sábado, 7 de agosto de 2021

Teddy Riner se torna único no judô, afinal.


Houve uma derrota chocante para os judocas do Japão no lar espiritual do esporte que eles apresentaram ao mundo quando a França conquistou o ouro olímpico no evento inaugural por equipes mistas, com um placar desigual de 4-1. Na breve história do evento, o Japão é a única nação a conquistar o ouro em quatro campeonatos mundiais consecutivos. A França ganhou prata em três dessas ocasiões.

Em Tóquio 2020, a França de alguma forma se vingou dessas perdas ao garantir o título olímpico.

“É incrível para o time da França vencer, vencer, vencer - aqui no Budokan”, disse Teddy Riner (FRA), que se tornou a primeira pessoa a ganhar cinco medalhas olímpicas no judô.

“Todos nesta equipe são incríveis, cada um deles”, disse seu companheiro de equipe Axel Clerget, que perdeu a partida nas quartas de final da equipe, mas se recuperou com duas vitórias consecutivas.

“Estávamos lá um pelo outro, cada um apoiando o outro. A equipe realmente me levantou ”, disse ele.

Todos os membros da equipe francesa, não apenas aqueles que lutaram na prova de equipes mistas, foram premiados com medalhas.

Na equipe mista, as nações selecionam três homens e três mulheres, cada um de uma classe de peso diferente. A estratégia desempenha um papel, mas as lutas são individuais e a pontuação é cumulativa. O primeiro time a vencer quatro disputas leva a partida.

A França precisou de apenas cinco lutas para vencer o Japão.

Clarisse Agbegnenou (FRA), medalhista de ouro de -63 kg, e Clerget estreou com vitórias consecutivas para os franceses, mas Sone Akira (JPN), campeã peso-pesado feminino em Tóquio 2020, derrotou a medalha de bronze Romane Dicko (FRA) pela metade a vantagem.

Riner subiu no tatame ao lado para enfrentar Aaron Wolf (JPN).

Wolf ganhou o ouro na categoria de -100kg masculino, mas foi encarregado de uma missão monumental ao derrubar o oito vezes campeão mundial dos pesos pesados, que é mais de 20 cm mais alto e 40 kg mais pesado. Riner prevaleceu e não perderia o terceiro ouro olímpico.

As medalhas de bronze foram para Alemanha e Israel.

Em um evento de equipe para o que geralmente é uma busca individual, o placar exigia uma coluna extra para somar pontos.

Bancos da equipe foram instalados em um lado do tatame, os judocas saindo de seus currais para pular, torcer e se aquecer para a luta.

Embora o Japão tenha sido forçado a se contentar com a prata neste evento, os anfitriões conquistaram nove dos 15 ouros em oferta, parte de um total de 12 medalhas (duas pratas e uma de bronze), igualando sua contagem no Rio 2016 e mantendo sua posição como o país com mais medalhas olímpicas no esporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada