sábado, 29 de janeiro de 2022

Maria Portela vence sul-coreana e conquista a medalha de bronze no Grand Prix de Portugal


Neste sábado, 29, o judô brasileiro chegou ao seu segundo pódio no Grand Prix de Portugal, que acontece na cidade de Almada. Maria Portela faturou a medalha de bronze no peso médio feminino (70kg) vencendo a sul-coreana Heejun Han, nas punições. Além do bronze de Portela, o Brasil tem ainda o ouro conquistado por Rafaela Silva, na sexta, primeiro dia de competição. 

No caminho da medalha, ela venceu a ucraniana Yullia Kurshenko, de apenas 18 anos, por ippon, na primeira luta. Nas quartas, Portela encarou Jorien Visser, da Holanda, outro novo nome da categoria, e acabou sofrendo um waza-ari, no tempo extra. Foi a única derrota da brasileira na competição. Na repescagem, ela derrotou a britânica Katie-Jemima Yeats-Brown, por waza-ari, e chegou confiante à disputa pelo bronze. 

Na luta final, com o perigoso placar de dois shidos para cada lado, Maria usou toda sua experiência para forçar o erro da adversária e conseguiu a vitória. Han foi punida por falso ataque e acumulou três shido, sendo desclassificada da luta. Vitória e 10ª medalha para Maria Portela em etapas de Grand Prix. 

“Estou muito feliz de ter conquistado essa medalha. Foi uma competição onde eu lutei contra adversárias do processo de renovação para este ciclo, muitas adversárias que eu nunca tinha lutado, não conhecia o jogo. Foi uma competição onde tive erros e acertos, mas que no final acabei conquistando a medalha e saio muito contente por esse primeiro passo”, resumiu a brasileira, que retornará ao circuito na semana que vem, no Grand Slam de Paris.  

Bronze de Guilherme Schimidt escapa em combate tático com japonês 

O meio-médio Guilherme Schimidt (81kf) chegou muito perto de conquistar a terceira medalha do Brasil na competição. Mas, o bronze escapou depois de uma luta amarrada com o japonês Yuhei Oino, que forçou os erros do brasileiro e venceu a luta nas punições. 

Antes disso, Schimidt havia vencido Lorenzo Parodi (ITA) e Manuel Rodrigues (POR) por ippon com estrangulamentos perfeitos. Nas quartas, caiu de waza-ari a dois segundos do fim do combate com Nicolas Chilard, da França, e chegou à disputa pelo bronze com vitória por ippon, na repescagem, sobre Mikhailo Svidrak, da Ucrânia. 

Julio Koda Filho (73kg), Daniel Cargnin (73kg) e Aléxia Castilhos (63kg) também lutaram neste sábado e perderam na primeira rodada. 

O Grand Prix de Almada continua neste domingo, com Beatriz Freitas (78kg/ECPinheiros), Rafael Macedo (90kg/Sogipa), Rafael Buzacarini (100kg/ECPinheiros) e Juscelino Nascimento (+100kg/Minas Tênis Clube) em ação a partir das 8h30. O portal live.ijf.org transmite todas as lutas ao vivo. Acompanhe os resultados dos brasileiros em tempo real pelo perfil oficial da CBJ no Twitter @judocbj 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada