quinta-feira, 29 de julho de 2021

Tóquio 2020 - O Invencível Hamada e o Lobo


No penúltimo dia do torneio olímpico individual de judô, assistimos mais uma vez a uma manifestação do judoca japonês, que conquistou os dois títulos, dominando todos os adversários. Se a dominação for óbvia, isso não significa que tudo está fácil, mas a equipe nipônica, comandada por Kosei Inoue, que já superou sua aposta, tem a capacidade de subir de nível em momentos cruciais.

Foi o que Aaron WOLF fez para lançar o adversário na final, quando tudo parecia congelado. Foi o que fez HAMADA contra a francesa que a havia derrotado na final do Mundial 2019, aqui em Tóquio. Desta vez, HAMADA não pretendia deixar sua chance passar.

Se o domínio japonês é indiscutível, até lógico, muitos países também estão presentes no grande encontro olímpico. Ainda hoje é o caso da França, que depois de um dia sem medalha, está de volta ao pódio. Também é bom ver tantos países ganhando medalhas. Com um dia de competição individual faltando, 22 nações já alcançaram o pódio e 33 entraram no bloco final. Agora estamos ansiosos para o dia dos pesos pesados. O Japão conseguirá dominar ou Teddy Riner fará história? Outras nações trarão spoilers? Descobriremos no dia 7, mas estamos muito impacientes.

-78 kg: HAMADA para o Japão esmaga todos os desafiadores
 finais
 MALONGA, Madeleine (FRA) vs HAMADA, Shori (JPN)

Mesmo com MALONGA sendo o número um do mundo e campeão mundial de 2019 aqui em Tóquio, o que HAMADA mostrou durante o dia é particularmente impressionante e trouxe motivos para os franceses ficarem um pouco assustados. Os especialistas diriam, antes do primeiro hajime, que MALONGA teve que se vigiar em ne-waza e foi assim que caiu. Durante a primeira sequência no chão, HAMADA calmy desdobrou a judoca francesa para imobilizá-la e ganhar o 7º título para o Japão, esmagando todos os adversários.


HAMADA Shori disse: " Senti-me muito bem por usar a contenção na final e antes dos Jogos treinei muito ne-waza. Lembrei-me da minha derrota contra o Malonga há 2 anos, então o plano era não cometer o mesmo erro. Eu queria chegar perto e começar o ne-waza o mais rápido possível porque sabia que seria o ponto fraco dela. "


Madeleine MALONGA disse: " Estou muito decepcionada. Eu queria muito esse título. Ontem fiquei tão triste por Pinot que hoje lutei por ela também. Este ano perdi meu título mundial e agora tenho a prata de novo. É um ótimo resultado, mas não vou parar até conseguir o ouro olímpico. "


Concursos para medalha de bronze
 ANTOMARCHI, Kaliema (CUB) vs WAGNER, Anna-Maria (GER) AGUIAR, Mayra (BRA) vs YOON, Hyunji (KOR)

No meio do caminho, Anna-Maria WAGNER (GER) acertou um waza-ari com um amplo uchi-mata, mas o mais difícil foi manter essa vantagem até o final, com um tornado cubano pela frente. A nova campeã mundial controlou os kumi-kata de seu oponente até o último segundo e deixou sua alegria explodir com esta segunda medalha para a delegação alemã.

Na segunda disputa pela medalha de bronze, Mayra AGUIAR (BRA) conquistou sua terceira medalha nos Jogos Olímpicos. Este é um resultado impressionante para o ex-campeão mundial que foi vítima de lesões nos últimos meses. Grandes campeãs nunca desistem e hoje ela está de volta ao seu melhor nível para conquistar a segunda medalha de bronze para a delegação brasileira.


Anna-Maria WAGNER disse: " Estou muito feliz por terminar este dia com uma medalha, mesmo que procurasse outra cor. Fiz isso no ataque, sempre à procura do ippon. "

MAYRA AGUIAR: " É a melhor medalha de toda a minha carreira. Depois de tudo o que aconteceu com as lesões e o Covid, esta medalha tem gosto de ouro. Agora posso voltar para casa feliz porque estou curtindo o judô de novo. "


Semi-finais
 MALONGA, Madeleine (FRA) vs YOON, Hyunji (KOR) HAMADA, Shori (JPN) vs WAGNER, Anna-Maria (GER)

Madeleine MALONGA (FRA) era a favorita e parece que deu tudo certo, estando ela na semifinal, mas a verdade é que a sua quartas-de-final contra Kaliema ANTOMARCHI (CUB) foi super apertada e poderia ter ido para o outro lado. As francesas, no período do placar de ouro, encontraram energia para marcar e ir ao encontro de YOON Hyunji (KOR), que derrotou a semeadora Guusje STEENHUIS (NED) pela vaga na final. Não houve uma semifinal real, já que o coreano foi penalizado três vezes rapidamente, a última por ter saído da área de competição, abrindo as portas da final para os franceses.

Na outra semifinal se enfrentaram os dois favoritos da segunda metade do sorteio. Anna-Maria WAGNER venceu o Campeonato Mundial na Hungria há um mês e meio. Sabendo que pode fazer de novo, ficou super motivada na manhã do torneio em Tóquio e depois de mais uma partida acirrada, contra Mayra AGUIAR, que está no circuito há muitos anos e hoje mostrou grande forma, Wagner fez o que foi necessário. Como todos os olhos estavam voltados para o outro competidor, as pessoas quase se esqueceram de ver que HAMADA Shori também se classificou para a semifinal do Japão e, portanto, estava perto de trazer mais uma oportunidade de medalha para o país-sede, que está cada vez mais fora de alcance em termos de medalhas.

Impressionante é a palavra. Depois de pouco mais de um minuto, HAMADA já havia criado várias oportunidades para marcar antes de concluir com um magistral juji-gatame para ippon.

Repescagem
 ANTOMARCHI, Kaliema (CUB) vs STEENHUIS, Guusje (NED) BABINTSEVA, Aleksandra (ROC) vs AGUIAR, Mayra (BRA)

Após a derrota na semifinal contra o número um do mundo francês, Kaliema ANTOMARCHI (CUB) ainda poderia ganhar uma medalha se conseguisse passar Guusje STEENHUIS (NED). Após 1 minuto e 34 segundos do primeiro placar de ouro do bloco final, STEENHUIS marcou waza-ari com um o-uchi-gari para entrar na disputa pela medalha de bronze. Foi o que ela pensou, mas o vídeo da arbitragem cancelou o placar e os atletas continuaram por mais de dois minutos, o que mudou o resultado final, já que quem acabou pontuando foi o cubano, com um maciço soto-maki-komi para ippon e um grande sorriso se espalhou pelo rosto de ANTOMARCHI. Mesmo assim, houve uma luta pela medalha de bronze.

A segunda repescagem viu Aleksandra BABINTSEVA, representando o Comitê Olímpico Russo e a duas vezes medalhista de bronze olímpica, Mayra AGUIAR do Brasil, se enfrentando para manter seu sonho olímpico vivo. Três shido contra BABINTSEVA e o resultado era conhecido. Foi AGUIAR quem iria para o concurso de medalha de bronze.


Resultados finais
 1 HAMADA Shori (JPN) 2 MALONGA Madeleine (FRA) 3 AGUIAR Mayra (BRA) 3 WAGNER Anna-Maria (GER) 5 YOON Hyunji (KOR) 5 ANTOMARCHI Kaliema (CUB) 7 STEENHUIS Guusje (NED) 7 BABINTSEVAksandra (Aleksandra ( ROC)

-100 kg: WOLF atinge o topo da final
 do Olympus
 WOLF, Aaron (JPN) vs CHO, Guham (KOR)


Os dois finalistas provaram ser os homens mais estáveis ​​da época. Quase impossível de arremessar, com precisão com as mãos e em seus ataques, a eletricidade entre esses titãs prometia ser épica. Por quatro minutos do tempo normal e mais de 5 minutos do placar dourado, os dois campeões se neutralizaram totalmente e nada parecia diferenciá-los. A pena seria do juiz, já que ambos já haviam sido penalizados duas vezes?


Não, porque depois de minutos e minutos de kumi-kata intenso, Aaron WOLF pôs fim ao suspense ao marcar um magnífico ippon com um o-uchi-gari perfeitamente executado. Quando um atleta é capaz de elevar seu nível como o WOLF fez por um minúsculo momento, ele produz lindos resultados. WOLF ganha seu primeiro ouro olímpico e o 8º para o Japão.


Aaron WOLF disse: " Minha condição física não estava boa hoje, mas estou feliz porque é o primeiro título para o Japão nesta categoria desde Sensei Inoue e estou duplamente feliz porque foi o último título importante conquistado na minha carreira, depois dos mundiais, do título asiático e do nacional japonês. Eu estava chorando no tatame por todos esses motivos. ”


Concursos para Medalha de Bronze
 ELNAHAS, Shady (CAN) vs FONSECA, Jorge (POR) ILIASOV, Niiaz (ROC) vs LIPARTELIANI, Varlam (GEO)

Jorge FONSECA é conhecido pela sua explosividade impressionante, mas também é conhecido por ter algumas dificuldades quando as lutas se prolongam. Hoje, contra Shady ELNAHAS, ele enfrentou outro atleta explosivo que é capaz de competir por mais tempo, mas o bicampeão mundial garantiu o primeiro lugar no pódio olímpico após marcar no momento certo, menos de 30 segundos para o fim. O mais complicado era manter essa vantagem, o que ele fez de maneira brilhante. Parabéns Jorge, uma merecida medalha.

A segunda medalha de bronze foi para Niiaz ILIASOV representando o Comitê Olímpico Russo, que marcou um waza-ari contra Varlam LIPARTELIANI (GEO), apesar de ele ter tentado de tudo para correr atrás de ILIASOV no final da partida, mas sem sucesso. Foi um emocionante ILIASOV quem saiu do tatame, conquistando uma segunda medalha para o ROC e a primeira para o time masculino.

Jorge FONSECA disse: " Estou feliz, mas sempre há um mas! Estava me sentindo ótimo e lutando tão bem como em Budapeste, até a semifinal quando tive cãibras nas mãos. Não conseguia fazer judô com tanta dor mas no final consegui obter o bronze, nada mal, nada mal."


Semi-finais
 LIPARTELIANI, Varlam (GEO) vs WOLF, Aaron (JPN) FONSECA, Jorge (POR) vs CHO, Guham (KOR)

Desde a primeira partida, o nível exibido pelos homens de -100kg foi incrível e várias finais em potencial aconteceram durante a sessão da manhã, finais que nunca acontecerão em Tóquio, é claro, porque o sorteio é o que é. Mesmo assim, a primeira semifinal já era uma parada obrigatória entre Varlam LIPARTELIANI, que há muito tempo buscava o título olímpico, e o campeão mundial de 2017 Aaron WOLF (JPN). Infelizmente para LIPARTELIANI, o LOBO, que esteve muito forte o dia todo, controlou perfeitamente a semifinal, construindo seus ataques passo a passo, executando no momento certo para acertar um waza-ari. LIPARTELIANI continua sendo um dos atletas mais bem sucedidos e consistentes de sua geração, apreciado dentro e fora do tatame e agora também é membro da Comissão de Atletas da IJF.

Na segunda semifinal encontramos o atual e bicampeão mundial Jorge FOJNSECA, que é sempre tão espetacular, mesmo estando em apuros contra Niiaz ILIASOV nas quartas-de-final. Ele teve que esperar até o período de pontuação de ouro para finalmente chegar à vitória. Quase tão espetacular, mas um pouco menos showman, CHO Guham (KOR) também se classificou para a semifinal, no que prometia ser uma partida explosiva. Foi explosivo, mas sem pontuação até 16 segundos do final, quando bloqueado em um canto da área de combate, CHO estava obviamente preparando um ataque e veio na forma de um ippon-seoi-nage canhoto, ganhando waza-ari . Por mais alguns segundos, FONSECA correu atrás de um CHO em fuga, que poderia então desfrutar de estar qualificado para a primeira final olímpica de sua carreira. Fonseca seguiu para a disputa pela medalha de bronze.

Repescagem
 ELNAHAS, Shady (CAN) vs PALTCHIK, Peter (ISR) ILIASOV, Niiaz (ROC) vs FREY, Karl-Richard (GER)

Shady ELNAHAS (CAN) e Peter PALTCHIK (ISR) foram jogadores de destaque nos últimos meses, atuando regularmente no circuito, mas era preciso sair do tatame após a luta entre eles. Com 45 segundos do período de pontuação dourada, Shady ELNAHAS marcou ippon com um o-uchi-gari que começou dentro da área de competição e terminou fora da zona de segurança. O ataque, totalmente válido, deu ao Canadá mais uma oportunidade de conquistar uma medalha.

Vencedor do Grand Slam Hungria 2020, medalhista de bronze em Tel Aviv este ano e quinto no Campeonato Europeu, Niiaz ILIASOV (ROC), que estava perto de derrubar o atual campeão mundial durante as rodadas preliminares, esteve presente na repescagem contra o antigo bronze mundial medalhista Karl-Richard FREY (GER), que hoje voltou a flertar com os melhores da categoria, mas não o suficiente para passar o ILIASOV, que venceu por waza-ari.


Resultados finais
 1 WOLF Aaron (JPN) 2 CHO Guham (KOR) 3 ILIASOV Niiaz (ROC) 3 FONSECA Jorge (POR) 5 LIPARTELIANI Varlam (GEO) 5 ELNAHAS Shady (CAN) 7 FREY Karl-Richard (GER) 7 PALTCHIK Peter ( ISR)

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada