O ano de 2022 trará mudanças importantes para o #judôparalímpico. As novas normas aprovadas pela ibsa judô dividirão os atletas em dois grupos de classificações oftalmológicas distintas e reduzirão a quantidade de categorias. Por outro lado, haverá mais medalhas em disputa nos eventos.
Até então, judocas das três classificações oftalmológicas – B1 (cego), B2 (percepção de vulto) e B3 (definição de imagem) – lutavam entre si dentro de cada peso. A partir de agora, quem for cego total (B1) só lutará contra cego total em uma nova categoria que se chamará J2. Quem era B2 e B3 lutará apenas contra oponentes dessas mesmas classificações em outra categoria chamada J1.
Também foram extintas quatro divisões por peso no masculino e criada uma nova, de 90 kg para cima, que reunirá os pesados. No feminino, foram extintas duas divisões. Ou seja, a partir de agora, haverá quatro pesos em cada categoria.
Masculino
🥋 -60 kg
🥋 -73 kg
🥋 -90 kg
🥋 +90 kg
Feminino
🥋 -48 kg
🥋 -57 kg
🥋 -70 kg
🥋 +70 kg
Assim, os torneios agora distribuirão mais medalhas, já que antes eram sete pesos no masculino e seis no feminino, totalizando 13 pódios. Nas novas regras, haverá oito pódios em disputa na classe J1 e oito na J2, totalizando 16 eventos por medalha.
As alterações já valem para 2022, tendo em vista o ciclo para @paris2024. A organização dos próximos Jogos Paralímpicos, inclusive, já divulgou a programação da modalidade seguindo as novas diretrizes.
#Acessibilidade: sequência de cards explica todas as mudanças mencionadas no post utilizando texto e desenhos. Para tratar da classificação visual, por exemplo, o B1 é representado por um desenho de um olho com um traço contínuo passando por cima indicando a cagueira total. O B2 e B3, por um olho com um traço tracejado. As divisões por peso são representadas por desenhos de quimonos. Todos os cards têm fundo azul e texto e desenhos em branco.
Por: CBDV
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!