sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Alguém pode impedir Ono de obter terceiro ouro olímpico?


Shohei Ono foi descrito como “peso por peso”, o maior judoca do mundo hoje. E se você o vir em ação, será difícil discordar. Desde Toshihiko Koga, o mundo nunca viu um jogador tão claramente acima do resto. Ele é, como Neil Adams uma vez descreveu Koga, “puramente em uma classe própria”.

Ono já foi derrotado algumas vezes, mas nunca duas vezes pelo mesmo oponente. Mais recentemente, nos Jogos Olímpicos de Tóquio por equipes mistas, ele foi derrotado pelo alemão Igor Wandtke. Mas isso foi no evento da equipe. Seria interessante ver o que aconteceria se esses dois se encontrassem novamente em um evento individual futuro. Eles haviam lutado apenas uma vez antes, no Campeonato Mundial de Equipes de 2015 em Astana. Dessa vez, Ono venceu.

Antes das Olimpíadas de Tóquio, Ono estava invicto desde 2014. É verdade que ele não participa de muitas competições (o que explica por que ele geralmente ocupa uma posição baixa na Lista de Classificação Mundial da IJF), mas sempre que ele compete, ele afasta completamente a oposição. 

O Campeonato Mundial de Chelyabinsk de 2014 foi ruim para ele. Lá, ele foi inesperadamente varrido para ippon por um relativamente desconhecido, Lee Young-Jun da Coreia do Sul, no campeonato individual, antes de perder para Denis Iartcev da Rússia no Campeonato por Equipe.

Mas Lee não é o principal candidato da Coreia do Sul e praticamente desapareceu de cena. Um Changrim é o melhor coreano com U73kg. Até agora, Ono já lutou contra An seis vezes em eventos internacionais e venceu todas as vezes. Quanto a Iartcev, Ono o venceu de forma muito convincente no Campeonato Mundial de Tóquio de 2019.

Se você olhar a lista dos 10 melhores do ranking de hoje, o único que poderia realmente representar um real para Ono é o sul-coreano An. Sem dúvida, Ono venceu An muitas vezes, mas se você assistir aos Jogos Asiáticos de 2018 em Jacarta, verá o quão perto An esteve de vencê-lo. Alguns argumentariam que, se não fosse pela má arbitragem, An teria vencido a partida.

Houve duas decisões controversas. No último minuto do tempo regulamentar, quando Ono tentou fazer um drop seoi-nage, An respondeu com um sumi-gaeshi que pousou Ono de lado. Não está muito claro do ângulo da câmera se os cotovelos de Ono já estavam no tapete, mas se não estivessem, o sumi-gaeshi de An deveria ter marcado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada