domingo, 25 de outubro de 2020

FIJ: The Good Doctor


Procurávamos uma opinião realmente autorizada, a voz de um especialista, autêntica; alguém com conhecimento científico e, se possível, com experiência desportiva. O bom do judô é que há gente para tudo, com profissões e estudos de todos os tipos. Desta vez encontramos a candidata perfeita em Paula Pareto.

A Argentina é a atual campeã olímpica na categoria de menos de 48 kg e isso parece um conhecimento esportivo satisfatório. Quanto ao aspecto científico, é médica. Pareto trabalha em um hospital e combina seu trabalho com a paixão de sua vida, o judô.

Então, com o retorno do World Judo Tour, queríamos saber se estamos fazendo as coisas certas.

“Não existe risco zero”, explica Pareto. “É a primeira coisa que você aprende na medicina. Para evitar contágios, medidas devem ser tomadas e eu sou a favor de medidas rigorosas. É sempre melhor ir longe demais do que ficar aquém. "

A Federação Internacional de Judô estabeleceu um protocolo exigente para proteger a saúde de todos: atletas, funcionários e convidados.

"Não posso reclamar", diz Pareto. “Todos queríamos voltar à competição e as medidas sanitárias são o pedágio que temos que pagar. Parece-me que as coisas vão bem e todos respeitamos as condições impostas porque é o que responde às necessidades da situação. Digo isso como médica, não como judoca ”.

Embora o assunto seja aberto, também podemos aproveitar para perguntar ao desportista: “Foi muito bom ver os meus companheiros de equipe novamente, principalmente os que estiveram doentes. Este é um esporte muito difícil e estamos passando por um período muito difícil; tem um grande custo. Por isso competir é a nossa recompensa e, no fundo, o protocolo de segurança é fundamental porque nos permite fazer o nosso trabalho ”.

Pareto conquistou a medalha de prata neste Grand Slam. Na final, ela foi derrotada por Distria Krasniqi de Kosovo. “Deixo um gosto agridoce na boca. Ninguém gosta de perder, mas, novamente, era uma questão de aumentar o ritmo. Se eu tivesse que resumir, eu diria missão cumprida."

Uma missão cumprida duas vezes! A visão do esporte atende às expectativas, com excelentes competições. Em relação às medidas de segurança, a médica também deu uma boa nota.

Por Pedro Lasuen - Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada