terça-feira, 7 de setembro de 2021

Judô comemora o Dia Mundial do Fair Play


O fair play é um conceito complexo que pode parecer simples à primeira vista, mas que exige muitos valores fundamentais da vida em sociedade que são, por definição, parte integrante do esporte e que são relevantes na vida cotidiana.


No dia 7 de setembro de 2021, às 15h CET, o mundo do esporte e a família do judô celebram o Dia Mundial do Fair Play online, organizado pelo Comitê Internacional de Fair Play.

Conforme sublinhado pelo Comitê Internacional de Fair Play, "Competição justa, respeito, amizade, espírito de equipe, igualdade, esporte livre de doping, respeito pelas regras escritas e não escritas, como integridade, solidariedade, tolerância, cuidado, excelência e alegria, são os blocos de construção do jogo limpo que podem ser experimentados e aprendidos dentro e fora do campo de jogo. "

No judô, temos a grande chance de praticar um esporte que realmente conta com um código moral e valores que inscrevem o fair play no próprio DNA da atividade.

Código Moral do Judô:  https://www.ijf.org/history/judo-values


Assim, não é de estranhar que em todas as competições de judô possamos presenciar grandes momentos de esportividade e fair play, simplesmente porque, desde tenra idade, fomos educados dessa forma. No entanto, é sempre crucial permanecer vigilante para preservar nossos valores fundamentais e ajudar a geração mais jovem a incorporá-los.

Nikoloz Sherazadishvili (ESP) e Krisztián Toth (HUN)

Desfrutar do sucesso não significa simplesmente vencer. Vencer, para o judoca, significa ser vitorioso pela aplicação exata das regras, mas também implica fazê-lo com respeito e honestidade. Esta é uma das razões pelas quais as celebrações no judô devem sempre levar em consideração o fato de que se há um vencedor, há um perdedor e este merece tanto respeito quanto o vencedor. O respeito não se limita ao oponente. Isso se aplica às regras do curso, mas também aos árbitros, ao público, à mídia e aos patrocinadores.

O jogo limpo não pode ser negociado. Não há meio termo. Se você quer praticar esportes e, principalmente, se quer ter sucesso no judô, é preciso jogar limpo.

Respeitar uma atitude e abordagem de jogo limpo tem consequências incrivelmente positivas. Por meio dela, as pessoas desenvolvem amizades e são respeitadas por seus valores humanos.

Sarah Asahina e Wakaba Tomita

2021 foi um ano incrível, cheio de emoções e atitudes positivas. O grande número de gestos de fair play durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foi particularmente notado por todos. No entanto, se um gesto pode ser lembrado para esta temporada, é a atitude extraordinária de Sarah Asahina durante o Campeonato Mundial de Budapeste, tendo sido dominada por Wakaba Tomita na final do feminino + 78kg. Assim que esta se machucou, Sarah foi ajudá-la a sair do tatame, carregando-a nas costas e antes de deixar a área de competição, os atletas se curvaram juntos.

Esse comportamento não é trivial. É o sinal de que o jogo limpo pode, deve e deve permanecer no centro de nossas atenções.

Toda a família do judô deseja um feliz Dia Mundial do Fair Play a todos!

Mais sobre o Comitê Internacional de Fair Play: CLIQUE AQUI

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Fotos: Gabriela Sabau, Marina Mayorova e Emanuele Di Feliciantonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada