domingo, 18 de outubro de 2020

FIJ: A China está a caminho


Para eles, deve ser motivo de orgulho, porque foi aí que começou o desastre. Eles passaram por maus momentos por causa das restrições e das críticas de todos. Eles, os judocas chineses, não têm culpa, é claro. Eles conseguiram resistir, com paciência e resignação. Agora, após oito meses de silêncio, eles podem levantar a cabeça e fazer isso com honra. A China colocou o judogi de volta.

A cidade de Yuncheng, província de Shanxi, sediou os Masters Nacionais de Judô de 3 a 8 de outubro; um evento de vital importância porque a China foi o epicentro do coronavírus e porque a ocasião de realizar um evento significa que a situação está superada ou, pelo menos, controlada.

O Masters reúne os dezesseis melhores do ranking em cada categoria; quase trezentos atletas de vinte e oito equipes. Ou seja, não foi um torneio local porque no país mais populoso do mundo, qualquer torneio nacional adquire conotações internacionais devido às distâncias percorridas e à densidade populacional.

Foi um sucesso e os organizadores trouxeram novidades, como permitir a presença dos senseis na cerimônia de entrega das medalhas. Foi uma forma de elogiar o trabalho realizado por alunos e professores.

Por se tratar da primeira competição depois de tantos meses, os organizadores também organizaram dois seminários, um sobre as novas regras do judô, liderados por Wang Guoquiao, assessor da Federação Internacional de Judô. A segunda teve como foco a organização de eventos esportivos, liderados pelo diretor de esportes da União de Judô da Ásia, Che Kuong Hon.

Além dos atletas poderem competir normalmente e expulsar toda a frustração acumulada pelos meses de inatividade, devemos destacar o clima positivo, a vontade de fazer bem as coisas e a intenção de seguir em frente com os olhos no futuro. Na China, eles olham para os próximos torneios internacionais e, no final das contas, os Jogos Olímpicos.

Eles têm que percorrer esse caminho e a China começou a trilhar.

Por: Pedro Lasuen - Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada