quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Judoca saudita luta com véu em Londres e faz história


Na zona liberada a jornalistas, enquanto a brasileira Maria Portela e a cubana Onix Cortes choram pela derrota na primeira rodada, Wojdan Ali Seraj Abdulrahim Shaherkani, caminha sorridente, carregando uma mala com rodinhas e tendo ao lado dis fortões.  O mais novo é o irmão, que não deixa de segurar na sua mão. O mais velho, de tão forte, parece Aurélio Miguel anabolizado. É o pai, Ali Shaherkani, ex-judoca da Arábia Saudita.

O véu, cinza, na cabeça, se destaca. Ele é o grande motivo por Wojdan, uma garota tímida, de 16 anos, sem nenhuma graduação no judô, seja procurada por jornalistas enquanto campeãs derrotadas e vencedoras passam ao lado. Para que Wojda, da categoria +78 quilos, pudesse lutar de véu – o hijab – a delegação da Arábia Saudita ameaçou retirar-se dos jogos. No início, o comitê olímpico proibiu, argumentando que o jihab poderia estrangular Wojdan. Depois, foi anunciado um acordo.

De certa forma, foi uma vitória dos direitos humanos. O Comitê Olímpico incentiva a participação de mulheres, algo que é um tabu em um país extremante conservado como a Arábia Saudita, que segue as regras clericais dos muçulmanos. Até 2012, Arábia Saudita, Brunei e Qatar eram os países que não deixavam mulheres competir. O Comitê mandou um convite especial para Wojdan e para Sarah Attar, corredora dos 800m.

O príncipe Nawaf ben Faysal, que comanda o esporte na Arábia Saudita permitiu, desde que usassem o véu e que estivessem sempre acompanhadas de um parente próximo. Nem foi preciso dizer duas vezes. Ali não deixa a filha por um segundo. E serve de intérprete para uma entrevista que não se desenrola. Eu falo inglês aguaiano, ela fala árabe e ele traduz em inglês saudiita. “Estou muito feliz em conviver com tanta gente e em representar meu país”, é o que dá para entender.

Não importa. Amanhã, as 6h33min do Brasil, quando enfrentar Melissa Mojica, de Porto Rico, e muito provavelmente, ser eliminada com um rápido ippon, Wojdan Ali Seraj Abdulrahim Shaherkani já fará parte da história olímpica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada