sábado, 31 de outubro de 2020

FIJ: O que realmente aconteceu em 28 de outubro?

Kano Jigoro Shihan, 11 anos (à direita) e Kano Jigoro, de 32 anos - © Kodokan Institute

Embora acabemos de comemorar a 10ª edição do Dia Mundial do Judô, do qual ainda estamos coletando e compilando contribuições de todo o mundo, pareceu-nos adequado remover uma pequena ambigüidade quanto à data exata do nascimento do fundador do judô, Kano Jigoro Shihan.

Algumas pesquisas rápidas na internet semeiam as dúvidas. O grande homem, como muitos entendem, nasceu em 28 de outubro de 1860, data do Dia Mundial do Judô, enquanto para outros o seu nascimento parece ter sido adiado por algumas semanas, para dezembro. O que devemos pensar sobre isso? Fizemos pesquisas e também pedimos à Kodokan sua contribuição definitiva para a discussão. 

Vários documentos atestam o dia de nascimento de Kano Jigoro e explicam que, quando ele nasceu, o japonês ainda tinha um nome de criança e depois um nome de adulto, um costume que logo desapareceria e uma leitura rápida desses documentos efetivamente sublinham o dia como sendo 28/10 do primeiro ano da Era do Homem. Como este ano geralmente corresponde ao ano de 1860 do calendário gregoriano, podemos concluir que Kano nasceu em 28 de outubro de 1860.

No entanto, até o ano 6 de Meiji (1873), os japoneses usavam um calendário lunisolar (um calendário em muitas culturas com a data que indica a fase da lua e a hora do ano solar) herdado da China.

Após a Restauração Meiji, o calendário gregoriano foi adotado no dia 9 do décimo primeiro mês do ano 5 de Meiji (1872). Essa mudança implicava que 1º de janeiro de 1873, que deveria ser o 3º dia do décimo segundo mês de Meiji ano 5, tornou-se 1º de janeiro de Meiji ano 6.

Com a era Man-en à frente desta reforma, alguns dizem que não devemos ler 28/10 como 28 de outubro, mas como o 28º dia do décimo mês e para obter a data no calendário gregoriano, aplique o deslocamento devido ao mudança de calendário. Assim, o 28º dia do décimo mês da era Man-en corresponderia a 10 de dezembro de 1860.

No entanto, a situação é clara. Como existe um sistema de calendário exclusivo do Japão que também usa o nome da era, os eventos da história japonesa geralmente são marcados no calendário lunar e não são convertidos para o calendário solar. Ambos os calendários lunar e novo são apresentados juntos apenas quando absolutamente necessário.

O Kodokan disse: “ Pode ser visto claramente em vários materiais que Kano Shihan estava comemorando o dia 28 de outubro do novo calendário como seu aniversário, mesmo enquanto ele estava vivo. Além disso, se tudo for convertido para o calendário solar, o significado dos eventos históricos no calendário lunar será perdido. Por exemplo, Ii Naosuke, o ministro-chefe do Shogunato Tokugawa, foi assassinado em Sakuradamongai-no-hen do castelo Edo em 3 de março da era Ansei 7. O nome da era foi alterado para Man-en imediatamente após este incidente. Portanto, 1860, quando Shihan nasceu, é o 7º ano de Ansei e o primeiro ano de Man-en. Este foi um dia de presença no castelo para celebrar o Festival das Bonecas (Momo-no-Sekku), mas se fosse convertido para o calendário solar em 24 de março, este evento não teria sentido."

Durante décadas, o Kodokan decidiu que o aniversário de Kano Jigoro Shihan, como ele queria, seria celebrado no dia 28 de outubro, que a Federação Internacional de Judô escolheu como Dia Mundial do Judô.

Feliz aniversário Sr. Kano! 

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada