sexta-feira, 12 de março de 2021

Uzbequistão: Irmãos Ungvari compartilham sua experiência com as crianças do judô


O judô é um esporte com presença em diversos cenários internacionais, sejam esportivos, sociais ou mesmo políticos, no sentido amplo do termo. Em meio às tarefas centrais da FIJ, o Presidente Vizer sempre encontra tempo para dedicar tempo a iniciativas voltadas para o judoca mais jovem, uma corte que ele apoia consistentemente. Desta vez, seguindo todos os protocolos cobiçados do curso, a FIJ decidiu organizar atividades educacionais após o Grand Slam de Tashkent. O objetivo era dar motivação extra para uma geração de crianças no Uzbequistão, que está passando por um momento difícil por causa da pandemia, já que a maioria dos dojos foram fechados e as competições foram canceladas.


Na segunda-feira, 8 de março, imediatamente após o grand slam e com vários testes negativos de covid registrados, crianças, treinadores e staff se reuniram para uma divertida sessão de judô na presença dos irmãos Ungvari, Átila e Miklos. Assim que a sessão de judô começou, as crianças se esqueceram dos problemas recentes, pois seus olhos começaram a brilhar e grandes sorrisos surgiram em seus rostos.


Na semana anterior, a Federação de Judô do Uzbequistão assumiu o desafio de organizar seu primeiro grand slam de judô, e foi um grande sucesso. Sendo um dos trunfos do país a sua juventude, esta atividade educacional provou que o Uzbequistão é um dos países em ascensão mais forte no mundo quando se trata de judô.

O presidente da federação de judô, Azizjon Kamilov entende que, para ter um grupo forte de judocas no nível sênior, eles precisam iniciar o desenvolvimento do aspecto educacional do esporte desde muito cedo. Portanto, o Uzbequistão tem trabalhado em parceria com a FIJ por vários anos, desenvolvendo os programas Judô nas escolas e Judô para crianças. Além do grand slam e do mais alto nível, o judô pode desempenhar um papel importante como ferramenta educacional e pode fornecer o suporte extra necessário para criar e desenvolver grandes campeões, dentro e fora do tatame.


Durante a sessão, o Presidente Kamilov disse: "Muito bem-vindos, irmãos Ungvari. Estamos muito felizes por tê-los aqui; vocês são uma verdadeira inspiração para nossa geração jovem, porque a experiência internacional que estão compartilhando é muito importante para nós.

Acabamos de completar o grand slam internacional e queremos ir em frente. O primeiro passo foi que Ilias Iliadis, nosso técnico nacional, trouxesse sua experiência a nível internacional. Agora ter os Ungvaris conosco, que são conhecidos mundialmente por suas realizações, também é significativo. Eles não são apenas judocas, conhecidos por seu extraordinário trabalho em ne-waza e por serem especialistas em ko-uchi-gari, mas também é importante ter dois irmãos, lado a lado, competindo no mesmo esporte, ambos humildes e comprometidos aos valores do esporte. Isso é judô e eles são verdadeiros campeões no tatame e também no dia a dia.

Quero agradecer à FIJ e ao Sr. Vizer por dar às crianças uzbeques a oportunidade de vivenciar isso. É um passo muito grande para o nosso desenvolvimento educacional no contexto esportivo. Conectar crianças com campeões é a melhor forma de motivar os jovens a descobrir o judô.

O número de crianças envolvidas no projeto FIJ Judo In Schools está aumentando. Começamos com 20 escolas e agora temos 40 e queremos envolver cada vez mais as crianças com o judô e depois com o alto nível, mas também queremos mostrar a eles o quanto é divertido praticar e como os valores do judô podem orientar através de suas vidas para se tornarem melhores cidadãos.

Nosso próximo passo será aumentar o número de escolas de 40 para 60. No Uzbequistão temos 12 regiões e em cada região estamos construindo a mesma 'arena' de dojo, conectada às escolas. É muito importante porque vai dar uma motivação extra aos alunos da escola para virem para o judô e descobrirem este esporte extraordinário. ”

Da esquerda para a direita: Miklos Ungvari, Azizjon Kamilov, presidente da Federação de Judô do Uzbequistão e Átila Ungvari

O judoca do World Judo Tour, vencedor do Grand Prix, três vezes medalhista de prata do Grand Slam e medalha de bronze do World Judo Masters, Attila Ungvári disse: "Gostaríamos de agradecer ao Sr. Vizer, à FIJ e ao Sr. Kamilov, bem como a toda a Federação de Judô do Uzbequistão por essa oportunidade. Ter a chance de compartilhar nossa experiência com as crianças é sempre incrível. Elas são o futuro. Pude ver no rosto das crianças o quanto elas estavam entusiasmadas para praticar diferentes exercícios, além de seus treinamentos habituais.

Pra mim é muito fácil fazer isso, fazer parte do desenvolvimento do judô. Eu amo judô e depois da minha carreira competitiva quero ser treinador, então estar aqui com os mais jovens me dá uma visão extra. Conheço muito bem as questões do treinamento de alto nível, mas também acredito na filosofia da FIJ em torno do judô para crianças e em ambientes escolares, de ensinar às crianças habilidades para a vida através dos valores do judô. Eles precisam aprender judô, mas também se divertir muito durante as sessões. Se você ama o que está fazendo, será mais fácil atingir seus objetivos. O judô oferece a cada criança uma gama de escolhas; não é apenas importante ser um grande campeão, é também importante ser um bom treinador, um árbitro forte, um agente de desenvolvimento. Existem muitas carreiras no judô.

Estar aqui, com meu irmão Miklos à minha frente, com a nossa diferença de 8 anos, me fez acreditar ainda mais no poder do judô. Para mim, o judô foi uma escolha muito fácil. Eu já tinha meu irmão participando e então eu simplesmente entrei e adorei. É especial ter seu irmão fazendo judô com você. Vocês compartilham tantos bons momentos, mas também os menos bons e então vocês podem apoiar um ao outro. O judô teve um papel fundamental no que somos hoje e os valores são fundamentais para a nossa mentalidade; eles nos ajudam a enfrentar os desafios da vida. Não se trata apenas das derrotas durante a competição, mas também em outros aspectos da vida. Por exemplo, agora com a situação global da Covid, acredito que todos os judocas tiraram muito dos nossos valores para manter o espírito e a mente fortes, para poder enfrentar esse período. "

O medalhista de prata nas Olimpíadas de Londres 2012, Miklos Ungvári, acrescentou: "Sinto uma certa saudade de estar aqui com todas essas crianças. Me faz lembrar quando comecei minha carreira no judô e também quando vi a evolução do meu irmão, seguindo meus passos. uma honra compartilhar nossa experiência com eles e se pudermos dar a eles aquela motivação extra de que precisam para seguir seus sonhos, ficaremos mais do que felizes. Também vi que eles gostaram de nossas habilidades de ne-waza! ” Miklos sorri.


Amina, a mais nova das futuras estrelas uzbeques presentes no tatame, com apenas 6 anos, disse: "Eu simplesmente adorei estar aqui hoje. Fizemos algumas coisas diferentes. Agora tenho 2 novos judocas favoritos adicionados à minha lista. Até joguei um deles. É tão legal ver 2 irmãos. Minha irmã mais velha, Gulaim (12), também está aqui comigo. Estou tentando ser tão boa quanto ela, então é muito bom ver um exemplo de irmãos que têm sucesso. Minha família inteira faz judô e meus pais são treinadores. O judô é nossa base familiar. Nós adoramos. "

Sorrisos, energia positiva e entretenimento ocuparam o centro do palco em Tashkent neste dia ensolarado, encerrando uma semana de judô de alto nível. Todas as crianças, assim como os adultos e campeões, simplesmente gostaram de estar no tatame para compartilhar suas experiências. Em última análise, os valores do judô são os vencedores e isso é o que importa.

Fotos: IJF e Comitê Olímpico Nacional do Uzbequistão
Por: Nicolas Messner, Leandra Freitas e Grace Goulding - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada