domingo, 4 de julho de 2021

Entrevista com Toshihiko Yamada, Gerente Desportivo de judô no comitê organizador Tóquio 2020

Três gerações de Gestores Esportivos (Londres, Rio, Tóquio)

Organizar os Jogos Olímpicos é uma maratona, uma corrida de resistência e uma corrida de velocidade, tudo ao mesmo tempo. Nada seria possível sem o envolvimento de centenas de pessoas, cada uma com um papel fundamental a desempenhar. Toshihiko Yamada é o Gerente Desportivo de judô no comitê organizador Tóquio 2020 e, como tal, coordena, em estreita colaboração com a Federação Internacional de Judô, o trabalho de todas as formiguinhas que farão da competição de Budokan um sucesso. Ele reservou um tempo para responder às nossas perguntas.

IJF: Quando você começou o judô, por que e onde? Toshihiko Yamada: Comecei o judô, quando tinha quatro anos, no interior da prefeitura de Okayama. Eu estava sempre cheio de energia e odiava tirar uma soneca. Um dia, vi meu amigo indo a algum lugar durante a hora da soneca. Depois que descobri que ele ia praticar judô, pedi aos meus pais que me levassem ao dojo porque eu também queria escapar da hora do cochilo. Como resultado, pude exercer minha energia e aprender autocontrole no dojo. Desde então, o judô teve um papel importante na minha vida.

IJF: Quais são os momentos importantes de sua carreira esportiva como atleta ou treinador? Toshihiko Yamada: Como judoca venci o campeonato nacional de juniores e ganhei medalhas em competições nacionais e internacionais seniores, na categoria peso pesado, mas tenho muito mais lembranças como treinador. Passei minha juventude na Turquia como técnico da seleção nacional e nos Estados Unidos como um dos técnicos da San Jose State University. Durante minha estada na Turquia trabalhei com judocas como o medalhista mundial e três vezes olímpico Selim Tataroglu e o medalhista de ouro olímpico Huseyin Ozkan. Também tenho boas lembranças de Sezer Huysuz, atual presidente da Federação Turca de Judô, em sua juventude como um judoca em ascensão. Viajar para a Turquia e os EUA e viajar pelo mundo me fez perceber que o judô é um esporte verdadeiramente internacional. O judô evoluiu e assumiu seu próprio papel único em cada país e cultura, mas toda a família do judô compartilha os mesmos valores fundamentais. As ligações e amizades que fiz através do judô são o que mais valorizo.

Toshihiko Yamada ao começar o judô

IJF: O Sr. Yamashita desempenhou um papel importante em sua vida. Diga-nos por que e como? Toshihiko Yamada: Quando eu estava no ensino médio, Yamashita-sensei veio à minha casa para me convidar para treinar em sua escola, Tokaidai Sagami. Naquela época ele já era uma grande estrela no Japão. Lembro-me de vê-lo na TV nos Jogos Olímpicos de LA em 1984. Eu não podia acreditar que a lenda da TV estava em minha casa me recrutando para um dojo. Yamashita-sensei começou para mim como treinador de judô, mas logo se tornou meu mentor, tanto dentro quanto fora do dojo. Tive a sorte de aprender muitas coisas com ele como seu assistente, quando ele era o Diretor de Educação e Coaching da IJF. Eu o respeito muito. Não apenas como judoca, mas como pessoa, trabalhando todos os dias, fazendo as coisas certas o tempo todo. Ele oferece a mesma atitude e respeito a todos; um homem modesto.

IJF: Como você se envolveu com a organização do Tokyo 2020? Há quanto tempo você trabalha com o Tokyo 2020? Toshihiko Yamada: Fui indicado pela All Japan Judo Federation (AJJF), onde fiz parte do comitê de organização da competição por mais de 10 anos. Assumi minha função em 2016 como Gerente Desportivo de Judô. Com os Jogos Olímpicos sendo adiados por um ano, devido à Covid, acho que tenho o mandato mais longo como Gerente de Esportes!

1985 -Yamashita-sensei visita Yamada-san

IJF: Depois do Covid e com o adiamento dos Jogos, quais foram os novos desafios e como você os enfrentou? Toshihiko Yamada: Depois que a pandemia atingiu o mundo dos esportes ficou em desespero. O judô, como esporte de contato, estava em uma situação especialmente difícil. No entanto, a IJF abriu o caminho reiniciando o circuito mundial com seus novos protocolos. Isso abriu caminho para que outras federações e organizações internacionais pudessem seguir e reiniciar suas atividades. Acho que o culminar dessas iniciativas ousadas e responsáveis ​​levou a Tóquio 2020.

Universidade RYOTOKUJI da equipe de judô de Yamada san

IJF: Conte-nos mais sobre sua equipe.
A equipe de judô em Tóquio 2020 tem 11 membros, incluindo eu. Todos eles são especialistas em suas respectivas áreas e, com nosso trabalho em equipe, estou confiante de que iremos cumprir!

Toshihiko YAMADA - GERENTE DE ESPORTES

Nobukatsu SUGINAMI - GERENTE DE OPERAÇÕES TÉCNICAS , “Era meu sonho trabalhar na Tóquio 2020 desde que vencemos a licitação em 2013. Estamos prontos para receber a família do judô no maior palco do esporte.”

Koyo TERASHITA - SUPERVISOR DA FOP , "É uma honra estar no comando da FOP nas Olimpíadas em meu país. Estou ansioso para realizar um evento seguro com todos os envolvidos."

Akiko UEDA - SUPERVISOR DE INFORMAÇÕES ESPORTIVAS , "Estou ansioso para dar as boas-vindas a toda a família do judô neste evento memorável!"

Harukuni SHIMOYAMA - SUPERVISOR DO LOCAL DE TREINAMENTO , "Os embaixadores do judô mundial se unirão em Tóquio. O judô é lindo, vai além de ganhar e perder. Esta Olimpíada vai mostrar os valores da amizade, cortesia, respeito e paz!"

Akane YOSHIDA - SUPERVISOR DE SERVIÇOS PARA ATLETAS , "É minha missão apoiar os atletas para que possam competir da melhor forma no mais alto nível do esporte. Quero entregar a maravilha e a emoção do esporte através do judô, para pessoas de todo o mundo . ”

Youta ARAKI -SPORT EQUIPMENT SUPERVISOR , "Nasci e cresci em Tóquio. Fazer parte do comitê organizador é uma verdadeira honra."

Masaki ARINO - SUPERVISOR DE ADMINISTRAÇÃO, "Estou feliz por fazer parte de Tóquio 2020 e do judô! Nos vemos em breve."

Keiko MITSUMOTO - SUPERVISOR DE OFICIAIS TÉCNICOS , "Esta é minha segunda Olimpíada em Tóquio e estou grata por participar de Tokyo2020 como Supervisor de Oficiais Técnicos. Estou muito ansioso para recebê-los em breve."

Hitomi TOKITA - SE SUPERVISOR DE SERVIÇO , "O judô e o esporte me conectaram com inúmeros amigos de todo o mundo. Estou ansioso para trabalhar com esses amigos nos Jogos Olímpicos; uma fase com a qual sonhei quando era criança."

Justin IMAGAWA - GERENTE DE SERVIÇOS DO IF , "O judô no Tokyo 2020 +1 é especial em muitos aspectos. Fazer parte da entrega é um privilégio e vem com grande responsabilidade."

Equipe de organização de judô de Tóquio 2020

IJF: Conte-nos sobre a conexão que os organizadores de judô de Tóquio 2020 têm com a IJF? É um esforço de equipe. Você pode explicar como isso funciona? Toshihiko Yamada: O sucesso de um evento internacional depende da colaboração frutífera entre as partes locais e internacionais. A IJF é uma equipe de profissionais. É um verdadeiro privilégio trabalhar e aprender com eles. Em particular, a Dra. Lisa Allan, Lisa-san, Diretora de Eventos da IJF e Gerente de Esportes de Judô dos Jogos Olímpicos de Londres, tem a mesma idade que eu. Ela tem uma visão especial da perspectiva de um organizador local das Olimpíadas e da IJF. Eu realmente admiro a maneira como ela trabalha e sua devoção à família do judô. Minha equipe tem uma ótima parceria com a IJF e com o apoio deles, aliado à experiência da equipe local, sinto que podemos encontrar uma solução para tudo.

IJF: O que você espera dos Jogos e do judô em Tóquio 2020? Toshihiko Yamada: Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos duram apenas algumas semanas, mas o legado ecoa por gerações. Existem aspectos do legado que você pode ver, como o Nippon Budokan sendo totalmente reformado, com um sub-dojo recém-construído e o Kodokan agora com ar condicionado. No entanto, muito do legado não pode ser visto a olho nu, mas definitivamente pode ser sentido. Todos os indivíduos que participam dos Jogos de alguma forma ou forma saem com um pedaço dos Jogos dentro deles. Existem muitas formas de se envolver: como atleta, técnico, organizador, staff ou simplesmente assistindo pela TV. Você pode adquirir uma nova habilidade ou obter uma nova perspectiva. Você pode fazer novas conexões e amigos ou simplesmente se inspirar. Esses momentos icônicos de ver atletas realizando seus sonhos no tatame são especiais. Não nos lembramos de todos aqueles dias, mas sempre podemos nos lembrar daqueles momentos especiais.

Em poucas semanas, Toshihiko Yamada e sua equipe estarão de plantão e com certeza não dormirão muito, mas eles estão prontos para oferecer os Jogos mais incríveis e especiais de todos os tempos e estamos todos convencidos disso. Eles não são a parte mais visível dos Jogos, mas sem eles, sua dedicação e seu comprometimento, não haverá Jogos. Teremos a chance de agradecê-los novamente, mas já vamos fazer isso por tudo que eles fizeram até agora e estão prontos para fazer nas próximas semanas.

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada