quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

GP de Portugal: Entrada de jovens talentosos pode surpreender em Almada


Este fim-de-semana Portugal estará pronto para receber atletas de 44 nações para o seu primeiro Grande Prémio, consolidando o seu novo estatuto no IJF World Tour. 

Como o primeiro evento do ano, a comunidade do judô está agitada com o retorno dos principais atletas ao tatame, incluindo o bicampeão mundial dos anfitriões Jorge FONSECA e tetracampeão europeu, quatro vezes finalista mundial Telma MONTEIRO. Claro, Portugal tem uma entrada forte, 35 para ser exato, com grande esperança de que eles vão colher alguns resultados. 

Além da equipe portuguesa repleta de estrelas, a Europa está nos dando muito para nos empolgar, grampos da turnê da IJF com títulos mundiais; Matthias CASSE (BEL), Nemanja MAJDOV (SRB) e Nikoloz SHERAZADISHVILI (ESP) que estará em sua nova categoria de -100kg e no feminino, a campeã olímpica Distria KRASNIQI tentará roubar a cena na volta aos -52kg categoria. 

O bicampeão mundial Sherazadishvili pode ter o mesmo sucesso 
na categoria -100kg? © Gabi Juan

No entanto, nas caudas de nossos medalhistas seniores regulares, há uma multidão mais jovem perseguindo. Com um novo ciclo de qualificação no horizonte, eles estão sedentos de experiência para prepará-los para a coleta de pontos. 

A Hungria tem chances sólidas nas categorias masculinas com SIPOCZ Richard, agora sete vezes campeão continental de nível cadete, júnior e sub-23, bem como GOZ Roland, outro sucesso júnior em nível continental e mundial. No entanto, a dupla teve o sabor da glória sênior, Goz com um ouro no Europeu e um bronze no Grande Prêmio para Sipocz em casa, em Budapeste. 

O campeonato mundial júnior de 2021 viu alguns novos talentos deixarem sua marca antes de embarcar no circuito sênior, com dois desses campeões; Giorgi SHERAZADISHVILI (GEO) e Joanne VAN LIESHOUT (NED) disputam seu lugar entre os melhores. Será um longo caminho para a dupla e muitos dos atletas juniores que precisam escalar, mas a promessa está lá. 

Cadete campeã europeu Aydan Aliyeva (AZE). © Boris Teofanovic

Um verdadeiro diamante bruto e possivelmente o mais jovem do evento é o campeão europeu cadete de 2021 e medalhista de prata europeu júnior, Aydan VALIYEVA (AZE). O jovem talento azeri surgiu em 2020 e rapidamente chegou ao pódio no nível de cadete, e desde então deixou claro que ela tem algo especial e, pelo que parece, a federação do Azerbaijão concordaria. É claro que ela irá potencialmente enfrentar algumas candidatas muito fortes, incluindo Catarina COSTA (POR) e Andrea STOJADINOV (SRB), mas este será certamente o início de uma carreira emocionante. 

O evento de três dias do Grande Prêmio começará na sexta-feira, proporcionando um fim de semana de judô fantástico. Toda a ação pode ser encontrada em live.ijf.org . 

Por: Thea Cowen - EJU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada