sábado, 18 de setembro de 2021

FIJ: O poder da educação e instrução


Laurent Petrynka é um homem muito ocupado durante esses dias em Belgrado, onde os ISF u15 World School Sport Games 2021 estão ocorrendo. O presidente da Federação Internacional de Esporte Escolar, com quem a Federação Internacional de Judô mantém uma forte parceria, explicou a força do acordo entre as duas organizações.

Laurent Petrynka

“A IJF foi uma das primeiras federações internacionais com a qual assinamos um MoU há vários anos e isso subsequentemente nos deu muitas ideias para o desenvolvimento. Por meio de todos os nossos intercâmbios, exploramos e colocamos estratégias em ação em muitos setores e estamos sempre muito felizes para poder fortalecer nossa cooperação.

Tudo começou com uma reunião com o presidente Marius Vizer. Nós imediatamente compartilhamos uma visão comum para o esporte e uma comunidade de simpatia. Qualquer projeto de desenvolvimento depende, acima de tudo, de pessoas e posso dizer que Marius Vizer dá vontade de trabalhar com ele.

A ISF é uma federação multiesportiva e, portanto, é importante que cheguemos o mais perto possível dos padrões internacionais decretados pela IJF. Não devemos reinventar as regras do esporte. Por se tratar de um público escolar, adaptamo-nos a este contexto, mas a cooperação com a federação internacional é fundamental para garantir a dimensão técnica do desporto.

Para além deste aspecto técnico, estamos também muito satisfeitos por podermos cooperar no domínio da formação de treinadores, atletas e árbitros. Estas não são tarefas fáceis de implementar, mas mais uma vez o apoio da IJF é muito importante.

ISF u15 World School Sport Games 2021

Outra área que nos é cara é a da comunicação institucional e das relações com os países membros. Por vários anos, temos trabalhado em estreita colaboração com a IJF para aumentar a presença do esporte escolar em todo o mundo, como na Europa Oriental, Ásia e Oriente Médio. Tenho que admitir que a rede de esportes de combate e o judô em particular são muito eficazes. ”

Durante os Jogos Esportivos Escolares Mundiais ISF u15 de 2021, também foi organizado um fórum sobre o tema 'Esporte Escolar - o trampolim para um estilo de vida saudável', no qual a IJF participou ativamente. Laurent Petrynka aproveitou para voltar à importância de tal evento, “Estamos convencidos de que o esporte escolar carrega em seus genes a dupla mensagem do esporte e da educação. Quando reunimos personalidades de diferentes horizontes, como foi o caso de Belgrado , isso nos permite enviar uma mensagem comum e reforçar a ideia de que fazemos o mesmo trabalho, o de educar nossos filhos.

O fórum é um momento de troca e cultura de alto nível. Isso nos permite desenvolver ainda mais a presença do esporte na escola. Todo mundo ganha. "

Ainda existem muitos caminhos que o Presidente Petrynka deseja explorar, "Queremos continuar a trabalhar com a IJF na participação e envolvimento das federações escolares nacionais, bem como nas nossas relações com as federações nacionais. A África é uma área geográfica na qual também estão trabalhando muito. "

Todos esses grandes projetos e essa colaboração positiva são baseados em uma análise detalhada da situação. “Quando se pensa na escola, é comumente aceito que ela deve contribuir para a formação dos futuros cidadãos. Para isso, ela se baseia em dois grandes conceitos, que são a instrução e a educação.

Por meio da instrução, temos a oportunidade de desenvolver habilidades como ler, escrever e saber contar. Por meio da educação, reforçamos valores, aprimoramos o comportamento e o respeito pelos outros. Na ISF, estamos convencidos de que o esporte tem um papel a desempenhar e deve desempenhar um papel em ambos os setores. Através da instrução desportiva, desenvolvemos competências técnicas fundamentais entre as quais encontramos o saber lançar ou correr. Graças à educação pelo esporte, otimizamos comportamentos, abordamos a alteridade e tocamos uma dimensão humana necessária para viver em sociedade.

Vanja Udovicic, Ministra da Juventude e Esportes da Sérvia durante a 
abertura do Fórum ISF

O desporto cria hábitos de vida ligados ao combate à obesidade ou ao sedentarismo e permite a constituição de elementos de saúde sustentáveis. O esporte permite aprimorar campos inteiros da inteligência individual e coletiva, para desenvolver positivamente uma dimensão efetiva. Sempre fico surpreso ao ver nos esportes de combate principalmente, a capacidade de dois atletas de lutar e no minuto seguinte serem os melhores amigos do mundo. É uma grande prova da inteligência incentivada pelo esporte. ”

Seria possível continuar conversando com Laurent Petrynka por horas; seu conhecimento do esporte e principalmente do esporte escolar é enciclopédico, mas ele já é convocado para outras reuniões. O certo é que a cooperação entre a ISF e a IJF é frutífera e promove uma visão de um futuro brilhante para milhões de crianças em idade escolar.

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada