uma chegada digna do feito histórico de Sarah Menezes. Assim pode-se resumir o desembarque da judoca campeã olímpica em Londres em sua terra natal, Teresina, capital do Piauí. Recebida nesta segunda-feira por cerca de 1000 pessoas no aeroporto, Sarah seguiu no carro do Corpo de Bombeiros direto para o palácio do Governo do Piauí, onde foi homenageada pelo governador Wilson Martins. Após a solenidade, Sarah concedeu entrevista coletiva para dezenas de jornalistas.

Sarah Menezes embarcou para o Piauí de São Paulo e as homenagens começaram muito antes de chegar em Teresina. Logo que entrou no salão de embarque do aeroporto internacional de Guarulhos, Sarah foi reconhecida pelos passageiros e, um a um, posou para fotos. Dentro da aeronave, foi assediada pela tripulação. Pouco depois da decolagem, o comandante afirmou pelo sistema de som do avião estar honrado em levar a primeira judoca do Brasil campeã olímpica de volta para casa. Mais aplausos. Na aproximação em Teresina, foi a vez de os controladores de voo darem os parabéns à campeã olímpica.

O avião pousou em Teresina às 15h18min com uma bandeira do estado do Piauí pendurada na janela da cabine, lembrando o gesto feito por Romário após a conquista do tetracampeonato mundial em 1994. Ao chegar ao local de retirada das bagagens, Sarah Menezes viu, pela primeira vez, a dimensão do seu feito.

“Meu Deus. Esse povo todo veio mesmo me ver?”, disse, visivelmente impressionada.

Sarah só conseguiu deixar o saguão principal do aeroporto de Teresina com auxílio da polícia, que fez um cordão de isolamento para a judoca passar por uma mulditão eufórica, que gritava seu nome sem parar. Após poucos metros, foi colocada nos ombros pelo técnico Expedito Falcão e, finalmente, mostrou a medalha de ouro. Flashs e mais gritos. Todos queriam registrar aquele momento para sempre. Sarah subiu no caminhão do corpo de bombeiros e, durante cerca de uma hora, comandou uma carreata com mais de 800 carros e motos. Parou a cidade. Sarah ainda visitou rapidamente o centro de treinamento que leva seu nome antes de chega à sede do Governo.

“Não esperava uma recepção como esta. Agora a ficha caiu e entendi o tamanho da minha conquista. Espero que este ouro seja uma injeção de autoestima para todo o povo brasileiro. Eu mostrei que, se você acreditar, é possível vencer”, afirma Sarah.

Ao lado de Sarah Menezes, o Governador Wilson Martins garantiu que não haverá motivos para a judoca cogitar sair do Piauí.

“Estive no centro de treinamento e vi o trabalho sério feito por toda a equipe que cerca a Sarah. Podem ter certeza que ela continuará sendo 100% made in Piauí. A medalha da Sarah nos dá ânimo para investir mais no esporte piauiense”, diz Wilson Martins.

Para o técnico da judoca, Expedito Falcão, o ouro da Sarah é a oportunidade de massificar o esporte no estado.

“A Sarah é um achado, um fato isolado. Esperamos que com este resultado maravilhoso novas Sarinhas possam surgir. Temos que aproveitar este momento, pois, não tenho dúvidas, de que muitas crianças vão se interessar pelo judô a partir desta medalha que ela conquistou em Londres”, afirma Falcão.

Lucio Mattos, em Teresina - CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada