sexta-feira, 2 de julho de 2021

SchoolJudo.eu: Os países piloto, parte 1: Itália


O efeito cascata ainda está sendo avaliado e medido, até mesmo descoberto, da pandemia que continua a mover as balizas, mudar vidas e adicionar desafios a projetos aparentemente lógicos.

Nosso projeto SchoolJudo.EU está avançando no melado, determinado a avançar e trazer uma forma empolgante e positivamente envolvente de educação de judô para escolas de toda a Europa. Não é fácil, mas todas as partes interessadas permanecem persistentes e comprometidas e, como tal, o progresso pode ser visto em várias camadas em todo o continente. 

O plano é levar um modelo de ensino de judô para escolas de toda a Europa, com a ajuda do fluxo de financiamento Erasmus + UE, equipando treinadores de elite com qualificações e treinamento para serem capazes de entregar um programa extraordinário nas escolas de todo o continente. Este programa não é apenas sobre judô, mas está intimamente ligado aos valores do judô e ao desenvolvimento social e emocional do cliente mais importante de todos, as crianças. Essa era a intenção original de Jigoro Kano e a SchoolJudo.EU está fazendo grandes avanços para atingir seus objetivos.

O projeto será implementado em três países, como uma introdução a uma cobertura muito mais ampla. Itália, Eslovênia e Hungria estão em primeiro lugar e o que já estão ensinando é que a diversidade da pedagogia e da política entre países e até mesmo regiões é impressionante e é um dos obstáculos mais complexos do projeto. 

Estamos dando uma olhada no braço italiano do trio e onde eles estão agora. O acordo entre Erasmus e a Itália foi assinado em janeiro e o planejamento está em andamento desde então. Em janeiro de 2022, sua primeira escola piloto entregará o programa, com duração de 3 meses.

A Federação Italiana de Judô, Luta Livre, Karatê e Artes Marciais (FIJLKAM) está totalmente investida no projeto. Grazia Valenzano é a coordenadora do projeto para o judô italiano e Federico Vitale é membro da equipe de mídia. Eles nos atualizaram sobre a situação atual.

Federico explicou: “As condições agora são difíceis. Duas semanas atrás as escolas terminaram para o verão. Os clubes que normalmente funcionam nas escolas foram interrompidos devido a Covid. As crianças ainda não têm permissão para treinar em seus dojos, devido a regulamentações do governo. Apenas a elite pode treinar e mesmo assim apenas com regras específicas.

Acho que temos tempo para planejar agora, mas primeiro temos que saber se a partir de setembro as academias e clubes podem ser reabertos. O planejamento é difícil porque sem essas datas e permissões é impossível escrever um cronograma e colocar um coach devidamente treinado. Agora estamos procurando um ex-atleta de elite para trazer para o projeto. ”

O campeão mundial Ruben Houkes (NED) ministrando uma aula de judô baseada em valores na Holanda 

Grazia ofereceu mais algumas informações: “É justo dizer que o projeto tem que ser implementado lentamente. O Ministério da Educação não tem dado prioridade ao esporte nas escolas. No momento, nossos filhos têm apenas 2 horas semanais de provisão, nacionalmente e, portanto, há muito o que fazer em relação à educação física e depois ao judô. É excepcional encontrar uma escola que vai priorizar o esporte e isso é uma barreira para nós. Nosso projeto Erasmus é progressivo e requer forte adesão, por isso temos que abordar todos os aspectos com cuidado. Comparar a situação italiana com a Eslovênia, por exemplo, é impossível. O governo deles está totalmente engajado. ”

Os pontos levantados por Grazia e Federico são uma ilustração perfeita de porque o projeto é tão importante, mas também tão complexo. Ser capaz de criar uma consistência de entrega em ambientes tão inconsistentes é uma tarefa enorme. Mostra a necessidade de um planejamento flexível, mas um planejamento que não perca de vista os valores centrais.

Da competição de desenho IJF Great8

Federico continuou: “É difícil concluir uma investigação inicial de todos os programas escolares atuais, mas é isso que devemos continuar a fazer e continuaremos. É lento, mas está acontecendo. ”


Em breve, o projeto Italian SchoolJudo.EU estará recrutando seu primeiro treinador e a IJF Academy irá fornecer-lhes o treinamento apropriado. Começar então com apenas uma escola parece um pequeno passo, mas na verdade é um passo enorme e abrirá o caminho para uma mudança cultural que pode beneficiar muitas, muitas crianças nos próximos meses e anos.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada