Na terça-feira, 25, o bicampeão mundial e bronze olímpico Jorge Fonseca foi condecorado pelo Presidente da República com a Ordem do Mérito Infante D. Henrique. Para o judoca este prêmio tem um significado muito especial.
Fonseca: “A encomenda representa o reconhecimento do meu país não só para mim, mas também para o meu treinador, para o meu clube, para o judô e sua federação e para o Desporto Português. Este prémio contém em si todo o caminho que percorri ao longo dos anos, o treino intenso, o esforço diário, as lesões, a doença, uma infinidade de dificuldades que pareciam intransponíveis... a firme convicção de que chegaria lá, a alegria de “chegar ao topo”, de ser bicampeão mundial! E também a felicidade de poder partilhá-la com todos aqueles que tiveram um papel decisivo para que esta viagem fosse possível. Todos vocês estão em minha mente; e a todos vocês meus agradecimentos. Uma parte importante deste prêmio é sua também. E o caminho continua!”
Jorge Fonseca sagrou-se bicampeão mundial em 2021 em Budapeste e 2019 no Budokan em Tóquio. Ele levou o bronze nos Jogos de Tóquio 2020. Nasceu em São Tomé e Príncipe (STP) na África. Ele levou o título europeu U23 e 18 medalhas no IJF World Tour. Ele ganhou o bronze em Grand Slams em Paris, Düsseldorf e Osaka e esteve nas finais do Grand Prix em Zagreb e Agadir, mas nunca levou uma medalha de ouro no IJF World Judo Tour. Então Jorge sabe como atingir o seu melhor. Ganhou a Liga dos Campeões com o Sporting Clube Portugal Lisboa em 2018 e 2019. Com Portugal conquistou a prata na competição de equipas mistas. Ele é obviamente o primeiro Campeão do Mundo de Judô de Portugal e já o fez duas vezes.
Por: JudoInside
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!