quinta-feira, 18 de abril de 2019

Espírito Santo: Judoca Nacif Elias embarca para os Emirados Árabes Unidos para o Campeonato Asiático.


O judoca brasileiro-libanês Nacif Elias (categoria –90Kg) embarca hoje do Líbano para os Emirados Árabes Unidos para participar do Campeonato Asiático, na capital Fujairah, que acontece entre os dias 20 a 23 de abril. A competição do atleta será dia 21 de abril, a partir das 3h da manhã, horário de Brasília. 

“Venho treinando forte desde dezembro, estou me sentindo preparado, aumentei a intensidade de treinos nestas duas últimas semanas, espero sair com uma medalha. Estou me sentindo bem mentalmente e fisicamente, não estou perdendo muito peso para competir, meu peso está entre 91 e 92 quilos e preciso apenas chegar nos 90 quilos; então meu peso está tranquilo e tenho me alimentando normalmente. Minha expectativa é a melhor possível. Meu corpo está bem e sem nenhuma lesão. Tudo dando certo, sairei vitorioso!”, declarou Nacif esperançoso. 

Os adversários mais duros que  Nacif Elias poderá enfrentar são:  o coreano Gwak Donghan; Bozbayev Islam do Cazaquistão; Ustopiriyon Komronshokh, do Tajiquistão; medalhistas olímpicos, medalhistas em campeonato mundial, ou seja, eles tem medalhado constantemente no circuito mundial. As chaves de lutas serão sorteadas amanhã (19/04). 

Após essa competição, Nacif irá lutar em Azerbaijão, onde ele irá fazer um teste na categoria –81 Kg, voltar a sua antiga categoria. Ele saindo vitorioso, se manterá nesta categoria até às olimpíadas: “Pretendo voltar para a minha categoria de –81kg, pois foi onde tive os melhores resultados da minha carreira e vejo uma grande possibilidade de conseguir uma medalha no campeonato mundial e nas olimpíadas”, explica o atleta. 

Mas Nacif Elias vem enfrentando dificuldades com a arbitragem: “Venho sido prejudicado constantemente pela arbitragem. Nas últimas competições foram erros claros e absurdos pela arbitragem, perdi no Grand Prix de Tblisi, na Geórgia para o atual vice-campeão mundial de 2 punições que não existiram, usaram critério para mim e para ele não usaram o mesmo critério e acabei sendo derrotado por uma punição desmerecida. Na outra competição, foi com o esloveno, na Turquia, joguei o adversário de wazari, poderiam dar até a pontuação de ippon, mas não pontuaram; depois fiz uma entrada e depois fiz um ataque no braço, mas deram a pontuação para ele, mas ele o tempo todo só mostrou ação de defesa, sem fazer contra-ataque e ele fugia a luta inteira e não era punido; então não tem usado o mesmo critério e acabam me prejudicando. Mas vou continuar trabalhando duro, focado em meu objetivo, vou pra cima e buscar o que é meu, que é a medalha de ouro.”, desabafou Nacif Elias. 

E o técnico do atleta Gabriel Vicentini enxerga a situação da arbitragem da seguinte maneira: “Como qualquer situação do mundo, o judô também envolve política e o que se enxerga é: por Nacif Elias representar um país de pouca expressão, geralmente só tem ele de atleta, dando retorno pequeno para a Federação Internacional; na hora das decisões, sempre pesa a favor de países que tem mais influência, que investem mais, que dão mais retorno para a Federação Internacional. Isso pode ser visto com outras grandes bandeiras, como o Japão, Coréia, França, Rússia, geralmente são beneficiadas por decisões de arbitragem. Mas eu acredito que independente disso, iremos cumprir nosso objetivo, classificar bem para Tóquio e com a medalha olímpica”. 

 A falta de patrocínio também tem sido uma grande dificuldade, embora o presidente da Federação Libanesa Francois Saade ajude nas viagens para as competições e em alguns treinamentos de campo, ele ainda precisa participar de mais treinamentos e mais competições, mas acaba não tendo recurso para isso. 

Nacif Elias mantem-se focado e por enquanto ele está classificado para às olimpíadas. Sua expectativa tem sido a melhor possível, pois o atleta voltou a se dedicar exclusivamente ao judô nesse ano, visando bons resultados. 

Por Raquel Lima – Assessora de Imprensa  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada