quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Eslováquia: Novas regras da IJF são apresentadas no Treinamento de Campo de Samorin


Não faz muito tempo que a Federação Internacional de Judô divulgou as novas regras para o Ciclo dos Jogos Olímpicos 2022-2024. A Comissão de Árbitros da União Europeia de Judô, portanto, aproveitou esta oportunidade para participar do campo de treinamento do Centro Olímpico de Treinamento (OTC) em Samorin, Eslováquia.

Embora a pandemia de Covid-19 ainda nos 'afete' de todos os lados, em colaboração com a Federação Eslovaca de Judo, a EJU decidiu aproveitar esta oportunidade para reunir dois Comissários de Arbitragem, Franc Očko (SLO) e Nuno Carvalho (POR) com todos apresentam treinadores nacionais em Samorin.

Após a sessão da noite tivemos a oportunidade de falar com Nuno Carvalho que teve a oportunidade de arbitrar no Campeonato do Mundo no Rio de Janeiro (2013), Chelyabinsk (2014) e Astana (2015).

Nuno Carvalho (POR) – EJU Referee Commissioner © Rui Telmo Romao

Nuno, como árbitro experiente e ex-atleta poderia nos contar mais sobre a apresentação das novas regras durante o OTC na Eslováquia?

Bom, selecionamos alguns vídeos sobre as novas regras, pois alguns deles não são novos, são apenas esclarecimentos de algumas regras que já tínhamos. A Comissão de Arbitragem da EJU selecionou exemplos para ajudar e esclarecer com os treinadores. Eu acho que foi muito positivo, todos os treinadores ficaram muito felizes com essa explicação, também no tatame tivemos muita discussão com os treinadores para ajudá-los a entender.

Quão importante é ter interações árbitro-treinador durante o OTC?

Eu acho que isso é muito importante, mesmo quando eu estava participando do OTC no passado como árbitro da IJF WJT, eu sabia que isso era importante, pois naquela época pudemos ver que às vezes para treinadores e até jogadores de ponta não são muito claros sobre a aplicação de algumas regras e isso pode ser um problema para eles durante a competição, especialmente quando falamos de tática. Então esta é a chance de vir até nós durante o treinamento ou sessão teórica, eles podem nos perguntar o que eles querem. Este é o lugar para desenvolver o treinamento dos atletas, entendimento das regras para os treinadores.

É ótimo saber da colaboração entre a Comissão de Arbitragem e os treinadores. Você acha que algumas das mudanças nas regras podem impactar algumas categorias no sentido de se tornarem mais atrativas?

Não acho que essas atualizações vão mudar o “panorama”, acho que podemos ter lutas atrativas em qualquer categoria, dependendo da atitude dos atletas é claro. Geralmente os atletas das categorias de peso médio ou leve são mais ou menos os mesmos para que possam tornar as competições mais atraentes, pois não há muita diferença entre eles.


A Comissão de Árbitros da EJU, juntamente com a Comissão Desportiva, está presente em todos os OTCs durante o ano, eles também estiveram presentes em Antalya na semana anterior. As novas regras serão aplicadas no final de janeiro, começando com o IJF World Judo Tour e Portugal sediará seu primeiro Grand Prix de 28 a 30 de janeiro.

Por: Mário Krvavac - EJU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada