quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Filme sobre Rogério Sampaio estreia, dia 1 de setembro, na ESPN


Documentário retrata a história de superação do judoca santista, que superou a falta de patrocínio, problemas com dirigentes e um drama familiar para conquistar a medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona, em 1992.

Encerrando a semana em que o Mundial do Judô, marcado para o período de 26 de agosto a 1º de setembro, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, será a maior atração esportiva no Brasil, o filme “Ippon – A Superação Olímpica de Rogério Sampaio” fará sua estreia, na ESPN Brasil. A exibição acontecerá às 21h30, do domingo, dia 1ª de setembro. (A emissora pode ser sintonizada no canal 30 da SKY, 70 da NET, 46 da Claro TV, 112 da Oi TV, 462 da Vivo e 47 da GVT).

Vencedor da segunda edição do Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, o documentário, de 26 minutos de duração – média metragem – relata a trajetória de superação do judoca santista Rogério Sampaio até alcançar a medalha de ouro na categoria meio-leve nos Jogos de Olímpicos de Barcelona-1992. No caminho até o degrau mais alto do pódio, Rogério superou vários obstáculos, desde a falta de patrocínio, passando por desentendimentos com a Confederação Brasileira de Judô, competir com um quimono emprestado, um longo período sem competir e a morte trágica do irmão mais velho, seu mentor e companheiro de treinos.

“Ippon - A Superação Olímpica de Rogério Sampaio” foi produzido, em HD, pela produtora carioca El Desierto Filmes. A direção é de Caví Borges, ex-judoca da Seleção Brasileira, e Leonardo Mataruna, estrategista da Confederação Brasileira de Judô. Jorge Durán, Gabriel Durán e Pedro Rossi foram os responsáveis pela produção.

Uma lição de vida

O filme retrata toda a trajetória vivida pelo judoca brasileiro Rogério Sampaio rumo à sonhada medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona 1992. Esse caminho foi permeado por grandes obstáculos que não o impediram de seguir adiante em busca de seu sonho. Desde o início, Rogério teve que enfrentar dificuldades financeiras sem o apoio de patrocinadores. Seus pais foram seus principais incentivadores, arcando com as despesas com treinos, viagens e uniformes.

Por discordar da forma como a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) conduzia o esporte no país, no período anterior à Olimpíada de 1992, o judoca ficou afastado por quase três anos das competições oficiais. Paralelamente, Rogério viveu seu maior drama com a morte trágica de seu irmão Ricardo.

A despeito de todos esses percalços, Rogério Sampaio buscou forças para enfrentar uma maratona de treinos e conquistar a vaga olímpica em Barcelona. Embora fosse tido pelos seus adversários como franco atirador, retornou ao Brasil trazendo a única medalha de ouro em esportes individuais, a oitava medalha de ouro olímpica do esporte brasileiro. Essa perseverança e demonstração de superação é a mensagem que pretende ser passada pelo documentário.

Personagens

O documentário traz imagens gravadas em Barcelona nos principais locais que Rogério Sampaio passou antes e depois da conquista, como a Vila Olímpica, o Palau Baugrana, cenário da conquista; além dos locais onde o judoca comemorou a medalha, como as ramblas de Barcelona.

“Em Santos, gravamos na academia dele, na praia e na casa onde ele morava na época da conquista. Na casa, destacamos a barra onde ele treinava exaustivamente o osotogari, golpe que marcou a conquista do Rogério em Barccelona, e ficamos impressionados ao constatar como a repetição de uma técnica e o esforço podem levar à perfeição”, conta Pedro Rossi.

Entre os depoimentos, destacam-se os dos amigos Aurélio Miguel, o primeiro campeão olímpico de judô no Brasil; Wagner Castropil, que com Rogério e Aurélio formava um trio inseparável; Pablo Covas, que emprestou o quimono com o qual Rogério lutou em Barcelona; o presidente da Confederação Brasileira de Judô, professor Paulo Wanderley, que foi o técnico da equipe olímpica brasileira em Barcelona; Chiaki Ishii, o primeiro medalhista do judô brasileiro, entre outros.

"Ippon - A Trajetória Olímpica de Rogério Sampaio"  foi um dos nove projetos vencedores da segunda edição do Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que integra o programa Petrobras Esporte & Cidadania. O projeto é uma iniciativa inédita que propõe selecionar e produzir documentários sobre a história do esporte olímpico brasileiro, por meio de seleção pública de âmbito nacional.

Confira os videos:







Com informações de MR Comunicação
Myrian Rosário – Mt 17.770
Tel.: (21) 2567-3445 / (11) 9 9751-2993

Imprensa FPJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada