quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Terceira etapa da Seletiva Rio 2016 terá atletas de 17 Federações diferentes


A terceira etapa da Seletiva Rio 2016 que acontece no próximo sábado, 13 de dezembro, na Escola de Educação Física do Exército a partir das nove da manhã, teve 98 atletas aptos a entrar na disputa. E as cinco regiões do país estarão representadas. Uma análise das Federações às quais os judocas estão filiados mostra uma importante descentralização do judô apesar de uma forte presença dos Estados com mais tradição no esporte. São Paulo (33), Rio de Janeiro (16), Minas Gerais (13) e Rio Grande do Sul (12) são os Estados com mais nomes entre os convocados para a competição que definirá os três atletas em cada uma das quatorze categorias –sete no masculino e outras sete no feminino. 

Contudo, outras 13 Federações também marcarão presença no último campeonato do ano. Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande Norte e Santa Catarina terão pelo menos um representante na Seletiva. A cearense Érika Ferreira, que já conta com passagem pelas seleções de base e acaba de ser vice-campeã da Seletiva Sub 21, será uma das representantes do Nordeste na disputa por uma das três vagas na categoria meio médio.

“Para mim é uma responsabilidade muito grande ser a única representante do meu Estado. Mas também é uma honra poder mostrar a força do judô do Ceará e do Nordeste”, disse a judoca de apenas 19 anos. “A minha expectativa é, logicamente, ficar com uma das vagas e, assim, continuar desenvolvendo meu judô com as viagens e treinamentos. Mesmo que não esteja em 2016, tudo o que eu conseguir ter de aprendizado hoje, vai servir para amanhã”, concluiu.

Sentimento parecido tem a amazonense Rafaela Barbosa, única representante da região Norte na disputa. Ela tentará uma das vagas como reserva de Érika Miranda, medalhista de prata no Mundial do Rio em 2013 e de bronze no Mundial de Chelyabinsk este ano. A expectativa é superar o desempenho da Seletiva do ano passado quando ficou na quarta colocação entre as meio leves.

“É uma honra e um presente poder representar o meu Estado e a minha região. Tenho treinado muito para ser uma atleta de nível de seleção brasileira”, disse a jovem de 22 anos que também conta com passagens pelas seleções de base. “Sei que a disputa será muito difícil com atletas muito fortes, mas estou me preparando para dar o meu melhor e ficar entre as duas primeiras.”

Depois de São Paulo (15) e Rio de Janeiro (10), Minas Gerais e Mato Grosso do Sul aparecem como as Federações com mais representantes no feminino: quatro atletas. No masculino, São Paulo (18) é o Estado com mais atletas. Seguido por Minas Gerais e Rio Grande do Sul com nove e pelo Rio de Janeiro com seis. Espírito Santo, Distrito Federal e Maranhão terão dois atletas na Seletiva.

“É uma honra representar o estado do Maranhão em uma Seletiva de alto nível como esta. É o primeiro passo de um sonho que irei realizar. Sei que a caminhada até as Olimpíadas é árdua e sacrificante, mas estou preparado. Espero retribuir toda a torcida e carinho do povo maranhense à altura conquistando essa vaga”, disse Leonardo Kubo, que busca a única vaga em disputa no meio médio (81kg). Victor Penalber, quarto colocado no ranking mundial, e Leandro Guilheiro, duas vezes medalhista olímpico, são os atletas garantidos na seleção.

De acordo com a programação, as categorias ligeiro, meio leve e leve começam às nove da manhã e as categorias meio médio, médio, meio pesado e pesado às 13hs. Encerrando o dia, os atletas classificados e os representantes dos clubes que colocaram atletas na seleção se reunirão com a comissão técnica logo após o término das lutas. 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada