quarta-feira, 7 de julho de 2021

Lasha Shavdatuashvili: é uma questão de paixão e trabalho duro

Novo Back Number vermelho

Desde que Lasha Shavdatuashvili conquistou o título mundial em Budapeste há algumas semanas, já tivemos a oportunidade de conversar com ele várias vezes. É preciso dizer que o homem tem uma lista de prêmios significativa: campeão olímpico, mundial e europeu, outra medalha olímpica, duas vezes no pódio do Mundial Masters de judô e 18 vezes no grand slam ou grand prix podia. Mesmo assim, ele quer mais e não se cansa de competir no mais alto nível. Fizemos mais algumas perguntas, pois ele será um dos favoritos à medalha em Tóquio neste verão.

IJF: Quando você começou o judô e por quê? Lasha Shavdatuashvili: Eu tinha 11 anos quando meus pais me levaram para o judô, quando fiz minha primeira sessão. Eu tinha muita energia naquela época, uma overdose de energia, como todo garotinho de nossa aldeia tinha. Gostei imediatamente do judô. É muito semelhante à nossa luta tradicional georgiana, Chidaoba. Lembro que na nossa aldeia tínhamos algumas competições entre as crianças pequenas, só por diversão e eu era muito forte nessas lutas. Por isso meus pais decidiram me levar para o judô. Lembro-me muito bem daquele dia; foi especial e fiquei sempre esperando a próxima sessão com muita emoção, desde aquele primeiro contato com o judô.

IJF: Quem era seu modelo naquela época? Você teve um modelo a seguir? Lasha: Quando comecei o judô, todo atleta georgiano de sucesso era um modelo para mim e eu sonhava com aquele dia em que também conquistaria os melhores resultados e títulos.

Campeonato Mundial de Judô, Hungria 2021

IJF: Você era cadete de alto nível ou judoca júnior? Lasha: Nunca tive bons resultados nos cadetes, mas nos juniores sim. Tornei-me campeão europeu e medalhista mundial de bronze nesta categoria de idade.

IJF: Você se classificou para os Jogos Olímpicos de Londres pela cota continental e venceu. Nas Olimpíadas, algo pode realmente acontecer? Lasha: Consegui minha qualificação para as Olimpíadas de Londres no Campeonato Europeu em Chelyabinsk. Esta foi minha estrela da sorte por participar das Olimpíadas pela primeira vez. Foi uma grande motivação e uma grande chance na minha vida de me tornar um campeão tão jovem. Sempre acreditei que lutar até o fim pela vitória era o mais importante do esporte, colocar toda a energia, todos os esforços, todas as possibilidades de chegar ao seu objetivo, sempre à sua frente. É muito importante mostrar paixão para vencer e uma atitude trabalhadora para estar 100 por cento de si mesmo.

Londres 2012 pódio

IJF: Desde Londres você mudou de categoria e acabou de ganhar o título mundial naquela nova divisão de peso. Sabemos que passou por momentos muito difíceis com várias lesões, então qual foi a sua motivação? Lasha: Sim, mudar de categoria de peso foi muito complicado para mim. Foi totalmente diferente e comecei tudo do zero, com um novo papel em branco na minha frente. Estou muito feliz por ser o novo campeão mundial agora e por ter todos os títulos importantes no judô. Sempre acreditei que esse dia chegaria e nunca parei de treinar forte. Sempre lutei por meus sonhos e por torná-los realidade. Superei todas as dificuldades e períodos difíceis. É sempre um grande prazer e uma sensação fantástica, quando você pode dar o seu máximo e subir ao pódio como campeão.

IJF: Trabalhe duro e persevere; é esse o seu lema e foco diários? Lasha: Eu adoro judô. O judô me deu tudo o que tenho na vida. O judô é tudo para mim; é uma melhor amiga que me proporcionou muitas alegrias e momentos memoráveis. Portanto, posso dizer que estou grato, em dívida e muito grato ao judô. É por isso que estou trabalhando muito até o fim e estou fazendo isso com amor e respeito.


IJF: Além do judô, o que você gosta de fazer? Lasha: Gosto de passar o tempo livre com minha família, com meus filhos e também com meus amigos. Digamos que eu gosto de ter um estilo de vida ativo.


IJF: Sabemos que você é pai. Qual a importância de você passar os valores do judô para seus filhos? 
Lasha: Os valores do judô são muito importantes para mim e farei o meu melhor para ensinar e compartilhar esses valores e tradições com meus filhos e torná-los também amantes do judô. Claro que será uma escolha pessoal, mas ficaria feliz se meus filhos escolhessem este esporte fantástico.

IJF: Você tem algum conselho para os jovens atletas que estão começando agora, a respeito do caminho para o nível mais alto? Lasha: Em primeiro lugar, eles têm que amar o judô e sempre trabalhar muito para se aprimorar, para trabalhar até o fim. Eles têm que dedicar a vida inteira ao judô. Sempre confie em si mesmo e se dedique aos seus objetivos e então nada é impossível.

IJF: Agora que as Olimpíadas de Tóquio estão se aproximando, você sabe que pode ser campeão olímpico ou medalhista como foi no Rio há cinco anos. Você acredita que pode fazer isso de novo? Lasha: Estou muito feliz porque tenho mais uma chance de participar das Olimpíadas. Farei o meu melhor para aproveitar esta oportunidade. Vou lutar até o fim, com paixão, por mais uma vitória nas Olimpíadas.

IJF: O que pode ajudá-lo a ganhar uma segunda medalha de ouro? Como você está se sentindo? Lasha: Tudo depende das disputas reais durante o torneio. Acho que a melhor motivação é sempre ter vontade de vencer e o mais importante é ter essa paixão pela vitória.

IJF: Depois de Tóquio, veremos você em Paris 2024? Lasha: Sim, depois de Tóquio vou continuar lutando para estar presente em Paris em 2024!

IJF: E depois disso você será treinador de judô? Lasha: Ainda não sei. Eu não pensei sobre isso até agora. No momento, gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar minha gratidão especial ao Presidente da IJF, Sr. Marius Vizer, a todos os representantes da Federação Internacional de Judô, aos árbitros e a toda a equipe da IJF. Graças ao seu árduo trabalho, esforço e contribuição para o judô; Eles estão fazendo de tudo para popularizar o judô e isso é uma grande motivação para nós, para todos os atletas.


Obrigado Lasha por suas belas palavras. Obrigado a você também por nos deixar entusiasmados, curtindo o judô com você como fizemos na Hungria recentemente. Obrigado por ser uma pessoa tão humilde. Estamos convencidos de que, com sua atitude positiva, você já inspirou muitas gerações de jovens judocas e também será um modelo para muitos outros que virão.

Artigo de notícias preparado com a ajuda de Giorgi Chanishvili, locutor oficial da IJF

Por: Nicolas Messner e Leandra Freitas - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada