terça-feira, 31 de agosto de 2021

FIJ: Um Novo Dojo para Refugiados na Zâmbia


À medida que a crise dos refugiados aumenta a cada dia em todo o mundo, a Associação de Judô da Zâmbia (ZJA) dá mais um passo em seu apoio aos deslocados, inaugurando um novo dojo no campo de Mayukwayukwa, na Província Ocidental.

Localizado no distrito de Kaoma, província ocidental, o assentamento Mayukwayuka foi estabelecido em 1966 e é um dos mais antigos assentamentos de refugiados na África. O seu primeiro objetivo era acolher refugiados que fugiam da guerra civil de Angola, mas atualmente a maioria das pessoas que vivem no campo são oriundas da República Democrática do Congo, bem como do Burundi, Ruanda e Somália. Em 30 de setembro de 2019, o assentamento Mayukwayukwa tinha uma população de mais de 15.000 refugiados. É um lugar enorme, dividido em uma área de integração local para pessoas elegíveis à integração local e uma área de refugiados sob a supervisão do ACNUR.


" O dojo entregue pela ZJA custou US $ 17.647 e tem como objetivo se tornar um lugar para educação e desenvolvimento, para permitir que os refugiados se movimentem livremente no país e descubram seu tesouro nacional " , disse Alfred Foloko, presidente da ZJA e NOC.


A cerimônia de entrega ocorreu no sábado, 28 de agosto de 2021 e contou com a presença de executivos da ZJA, liderados pelo Presidente Foloko, representantes do Ministério do Desenvolvimento Comunitário e Proteção Social e o Comissário para os Refugiados.

Em seu discurso, o Sr. Foloko declarou: " A sala de judô em Mayukwayukwa é a segunda a ser construída em campos de refugiados na Zâmbia e esperamos construir muito mais salas de judô em outros campos de refugiados. O judô é para todos e é um esporte que promove equidade, paz e amor. "

A vice-presidente da ZJA, Dorothy Nyambe, exortou a comunidade feminina presente na área a usar o judô como ferramenta educacional.


Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Comitê e Confederação de Desporto (NIF) representante, Nchimunya Mweetwa, Norueguês aplaudiu a Zâmbia Judo Association para o seu compromisso de utilizar o judô como uma ferramenta para promover o desenvolvimento do país e para sempre com o objetivo de não deixar ninguém para trás, " Como NIF esperamos continuar nosso papel como um parceiro, colaborando com a ZJA para a melhoria do esporte. "

O representante do Ministério de Desenvolvimento Comunitário e Social e Proteção, Ronald Siabuski, agradeceu ao NIF e ao ZJA por suplementar o esforço do governo para garantir que os jovens sejam fortalecidos e protegidos dos vícios, levando esportes como o judô até sua porta.

O Sr. Siabuski sublinhou que as instalações e o material doado serão guardados e protegidos com o objetivo de apoiar a comunidade de refugiados e Solomon Mulenga, representante da Comissão de Refugiados, enfatizou que um grande número de vidas será melhorado graças ao judô.


Não é a primeira vez que a Zâmbia se destaca e prova que tudo é possível com um mínimo de vontade e principalmente com um trabalho substantivo liderado pela ZJA. O assentamento Meheba, no norte do país, beneficiou-se da contribuição do judô por muitos anos. Em 2015 foi lançada uma primeira iniciativa e em 2018 um primeiro dojo foi inaugurado em Meheba.

Construída com o apoio do NIF e com o apoio material e logístico da Federação Internacional de Judô, a instalação permitiu que centenas de jovens refugiados descobrissem o judô e seus valores. Graças à sua participação em atividades desportivas, muitos jovens atletas puderam começar a viajar dentro do país para participar em campos de treino e competições em Lusaka.


Como parte do programa Judo pela Paz, refugiados de Meheba puderam até encontrar pessoas de Dzaleka, no Malaui. Não há dúvida de que a construção do Mayukwayuka dojo irá desenvolver ainda mais a ajuda mútua e a prosperidade mútua na Zâmbia, mas também em toda a região da África Austral. A aventura continua e o judô continua disseminando seus valores de forma a criar as condições para uma sociedade mais justa. Esta é uma ilustração significativa de jita kyoei em ação. 

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada