terça-feira, 21 de setembro de 2021

FIJ: Judô celebra a paz


Todos os anos, desde 1981, a 21 de setembro, a comunidade internacional celebra o Dia Internacional da Paz, uma vez que foi declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como um dia dedicado ao reforço dos ideais de paz, através da observância de 24 horas de não violência e cessar-fogo.


Em 2021, o tema do Dia Internacional da Paz é 'Recuperando-se melhor para um mundo justo e sustentável'.

Enquanto as comunidades ao redor do mundo se recuperam da pandemia COVID-19, a família do judô se junta à celebração para esperar um planeta melhor e mais seguro. Ao pensar de forma criativa e coletiva sobre como ajudar todos a se recuperar melhor, como construir resiliência e como transformar nosso mundo em um que seja mais igual, mais justo, equitativo, inclusivo, sustentável e saudável, podemos alcançar objetivos que ajudarão a todos nós.

A pandemia é conhecida por atingir com mais força os grupos desprivilegiados e marginalizados. As pessoas apanhadas em conflito são especialmente vulneráveis ​​em termos de falta de acesso a cuidados de saúde e sofrem de estigma, discriminação e ódio que se propagam desnecessariamente.


Por muitos anos, a Federação Internacional de Judo tem sido muito ativa na promoção da paz por meio de vários programas, incluindo Judo pela Paz, Judo para Refugiados, Judo para Crianças e Judo para Todos. Atividades extensivas estão ocorrendo em vários campos de refugiados (Zâmbia, Malawi, Turquia) e a IJF está apoiando ativamente a comunidade de refugiados por meio de programas educacionais (África do Sul) e esportivos com a equipe de refugiados que participou dos últimos Jogos Olímpicos, Tóquio 2020. Com a não discriminação sendo um valor fundamental do judô, nosso esporte tem a capacidade de reunir pessoas em torno de nosso código moral do judô para criar as condições de uma sociedade melhor.

Além da pandemia global e dos conflitos em diferentes regiões do mundo, a natureza também está em perigo. A ameaça de catástrofes ambientais pressiona toda a humanidade porque, apesar das restrições às viagens e paralisações econômicas, as mudanças climáticas não param. O judô tem o prazer de contribuir, a seu nível, para construir uma economia global mais sustentável que produza empregos, reduza as emissões e crie resiliência aos impactos no clima.

Assim, por ocasião do Dia Internacional da Paz de 2021, nos unimos aos esforços da família das Nações Unidas, pois nos concentramos em nos recuperarmos melhor para um mundo mais justo e pacífico e celebramos a paz nos levantando contra atos de ódio online e offline e espalhando compaixão, bondade e esperança.

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Fotos: Nicolas Messner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada