sexta-feira, 9 de julho de 2021

O que os Jogos Olímpicos e os Valores Olímpicos significam para você?


“O olimpismo é uma filosofia de vida, exaltando e combinando em um todo equilibrado as qualidades do corpo, da vontade e da mente. Combinando esporte com cultura e educação, o olimpismo busca criar um estilo de vida baseado na alegria do esforço, no valor educacional do bom exemplo, na responsabilidade social e no respeito aos princípios éticos fundamentais universais. ” ~ Pierre De Coubertin, fundador do Movimento Olímpico moderno.

Então, o que tudo isso significa para você? Ouvimos muitas frases com frequência cada vez maior à medida que cada Jogos Olímpicos chega e vai embora. Fala-se de sonhos olímpicos, da realização de ambições de toda a vida, do orgulho de representar nossos países no mais alto nível de excelência esportiva. Também ouvimos muito sobre o esforço necessário para chegar lá, o sacrifício, as escolhas difíceis, os contratempos, as lesões e, ainda assim, muitos milhares de atletas optam por mirar nos Jogos Olímpicos, por mais desafiador que seja o caminho.

Voluntários e organizadores vão desenraizar suas vidas por dias ou até meses, para fazer parte do ambiente olímpico, para contribuir e ser capaz de digerir as memórias e novas amizades. Por quê? 

O que os Jogos Olímpicos e os valores olímpicos de excelência, respeito e amizade significam para nós? 

Elisabetta Fratini: Equipe de TI da IJF -

Elisabetta (R) nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, 2016

“Eu amo os Jogos Olímpicos desde sempre! Eles estão em meus sonhos desde que eu era criança. Estou animado por fazer parte do evento. Tive a chance de acompanhar os atletas ao longo de sua jornada até Tóquio, sentindo suas esperanças, vendo seus bons e maus momentos. 

Os valores olímpicos fazem parte do meu DNA. Em nossas crises compartilhadas, ele se torna ainda mais especial. Tornou-se um objetivo fantástico focar durante a pandemia.

Por outro lado, é interessante saber como funciona a grande máquina, nos bastidores. É uma parte que a maioria das pessoas nem consegue imaginar, por isso é ótimo ver e entender tantos aspectos diferentes dela. ”

Tamerlan Bashaev (RJF): campeão europeu, estreia nos Jogos Olímpicos em Tóquio - 

Tamerlan Bashaev a caminho do pódio do Campeonato Mundial de 2021

“Eu acho que é um festival internacional de esporte, dando uma das coisas mais importantes para as pessoas: esperança! Gosto de ter a chance de dar esperança e alegria a todos os fãs de judô. Os Jogos Olímpicos eram o meu objetivo há mais tempo e finalmente se concretizaram, então vou aproveitar ao máximo esta competição e tentar me divertir! ”

Pedro Lasuen: IJF Media Team - 

Pedro Lasuen (E) com colegas da Equipe de Mídia da IJF

“É uma pergunta interessante porque, no meu caso, os Jogos nem sempre foram sinônimo de alegria. Por muitos anos, tive que cobrir as Olimpíadas para uma rede de notícias, como chefe de esportes. Essas três semanas de verão ou inverno significaram uma montanha de trabalho, muito estresse, poucas horas de sono e uma folha de pagamento apenas para pagar as contas.

As melhores lembranças são as mais antigas, de quando eu era criança. Os Jogos Olímpicos eram a garantia de ver coisas novas, esportes desconhecidos e, como entendi mais tarde, de fazer do esporte um exercício patriótico fora de qualquer ideologia. Hoje eu diria que eles são uma mistura de entretenimento e trabalho profissional. É um bom equilíbrio.

Quando se trata de valores, a teoria é sempre mais consistente do que a prática. São valores que compartilho e procuro aplicar, mas não é fácil, muito menos neste mundo. Há muito que fazer e muito a melhorar. Se os Jogos contribuem nesse sentido, tanto melhor. Do contrário, fico com a paixão e a felicidade dos atletas que participam e a sinceridade de suas lágrimas quando ganham e principalmente quando perdem.

Então, sim, eu acredito que os Jogos Olímpicos são necessários, mas tem que ser mais do que esporte. Tem que fazer parte de um sistema educacional para fazer deste mundo um lugar melhor, caso contrário, não faz sentido ter valores. ”

Neil Adams (GBR): campeão mundial, medalhista olímpico, comentador IJF e supervisor de arbitragem -

Neil Adams no trabalho

“Para mim, os valores olímpicos de excelência, amizade e respeito são os elementos-chave do movimento olímpico. Ele reúne culturas de todo o mundo, buscando a excelência esportiva e cria amizades para a vida toda. "

Fabio Basile (ITA): campeão olímpico Rio 2016 -

Fabio Basile aproveitando os momentos após se tornar campeão olímpico em 2016

“As Olimpíadas, para mim, são cada sacrifício, cada gota de suor, cada dor que tive desde pequeno; é tudo! Os jogos são tudo para mim. É tão claro que o esporte melhora o mundo e salva vidas. ”

Evgeny Rakhlin (RUS): árbitro olímpico - 

Evgeny Rakhlin em Budapeste

"Os valores do judô e os valores olímpicos estão muito próximos e entre eles o respeito é o mais importante para mim. Neste momento os Jogos Olímpicos são a maior montanha que se pode escalar, por isso estou feliz por estar entre as pessoas mais fortes do mundo!"

Robert Eriksson (SWE): Treinador Chefe de Judô da Suécia - 

Robert Eriksson e sua equipe

"Para mim, os Jogos Olímpicos têm a ver com a jornada, como algo começa com um sonho e com toda a motivação, trabalho árduo e resultados, você finalmente terá a chance de se provar contra os melhores do mundo, de representar seu país no maior evento no mundo. 

É o catalisador que nos impulsiona a trabalhar juntos por algo por muito tempo e a buscar sempre nos tornarmos melhores, tanto no esporte quanto na vida. ”

Maria Portela (BRA): em breve na sua terceira participação olímpica -


“Os Jogos Olímpicos, neste momento, significam esperança para mim, depois de alguns momentos realmente desafiadores durante a pandemia. Ter a oportunidade de fazer o que amo e alcançar meus objetivos é muito especial. Agradeço a todos os envolvidos por me permitirem a experiência este espírito olímpico novamente. "

Nuno Delgado (POR): medalhista olímpico de bronze em Sydney 2000 -

Nuno Delgado com bronze olímpico em Sydney

“Os Jogos Olímpicos são um sonho tornado realidade porque é um evento competitivo e social que reúne os melhores do mundo para celebrar a paz! Os valores da amizade, da excelência e do respeito falam por si e são um exemplo da forma como o desporto ensina para a vida, não apenas para uma carreira esportiva. ”

Membros da equipe organizadora, atletas, árbitros, comentaristas, treinadores, campeões olímpicos, todos estão de acordo, sem exceção. Pierre de Coubertin disse isso de forma sucinta 125 anos atrás, no renascimento das Olimpíadas, e suas palavras não têm menos significado hoje; na verdade, eles estão tão intimamente ligados aos valores fundamentais do judô, que para nós, para a comunidade do judô, os Jogos Olímpicos representam a essência mais fina e concentrada do que tentamos alcançar ao longo de nossas vidas, muito além das Olimpíadas.

Fotos: Gabriela Sabau, Marina Mayorova e Emanuele Di Feliciantonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada