sexta-feira, 4 de maio de 2012

Londres 2012: Ranking garante Maria Portela como cabeça de chave nas Olimpíadas.


O ouro no Pan-Americano de Montreal não apenas garantiu Maria Portela a classificação olímpica, mas também deixou a gaúcha na condição de ser uma das cabeças de chave do torneio. Graças aos 180 pontos conquistados no Canadá, ela subiu da 15ª para a 9ª posição (8ª com o descarte) do ranking mundial.

Nas Olimpíadas, a colocação alcançada pode lhe render uma luta, em tese, menos complicada na estreia. “No primeiro confronto ela não irá enfrentar as mais fortes do ranking mundial justamente porque está neste rol”, explicou o técnico da Oi/Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “Teoricamente, ela terá um pouco mais de facilidade na primeira luta.”

Há cerca de um ano e meio em Porto Alegre, Portela foi a atleta que mais cresceu no ranking mundial neste período. Quando começou a treinar na Sogipa, ela era a 35ª do mundo – posição que não a classificaria a Londres. “Hoje ela é a primeira atleta do continente na sua categoria, na frente de uma campeã mundial e de medalhista olímpica”, destaca Kiko.

Judô gaúcho com duas cabeças de chave em Londres

Além de Maria Portela, a gaúcha Mayra Aguiar, também da equipe Oi/Sogipa, será cabeça de chave na Inglaterra. Atualmente, Mayra ocupa a primeira posição no ranking mundial da categoria meio pesado (78 kg) e está com 100% de aproveitamento em 2012, ano em que já foi campeã do Masters, do Grand Slam de Paris e do Pan-Americano.

Além da dupla, Felipe Kitadai (60 kg) será o terceiro representante do RS na Seleção Brasileira em Londres. O peso ligeiro, já contando com os descartes, é o 11º no ranking mundial.

Foto: Pedro Revillion

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada