sexta-feira, 24 de setembro de 2021

GP de Zagreb: Confira os resultados do primeiro dia de competição


Já se pode dizer que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 fazem parte da história do judô mundial; uma história magnífica que terminou da maneira mais bela após cinco anos de batalhas ferozes, primeiro para obter uma qualificação olímpica e segundo para chegar ao pódio. A partir de hoje, com a abertura do Grande Prêmio de Zagreb de 2021, na Croácia, o judô global apresentou um novo capítulo que promete ser emocionante.

Nos próximos meses e semanas, atletas de todo o mundo vão, para os mais velhos e bem-sucedidos, tentar recuperar o nível da Olimpíada anterior, enquanto os mais jovens vão tentar ganhar lugares valiosos no ranking mundial para abrir as portas para os próximos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

O encontro com Paris é daqui a menos de três anos. As novas táticas e estratégias, portanto, terão que ser implementadas rapidamente pelas federações nacionais. Não há tempo a perder! Assim, mesmo que o Grande Prêmio de Zagreb seja colocado em um período de transição, ele já permite traçar linhas para este atual ciclo olímpico.

-48kg: PONT confirma a boa forma da França

A primeira final do dia enfrentou dois atletas franceses, já que a campeã européia de sub-23 Mélinie VIEU enfrentou Blandine PONT, também medalhista de bronze no Campeonato da Europa de sub-23.

Blandine PONT controla Mélinie VIEU durante uma transição ne-waza

A seleção francesa teve um desempenho tão bom durante os Jogos Olímpicos, mas também tem uma reserva incrível de atletas de ponta, especialmente entre as mulheres. Isso foi demonstrado novamente hoje com a vitória final de Blandine PONT (FRA) que incomodou VIEU, vencendo com três shido claros.

A jovem Katharina TANZER (AUT) se opôs à experiente Milica NIKOLIC da Sérvia, que até agora já conquistou 17 medalhas no Circuito Mundial de Judô. O primeiro minuto foi gasto principalmente no chão, com um belo pedaço de ne-waza da austríaca, mas ela não conseguiu finalizar a partida lá. Até os últimos 45 segundos a partida parecia bastante equilibrada, mas NIKOLIC produziu um forte trabalho no final das mangas para marcar um waza-ari, completado com uma imobilização para o ippon.

Para o segundo concurso de medalha de bronze, Amber GERSJES (NED), campeã mundial junior em 2017, encontrou Natasha FERREIRA (BRA) para uma vaga no pódio. Com um waza-ari para cada um no final do tempo normal, os competidores entraram no golden score. Após três minutos da prorrogação, GERSJES marcou um segundo waza-ari com um uchi-mata canhoto, ganhando sua primeira medalha em um Grande Prêmio.


Resultados finais
1 PONT Blandine (FRA)
2 VIEU Melanie (FRA)
3 NIKOLIC Milica (SRB)
3 GERSJES âmbar (NED)
5 TANZER Katharina (AUT)
5 FERREIRA Natasha (BRA)
7 PLATTEN Amy (GBR)
7 SALENS Ellen (BEL)

-60 kg: HALL conclui seu dia com ouro

Samuel HALL (GBR), de 26 anos, medalhista de prata no Campeonato Europeu Júnior de 2015, faz parte de uma geração de atletas que já têm um pouco de experiência, sem ainda terem realmente se destacado a nível internacional e que vieram a Zagreb para se testar no circuito mundial no início deste novo ciclo. Foi uma boa ideia para o HALL, pois subiu à final, onde conheceu o italiano, dois anos mais novo que ele, Angelo PANTANO, campeão europeu junior em 2014.


Foi com um movimento de quadril em câmera lenta que PANTANO marcou um waza-ari para assumir a liderança. Calmo mas seguramente, HALL permaneceu concentrado para finalmente pegar seu oponente no chão e empurrá-lo para finalizar com um hadaka-jime para ippon e uma bela primeira vitória para ele em um Grande Prêmio.

Jolan FLORIMONT, duas vezes medalhista de ouro no aberto continental, pode ser um daqueles atletas franceses promissores que podem brilhar no futuro. Na primeira disputa pela medalha de bronze ele enfrentou outro atleta sem recorde no World Judo Tour, David STARKEL da Eslovênia. Embora FLORIMONT sempre tenha parecido um pouco dominado e atrasado em termos de ritmo, ele foi realmente o mais perigoso e um oportunista ao marcar dois waza-ari claros para conquistar sua primeira medalha no Grande Prêmio.

A segunda disputa pela medalha de bronze contou com um veterano, em comparação com os demais competidores da categoria, Vincent LIMARE, enfrentando o israelense Matan KOKOLAYEV, de 20 anos. Com uma medalha de prata no World Judo Masters e duas medalhas de Grand Slam em seu nome, LIMARE foi vice-campeão na última qualificação olímpica, perdendo uma seleção para Tóquio. Será que essa nova bicicleta vai sorrir para o francês leve? Apesar de apenas um shido exibido no placar, os dois atletas ofereceram uma partida realmente boa, cheia de ação e jogadas acrobáticas, mas que não foi suficiente para discernir a diferença e um período de pontuação de ouro foi necessário para determinar o vencedor.

Após 1 minuto e 47 segundos, a LIMARE finalmente encontrou a solução para marcar um waza-ari libertador. Esta é a terceira medalha em um Grande Prêmio para o judoca francês e uma ótima recuperação ao nível superior.


Resultados finais
1 HALL Samuel (GBR)
2 PANTANO Angelo (ITA)
3 FLORIMONT Jolan (FRA)
3 LIMARE Vincent (FRA)
5 STARKEL David (SLO)
5 KOKOLAYEV Matan (ISR)
7 JARING Emiel (NED)
7 KHALMATOV Dilshot (UKR)

-52kg: RYHEUL queria mais

Montada na GNETO não é desconhecida no World Judo Tour, pois ela já experimentou subir ao pódio oito vezes, especialmente notável que ela fez isso duas vezes no pódio World Judo Masters. Seu oponente na final não tinha essa lista de prêmios, mas mostrou grande habilidade nas rodadas preliminares.


Amber RYHEUL queria mais. Numa partida em que nenhum dos dois atletas foi realmente capaz de mudar o ritmo para encontrar oportunidades, foi o belga quem se mostrou mais confiante. No período de golden score, ela finalmente derrotou seu oponente para marcar ippon e ganhar a primeira medalha de ouro em um grande prêmio.

Na primeira disputa pela medalha de bronze da categoria, Annika WURFEL da Alemanha enfrentou Martina CASTAGNOLA da Itália. Para os dois atletas foi uma estreia nesse nível, qualquer que fosse o resultado final. A vitória foi para Annika WURFEL depois de Martina CASTAGNOLA ter sido penalizada pela terceira vez.

A medalhista de bronze dos Jogos Olímpicos da Juventude Ana Viktorija PULJIZ (CRO) foi a primeira representante do país-sede a conseguir uma medalha. Para a disputa pela medalha de bronze, ela se opôs ao vencedor do Aberto da Europa de Zagreb no início deste ano, Izaskun BALLESTEROS GONZALEZ (ESP). Após 26 segundos no golden score, a judoca espanhola foi desclassificada por um mergulho de cabeça, oferecendo a primeira medalha para o país anfitrião a Ana Viktorija PULJIZ.


Resultados finais
1 Âmbar RYHEUL (BEL)
2 GNETO Astride (FRA)
3 WURFEL Annika (GER)
3 PULJIZ Ana Viktorija (CRO)
5 BALLESTEROS GONZALEZ Izaskun (ESP)
5 CASTAGNOLA Martina (ITA)
7 KUZNETSOVA Alesya (RUS)
7 JARRELL Katelyn (EUA)

-66kg: VIERU está de volta!

Número 18 no Ranking Mundial, Denis VIERU, medalhista de bronze no campeonato mundial, é um daqueles atletas experientes que vieram a Zagreb para relançar sua carreira. O moldavo estava entre os outsiders para uma medalha olímpica em Tóquio, mas as coisas não correram como planejado. Com apenas 25 anos, VIERU agora tem alguns anos para se preparar para se apresentar em Paris. Na final foi contra Abula ABDULZHALILOV (RUS), já com 30 anos e vencedor de dois grand slams na carreira.


VIERU, com seu belo estilo de judô, esperou a tempestade de ABDULZHALILOV passar, controlando os ataques de seu oponente com calma, antes de encerrar no chão com uma bela tentativa de sankaku-jime, seguida de uma imobilização para ippon e um segundo Grande Prêmio com medalha de ouro. 

A primeira disputa pela medalha de bronze viu Strahinja BUNCIC (SRB), quinto no último Campeonato Europeu e Karo MARANDIAN (UKR), segundo no Aberto de Varsóvia em 2020, competindo por um lugar no pódio. Ambos os competidores claramente careciam de precisão em seus movimentos. Mesmo assim, Karo MARANDIAN conseguiu acertar um waza-ari com ippon-ko-uchi-gake, que protegeu até o final da partida, para conquistar sua primeira medalha de bronze em um grande prêmio.

A segunda medalha de bronze foi disputada entre Aram GRIGORYAN (RUS), quinto lugar no Grand Slam de Kazan nesta temporada e Daniel PEREZ ROMAN (ESP), quinto no Grand Slam de Osaka em 2020. No meio do caminho, GRIGORYAN marcou um primeiro waza -ari com um o-soto-gari, seguido alguns segundos depois por outro arremesso, desta vez para ippon, para colher a quinta medalha em um Grande Prêmio.


Resultados finais
1 VIERU Denis (MDA)
2 ABDULZHALILOV Abdula (RUS)
3 GRIGORYAN Aram (RUS)
3 MARANDIAN Karo (UKR)
5 BUNCIC Strahinja (SRB)
5 PEREZ ROMANO Daniel (ESP)
7 IADOV Bogdan (UKR)
7 BUNESCU Vadim (MDA)

-57 kg: GNETO ganha um segundo ouro para a equipe da França

A medalhista mundial júnior de 2019 Pleuni CORNELISSE (NED) conseguiu chegar à primeira final do Grande Prêmio de sua carreira, onde conheceu Priscilla GNETO (FRA), medalhista olímpica de bronze em Londres 2012.


A última final do dia também foi a mais curta, já que a GNETO, não chateada com a derrota de sua irmã na final da categoria inferior, impulsionou CORNELISSE ao teto com um contra-ataque soberbo para encerrar o dia com uma segunda medalha de ouro para a equipe França .

Campeã europeia junior em 2016, Pauline STARKE (GER) chegou à disputa pela medalha de bronze contra sua companheira de equipe Caroline FRITZE (GER), medalhista de bronze em um aberto continental até agora. Esta última não deu nenhuma chance para seu oponente, marcando duas vezes com ataques massivos, o primeiro depois de apenas alguns segundos para um waza-ari e o segundo com um enorme morote-seoi-nage destro, desta vez para ippon.

Kosovo se tornou um dos principais jogadores do judô internacional, agora com três campeões olímpicos no país. Flaka LOXHA (KOS) pode representar a nova geração de grandes futuros campeões de Kosovo. Hoje ela alcançou a disputa pela medalha de bronze contra Kaja KAJZER (SLO), já detentora de seis medalhas em nível de Grande Prêmio. Depois de quase um minuto de golden score, KAJZER marcou um waza-ari com um movimento de ombro para ganhar a medalha de bronze. Flaka LOXHA terá que esperar um pouco mais até atingir o nível de seus ilustres companheiros, mas sua hora chegará.


Resultados finais
1 GNETO Priscilla (FRA)
2 CORNELISSE Pleuni (NED)
3 FRITZE Caroline (GER)
3 KAJZER Kaja (SLO)
5 STARKE Pauline (GER)
5 LOXHA Flaka (KOS)
7 TOPRAK Acelya (GBR)
7 LIBEER Mina (BEL)

Programação:

Dia 2: sábado, 25 de setembro
Homens: -73 kg, -81 kg
Mulheres: -63 kg, -70 kg
Rodadas preliminares: 12h00
Bloco final: 17:00

Dia 3: Domingo, 26 de setembro
Homens: -90 kg, -100 kg, + 100 kg
Mulheres: -78 kg, + 78 kg
Rodadas preliminares: 12h00

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Fotos: Gabriela Sabau




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada