quinta-feira, 10 de maio de 2012

Judô com 100% de aprovação popular em Atibaia.


A fórmula que une os valores do judô à iniciativas de projetos sociais vem se consolidando como uma das principais ferramentas de inclusão social. O sucesso de projetos como o Instituto Reação, do medalhista olímpico Flávio Canto, mostrou que o esporte é, sim, elemento transformador para qualquer sociedade. Em Atibaia, no interior paulista, onde a seleção Sub 20 participou de um treinamento preparatório para o estágio na Europa, o judô é a principal modalidade e com 100% de aprovação popular.

A cidade de Atibaia possui uma lei municipal de orçamento participativo. Através dela, os bairros, que juntos formam pequenas regiões, definem como usar a verba pública para a melhoria da infraestrutura e bem-estar dos cidadãos. Em todas as regiões o judô foi aprovado e recebe suporte financeiro.

"Nosso objetivo não é formar atletas de alto rendimento, mas, pessoas melhores", explica Thiago Valadão, um dos professores do projeto Judô Socioeducativo.

Em 2003, por intermédio da secretaria de esportes, foi criado em uma escola do ensino fundamental o primeiro projeto social de judô na cidade. Paulo Alvim, responsável pelo projeto, abriu as inscrições nas escolas e o crescimento foi bastante rápido. Atualmente são 15 núcleos nas dez regiões da cidade.

"O orçamento participativo é fundamental, pois com ele conseguimos comprar os quimonos e dar a estrutura para os alunos. Conseguimos a aprovação em toda a cidade e, através do voto, a população entende a importância do judô na formação de uma sociedade melhor", afirma.

No Projeto Judô Socioeducativo, os alunos não têm custo com quimono, faixas e tudo o que cerca o universo da prática do judô.

Apesar de o projeto não ter o objetivo de alto rendimento, uma pérola já foi encontrada pela equipe de Paulo Alvim e Thiago Valadão: Águeda Silva, duas vezes vice-campeã mundial Sub 20, é atleta do Projeto de Atibaia.

"Na quantidade conseguimos tirar a qualidade. Além das duas medalhas da Águeda, o sucesso dela possibilitou que a prefeitura apoiasse a nossa ida aos mundiais e outros eventos internacionais. Isto é importante, pois ganhamos muito na parte técnica e também em novas ideias", diz Thiago.

Por: Confederação Brasileira de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada