sexta-feira, 6 de agosto de 2021

O judô das Olimpíadas de Tóquio em análise: olhando para os principais momentos de Tóquio em 2020


O japonês Hifumi Abe, medalhista de ouro do judô masculino de -66kg dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e sua irmã Uta Abe, a medalhista de ouro do judô feminino de -52kg dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, posam com suas medalhas antes do bloco final do terceiro dia de competição de judô durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no Nippon Budokan em Tóquio em 26 de julho de 2021.

O judô é sempre um evento imperdível nas Olimpíadas, mas isso era especialmente verdadeiro em Tóquio.

O Japão é o berço do esporte, e vários judocas japoneses tiveram a chance de ganhar o ouro olímpico em sua terra natal neste verão. Embora a família e os amigos não pudessem participar das Olimpíadas devido às restrições do COVID-19, ganhar um título de judô no lendário Nippon Budokan foi o suficiente para dar vida aos sonhos.

Houve inúmeras histórias intrigantes da competição de judô em Tóquio, mas várias se destacam.

DUO IRMÃO-IRMÃ GANHA OURO

Não é todo dia que um irmão e uma irmã ganham medalhas de ouro no mesmo dia nas mesmas Olimpíadas.

Na verdade, isso nunca aconteceu.

Abe Uta  e  Abe Hifumi  se tornaram a primeira dupla irmão e irmã a ganhar medalhas de ouro nas mesmas Olimpíadas, e o fizeram em seu país de origem para tornar a conquista muito mais doce.

Foi Uta quem ganhou o ouro primeiro, derrotando  Amandine Buchard da França para ganhar o ouro no judô na categoria feminina de peso -52 kg. O irmão Hifumi seguiu seu exemplo logo em seguida, batendo  Vazha Margvelashvili, da Geórgia, para ganhar o ouro no judô na divisão masculina até 66 kg.

Hifumi, 23, e Uta, 21, estavam fazendo sua estreia olímpica, e é seguro dizer que eles não poderiam ter ido muito melhor.

Interpreta irmão japonês e irmã ganham ouro no judô no vídeo das Olimpíadas de Tóquio
CONTAGEM DE MEDALHAS DE OURO RECORDE NO JAPÃO
Abe Uta e Abe Hifumi não foram os únicos judocas japoneses a ganhar o ouro em Tóquio. Eles eram apenas a ponta do iceberg.

No total, nove nativos do Japão conquistaram medalhas de ouro para o país-sede, que é um recorde do judô olímpico. O recorde anterior era de oito medalhas de ouro, também estabelecido pelo Japão durante as Olimpíadas de Atenas em 2004.

Naohisa Takato foi o primeiro judoca japonês a ganhar um ouro para seu país. O Abes logo seguiu seu exemplo, assim como  Shohei Ono ,  Takanori Nagase ,  Chizuru Arai ,  Shori Hamada , Aaron Wolf  e Sone Akira .

O Japão normalmente tem um bom desempenho durante a competição olímpica de judô, mas a corrida do ouro em Tóquio foi simplesmente uma exibição de domínio sem precedentes.

JORGE FONSECA VENCE CÂNCER E GANHA MEDALHA


Por mais impressionante que tenha sido a corrida do ouro no Japão, é justo presumir que nenhum atleta olímpico ficou tão orgulhoso de levar para casa uma medalha quanto  Jorge Fonseca .

Fonseca, um judoca de 28 anos de Portugal, não tinha certeza se chegaria a Tóquio.

Um ano antes das Olimpíadas do Rio de 2016, foi encontrado um tumor maligno na perna de Fonseca. Logo depois, ele foi diagnosticado com linfoma - uma forma de câncer que afeta o sistema linfático.

Fonseca acabou tendo saúde para competir no Rio, mas não conseguiu ganhar uma medalha depois de intensos tratamentos contra o câncer.

Sua sorte foi muito diferente em Tóquio, no entanto. Ele derrotou o canadense  Shady El Nahas para ganhar o bronze na categoria de peso -100 kg masculino, conquistando mais uma conquista hercúlea.

Para o judoca Jorge Fonseca, o câncer foi um desvio, uma medalha olímpica o destino.

LUKAS KRPALEK GANHA OURO NA NOVA CATEGORIA DE PESO

Lukas Krpalek, da República Tcheca, já era um judoca de renome mundial indo para Tóquio. Afinal, ele conquistou a medalha de ouro no Rio na categoria peso -100 kg masculino.

Mas ele colocou sua versatilidade em plena exibição no Japão, conquistando mais uma medalha de ouro no judô em uma categoria de peso completamente diferente.

Na divisão masculina de +100 kg, Krpalek  derrotou Guram Tushishvili, da Geórgia, para se tornar um bicampeão olímpico.

Sua reação ao se tornar um medalhista de ouro duplo foi tão especial quanto o feito em si.

Lukas Krpalek ganha ouro no judô pela segunda Olimpíada seguida

Play Lukas Krpalek ganha ouro no judô pelo segundo vídeo consecutivo das Olimpíadas

CAMPEÕES POR EQUIPES MISTAS PELA PRIMEIRA VEZ

O evento de equipes mistas foi novidade para o judô nas Olimpíadas. Ao contrário de países com judocas individuais competindo por medalhas, eles formaram equipes nas quais os pontos e vitórias eram ganhos coletivamente. A equipe com mais vitórias, é claro, sairia vitoriosa da luta geral.

Sem surpresa, o Japão avançou até a disputa pela medalha de ouro, mas foi a França que acabou levando para casa o primeiro ouro de equipe mista de todos os tempos. Com um elenco destacado pelo judoca  Teddy Riner , os franceses derrotaram o Japão por 4x1.

O evento de times mistos foi diferente de tudo que os fãs de judô olímpico já viram, mas é seguro dizer que acabou sendo um sucesso estrondoso.

CONTAGEM FINAL DE MEDALHAS
Japão (12) : Naohisa Takato, Abe Uta, Abe Hifumi, Shohei Ono, Takanori Nagase, Chizuru Arai, Shori Hamada, Aaron Wolf, Sone Akira, Tsukasa Yoshida, Funa Tonaki,  equipe mista
França (8) : Luka Mkheidze, Clarisse Agbegnenou , Romane Dicko, Teddy Riner, Amandine Buchard, Sarah Leonie Cysique, Madeleine Malonga,  equipe mista
Geórgia (4) : Lasha Bekauri, Guram Tushishvili, Vazha Margvelashvili, Lasha Shavdatuashvili
Alemanha (3) : Anna-Maria Wagner, Eduard Trippel, equipe mista
Mongólia (3) : Munkhbat Urantsetseg, Tsendochir Tsogtbaatar, Saeid Mollaei
Coreia do Sul (3) : An Ba-ul, An Chang-rim, Cho Gu-ham
ROC (3): Madina Taimazova, Niiaz Iliasov, Tamerlan Bashaev
Kosovo (2) : Distria Krasniqi, Nora Gjakova
Áustria (2 ) : Shamil Borchashvili, Michaela Polleres
Brasil (2) : Daniel Cargnin, Mayra Aguiar
Canada (2) : Jessica Klimkait, Catherine Beauchemin-Pinard
Itália (2) : Odette Giuffrida, Maria Centracchio
República Checa (1) : Lukáš Krpálek
Chinese Taipei (1) : Yang Yung-wei
Cuba (1) : Idalys Ortiz
Eslovénia (1) : Tina Trstenjak
Azerbaijão (1) : Iryna Kindzerska
Bélgica (1) : Matthias Casse
Grã-Bretanha (1) : Chelsie Giles
Hungria (1) : Krisztian Toth
Israel (1) : equipe mista
Cazaquistão (1) : Yeldos Smetov
Holanda (1) : Sanne van Dijke
Portugal (1) : Jorge Fonseca
Ucrânia (1) : Daria Bilodid
Uzbequistão (1) : Davlat Bobonov

Por: Ryan Quigley - NBC Olympics

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada