domingo, 19 de setembro de 2021

Federação Romena de Judô aposta na transferência surpresa de Asley Gonzalez


Haverá uma entrada espetacular no Grande Prêmio de Zagreb. Um campeão mundial que você não esperava mais. Pelo menos não para a Romênia, que nunca celebrou um campeão mundial, mas agora eles têm um. A espetacular troca de país do ex-campeão mundial cubano Asley Gonzalez que adquiriu a cidadania romena. Ele é imediatamente adicionado à equipe do Grande Prêmio de Zagreb, o primeiro evento do IJF World Tour desde os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Com três participantes nos Jogos Olímpicos, a Romênia não poderia torcer muito alto com apenas cinco lutas para os participantes Andreea Chitu U52kg, o valente Alexandru Raicu lutando U73kg e o peso pesado Vladut Simionescu que sobreviveu uma rodada, mas perdeu sua segunda disputa olímpica.

Ajuda do Ministério da Juventude e Esportes

É um privilégio ver o ex-judoca cubano Asley Gonzalez, campeão mundial de judô de 2013, na equipe do evento de grande sucesso da Croácia. Definitivamente, uma mudança de país interessante para o lutador cubano, possibilitada pela Federação Romena de Judô. Por meio do Ministério da Juventude e Esportes, a Federação fez um pedido de cidadania de Gonzalez, que foi resolvido por uma Decisão do Governo. Em 9 de agosto, Asley Gonzalez fez o juramento de fidelidade.

Amizade com Vlad Visan

Gonzalez representou Cuba nas principais competições internacionais de judô. Ele conquistou o título mundial no Rio de Janeiro em 2013, na categoria peso U90. Ele é um tricampeão olímpico, tendo conquistado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Ele também competiu nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e no Rio de Janeiro em 2016. Gonzalez agora espera por uma chance para os Jogos Olímpicos de Paris em três anos. Gonzalez solicitou a cidadania porque seu amigo é o judoca Vlad Visan , ex-campeão romeno e vencedor de três medalhas na Copa do Mundo.

Vindo de um ex-país comunista, as chances não são tão fáceis para ele no esporte, com muitas restrições, enquanto o romeno poderia lhe oferecer chances de competir na categoria U100kg. Gonzalez é casado e espera trazer sua família para Bucareste. Com o apoio financeiro do estado, Gonzalez terá chances de competir no IJF World Tour e conquistar sucessos para a Romênia.

De volta ao nível mundial

A última vez que Asley Gonzalez competiu em nível mundial foi no Campeonato Mundial de Judô 2018 em Baku, onde ficou em sétimo lugar no torneio individual e competiu pela seleção cubana no evento de equipes mistas com a forte mistura de homens e mulheres em seu país. Devido à sua amizade, o ex-Campeão do Mundo já esteve na Romênia várias vezes e competiu no Aberto da Europa em Cluj Napoca, onde conquistou a medalha de prata na categoria U90kg. Ele também veio treinar com a equipe em Oradea, onde desfrutou da hospitalidade e da amizade romena.

Reputação de Gonzalez

Gonzalez ganhou 10 quilos e tem uma reputação de mais de uma década. Ele foi um grande talento na categoria U81kg em 2007 e conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos de Pequim U90kg, onde estreou com duas derrotas. No entanto, em Londres, ele chegou à final depois de derrotar o favorito russo Kiril Denisov na semifinal e acabou perdendo para o coreano Dae-Nam Song, que estava em boa forma em Londres. Quatro anos depois, no Rio Gonzalez, venceu suas duas primeiras competições, mas foi derrotado pelo forte lutador mongol Otgonbaatar Lkhagvasuren. Gonzalez foi o número um do mundo em 2013 e 2014. Antes mesmo de conquistar o título mundial no Rio de Janeiro já havia escalado a liderança da categoria U90kgs. Em 2011, ele conquistou a medalha de bronze no Mundial de Paris e conquistou vitórias na Copa do Mundo de São Paulo e na Copa do Mundo de Miami até duas vezes antes de levar o ouro mundial na final contra o Varlam Liparteliani. No total, ele competiu seis vezes em campeonatos mundiais. Sua última grande vitória foi no Grande Prêmio de La Havana, onde derrotou Krisztian Toth, o atual medalhista de bronze olímpico de Tóquio. Gonzalez está pronto para o início de sua última aventura, talvez em Paris em 2024 e uma vida europeia na Romênia.

Foto: Paco Lozano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada