sábado, 3 de agosto de 2013

Brasil vence Desafio Internacional contra Espanha e Hungria em Queimados


O segundo dia do Desafio Internacional mostrou mais uma vez o alto nível do judô brasileiro. O evento, que serve como preparação para o Campeonato Mundial Rio de Janeiro 2013, foi dividido em dois dias. Nesta sábado, 3/8, a equipe feminina brasileira enfrentou a Espanha e venceu todos os cinco combates. Já a equipe masculina, derrotou a Hungria por quatro a um, mesmo placar pelo qual bateu Cuba na última quinta-feira.

“A competição serviu para analisarmos o comportamento de alguns atletas dentro da competição por equipes que tem uma componente emocional diferente das disputas individuais. Mesmo com as equipes mescladas entre atletas mais experientes e outros bem jovens, analiso que cumprimos bem o nosso papel”, disse Ney Wilson, gestor técnico das equipes adultas.

As primeiras a entrar no tatame foram as meninas e, como diz o funk carioca, começou o show das poderosas. Uma placar de cinco a zero com direito a quatro ippons. O primeiro foi o de Maria Suelen Altheman (+70kg), atual líder do ranking mundial da categoria pesado, sobre Sara Lozano. No segundo combate, vitória de Maria Portela (70kg) sobre Maria Sanz por yuko. Na sequencia, Mariana Silva (63kg) passou por Isabel Palao, Rafaela Silva (57kg) por Carolina Ortega e, para encerrar, Eleudis Valentim (52kg) por Irene Vidal, todas as vitórias pela pontuação máxima.

“Esse desafio foi muito importante para sentir a vibração da torcida. Eu já me imaginei no Mundial! Não tem como ouvir a torcida gritando seu nome e querer ganhar de qualquer jeito, não partir pra cima da adversária mesmo estando em desvantagem. Também serviu para pensarmos nos ajustes que temos que fazer para termos um bom desempenho no Mundial”, disse Maria Portela.

Entre os homens, o placar contra os húngaros repetiu o contra os cubanos, quatro a um. A única mudança em relação à equipe que lutou na última quinta-feira foi a entrada de Eduardo Bettoni no lugar de Eduardo Santos. O primeiro combate foi entre Gabriel Pinheiro (66kg)derrotou Gabor Hagyo por yuko. Logo depois, Marcelo Contini (73kg) venceu Adam Stadler por ippon. Mauro Moura (81kg) foi imobilizado por Milan Köller. Eduardo Bettoni venceu Gabor Ver por ter tido menos punições. E Daniel Hernandes selou a vitória brasileira com um ippon sobre Robert Kerstner.

“Eu fui muito bem recebido por todos do grupo. Eu estava um pouco nervoso, me cobrando muito por um bom resultado nesse desafio. Os companheiros me tranquilizaram e eu pude cumprir bem meu papel. Estou muito feliz pelo resultado e pelos ensinamentos que tive nesse período”, disse Gabriel Pinheiro, o atleta mais jovem entre os convocados, com apenas 20 anos.

“É bom ver que mesmo o grupo tendo atletas com bastante bagagem e outros bem novos, a união entre todos fez com que nos tornássemos homogêneos. Todos torcendo muito do lado de fora, vibrando, incentivando. Foi muito legal! Hoje consegui competir um pouco melhor e passar por dois importantes países do judô mundial com placares bons mostra que estamos bem preparados”, disse Daniel Hernandes.

O evento contou a presença do diretor do setor de incentivo e fomento ao esporte do Ministério dos Esportes, Paulo Vieira, com o presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, Francisco Grosso, com o prefeito Max Lemos e com o secretario municipal de esportes, Luiz Carlos.

“Um projeto desse nível numa região carente do Estado do Rio de Janeiro mas que vem crescendo, vem se revitalizando é de extrema importância. Você pode ver na cara dessas crianças a felicidade de estarem envolvidas nesse projeto”, disse Paulo.

"A CBJ colocar um evento na baixada é uma quebra de paradigmas, mostrando que o Rio como um todo está preparado para receber grandes eventos", disse Francisco Grosso.

Esse foi o último evento-teste para o Campeonato Mundial, que será disputado de 26 de agosto a primeiro de setembro, fora do Maracanãzinho. O Comitê CBJ Mundial Rio 2013 ainda fará do Campeonato Brasileiro Sub 23 uma última oportunidade de aprimorar os processos dentro do ginásio onde acontecerá o torneio mais importante do ano.

Por: Assessoria de Imprensa CBJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada